Por Tais Carvalho, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Ascent: Infinite Realm e Dark and Light são alguns dos MMOs mais aguardados para 2018. A lista traz títulos com temas bem variados, de faroeste até aventuras em cenários steampunk. Os jogos capricham no realismo, tanto no visual como na jogabilidade e mostram que ainda há espaço para inovar em um gênero tão saturado. Confira:

Dark and Light

Dark and Light é um RPG no estilo sandbox produzido pelo estúdio independente Snail Games. Pode não parecer, mas este projeto já existe há mais de doze anos – a Snail Games adquiriu os direitos do jogo em 2008, dois anos após a primeira tentativa de lançamento por sua desenvolvedora original. Com foco na sobrevivência e temática de fantasia, o game promete recursos inovadores e um mundo imenso e "vivo", com mais de 40 mil quilômetros quadrados para livre exploração.

Dark and Light — Foto: Divulgação/Steam Dark and Light — Foto: Divulgação/Steam

Dark and Light — Foto: Divulgação/Steam

Dark and Light tem previsão de lançamento para Xbox One e PC, e atualmente está em acesso antecipado no Steam, onde já oferece uma enorme quantidade de conteúdo. O sistema de progressão traz combinações quase que ilimitadas de habilidades e ainda é possível construir em qualquer lugar do mapa. A climatização também adiciona mais realismo a história ao afetar diretamente os eventos dentro do jogo.

Ascent: Infinite Realm

Anunciado em 2017, Ascent: Infinite Realm, ou simplesmente A:IR, já entrou direto para a lista de MMOs mais aguardados. O jogo está em produção pelo estúdio coreano Bluehole, responsável pelo grande sucesso de PlayerUnknown's Battlegrounds e também por Tera Online. O título une dragões, combate em barcos voadores e magia, tudo em cenário de aventura com um toque de steampunk. O próprio conceito do jogo é um charme que já o coloca em destaque sobre os demais.

Ascent: Infinite Realm — Foto: Divulgação/Bluehole Ascent: Infinite Realm — Foto: Divulgação/Bluehole

Ascent: Infinite Realm — Foto: Divulgação/Bluehole

Ainda não há previsão de lançamento, mas um beta fechado está programado para o primeiro semestre de 2018. O game será publicado pela Kakao Games, que trouxe Black Desert Online para o ocidente.

Chronicles of Elyria

Chronicles of Elyria é um MMORPG focado no desenvolvimento de personagem, porém, não da maneira que se imagina. Apesar de ter um sistema mais clássico – no estilo de sobrevivência, envolvendo família, títulos e terras – o jogo traz um modelo nunca visto antes em MMOs. Este é o primeiro game onde o seu personagem envelhece e morre, deixando uma verdadeira marca na história para seus futuros jogadores.

Chronicles of Elyria — Foto: Divulgação/Soulbound Studios Chronicles of Elyria — Foto: Divulgação/Soulbound Studios

Chronicles of Elyria — Foto: Divulgação/Soulbound Studios

O jogador compra uma centelha da vida (Spark of Life) e desenvolve seu legado por um período de tempo. Ao longo da vida, é possível construir um impérdio, tornar-se uma lenda ou só viver humildimente no campo. O projeto de Chronicles of Elyria teve suporte de financiamento coletivo e está nas fases iniciais de desenvolvimento. No entanto, as fases de teste alpha estão programadas para algum momento de 2018.

Crowfall

Desenvolvido pela ArtCraft, Crowfall é um jogo que promete ser um dos MMOs mais competitivos da atualidade. Com foco em alianças políticas, os usuários jogam para vencer em um cenário brutal de defesa de feudos. A proposta do jogo é oferecer mundos diferentes, com economia e conflitos gerados por ações de seus próprios jogadores. Cada cenário terá uma guerra, um império e relíquias para serem conquistados.

Crowfall — Foto: Divulgação/ArtCraft Entertainment Crowfall — Foto: Divulgação/ArtCraft Entertainment

Crowfall — Foto: Divulgação/ArtCraft Entertainment

A conquista e a construção são os elementos da vitória em Crowfall. As classes, habilidades e mecânicas são voltadas para a fortificação de castelos e o desenvolvimento de máquinas de guerra. Crowfall está disponível em acesso antecipado, mas apenas através de pacotes para compra site oficial. O jogo está atualmente na terceira fase beta.

Escape from Tarkov

Escape from Tarkov é um MMO de tiro em primeira pessoa que pretende se destacar de tantos outros títulos que estão no mercado – o que não é nada fácil. O jogo traz elementos de RPG em um cenário de extremo realismo. Situado em uma cidade fictícia da Rússia, o jogador deve buscar pela sobrevivência no meio de um conflito entre grupos de mercenários, em regiões controladas por duas organizações militares privadas.

Escape from Tarkov — Foto: Divulgação/Battlestate Games Escape from Tarkov — Foto: Divulgação/Battlestate Games

Escape from Tarkov — Foto: Divulgação/Battlestate Games

O realismo do game se estende a física de movimento, balística e as características de cada arma. O combate e a jogabilidade são táticos, perfeito para jogadores competitivos. Contudo, o jogo não se foca apenas no PVP e inclui missões, trocas entre NPCs e um sistema próprio de economia. Escape from Tarkov está em de beta fechado. Os pacotes para acesso a fase de testes estão disponíveis pelo site da Battlestate Games.

Dauntless

Dauntless é um RPG de açãoo cooperativo inspirado na série Monster Hunter. Ou seja, os jogadores caçam monstros colossais – os Behemoths – experimentam combates brutais e usam o material dessas criaturas para fazer equipamentos aprimorados. O jogo é cem por cento focado em lutas, classes, missões ou qualquer distração extra.

Dauntless — Foto: Divulgação/Phoenix Labs Dauntless — Foto: Divulgação/Phoenix Labs

Dauntless — Foto: Divulgação/Phoenix Labs

Dauntless está disponível em acesso antecipado. O jogo será gratuito e tem previsão de lançamento para algum momento de 2018.

Life is Feudal MMO

Life is Feudal MMO é uma versão em grande escala do jogo original. O título é uma espécie de simulador da idade média, com batalhas brutais e realistas. O jogo online terá a mesma combinação de sobrevivência e RPG, além do seu sistema original de construção, desenvolvimento político-social e economia interna.

Life is Feudal MMO — Foto: Divulgação/Steam Life is Feudal MMO — Foto: Divulgação/Steam

Life is Feudal MMO — Foto: Divulgação/Steam

As possibilidades são muitas, especialmente com um mapa que se expande por 21 quilômetros quadrados. Life is Feudal: MMO tem data prevista para chegar aos PCs (via Steam) em janeiro de 2018.

Ashes of Creation

Ashes of Creation é um MMORPG de fantasia desenvolvido pela Intrepid Studios. O seu destaque está em criar um mundo totalmente influenciado pelas ações de escolhas de seus jogadores. A ideia é que cada servidor seja diferente do outro, onde a experiência nunca será a mesma. Este fator também afeta a maneira como a narrativa se apresenta para o jogador, assim como o ambiente e a economia.

Ashes of Creation — Foto: Divulgação/Intrepid Studios Ashes of Creation — Foto: Divulgação/Intrepid Studios

Ashes of Creation — Foto: Divulgação/Intrepid Studios

Ashes of Creation incorpora mecânicas tradicionais dos MMORPGs com alguns conceitos mais inovadores dos jogos sandbox. O sistema de classes traz oito iniciais e se promete uma expansão para até 64 classes secundárias.

Wild West Online

Wild West Online é um MMO da 612 Games de mundo aberto que colocará os jogadores no Velho Oeste do século 19. No jogo, será possível criar gangues para roubar bancos e outras atividades criminosas da época. Cada ação do personagem no jogo determinará se o mesmo será um herói, vilão ou um lendário pistoleiro.

Wild West Online — Foto: Divulgação/612 Games Wild West Online — Foto: Divulgação/612 Games

Wild West Online — Foto: Divulgação/612 Games

Inspirado em filmes clássicos e jogos do gênero, Wild West Online terá combate em PVP e também missões individuais para conquistar uma reputação. O título está a vende em pacotes de acesso antecipado e chegará ao PC em 2018.

WoW: Battle for Azeroth

A expansão Battle for Azeroth, foi anunciada durante a BlizzCon 2017, junto com o retorno dos servidores clássicos em World of Warcraft. Para a felicidade dos fãs, o conteúdo explora a rivalidade entre as duas facções, Aliança e Horda, adiciona novos cenários, como Zandalar, e aumenta o nível máximo de personagem para 120.

WoW: Battle for Azeroth — Foto: Divulgação/Blizzard WoW: Battle for Azeroth — Foto: Divulgação/Blizzard

WoW: Battle for Azeroth — Foto: Divulgação/Blizzard

O TechTudo testou a nova expansão que terá uma fase beta ao longo de 2018. O lançamento também está previsto para o final do ano.

Qual o melhor MMORPG? Opine no fórum do TechTudo!

MAIS DO TechTudo