Navegadores

Por Gabriel Ribeiro, para o TechTudo


O Google começou a liberar nesta quarta-feira (24) a versão 64 do Chrome. A atualização para Windows, macOS e Linux traz uma série de melhorias de segurança e adiciona alguns recursos que prometem facilitar a vida dos usuários na Internet. Entre eles estão um bloqueador de pop-up mais inteligente e a possibilidade de escolher sites para desativar a reprodução de áudio automática direto na barra de endereços.

O update do Chrome 64 deve ser liberado para todos os usuários dentro das próximas semanas. Conheça as principais novidades.

Chrome 64 traz série de correções de segurança — Foto: Melissa Cruz/TechTudo Chrome 64 traz série de correções de segurança — Foto: Melissa Cruz/TechTudo

Chrome 64 traz série de correções de segurança — Foto: Melissa Cruz/TechTudo

Mais proteção contra Spectre e Meltdown

Além da atualização do sistema, a vulnerabilidade que afeta processadores requer a reformulação de alguns softwares. Entre eles estão os navegadores. No Google Chrome 64 há correções adicionais para proteção contra o Spectre e o Meltdown, mais especificamente no motor V8 do JavaScript presente no navegador. De acordo com o Google, alguns usuários podem perceber uma queda de desempenho. A promessa é de que esta diminuição de performance seja corrigida nas próximas atualizações.

Bloqueador de pop-up

O Google tem trabalhado para combater publicidade abusiva, presente em alguns sites. Como parte desta nova política, o Chrome 64 recebeu um bloqueador de pop-up mais inteligente. Com a atualização, o navegador impede que o usuário seja levado para outros sites ao clicar em links disfarçados de botão.

Proteção contra redirecionamento

O navegador também ganha proteção extra contra auto-redirecionamento. Com isso, o Chrome vai evitar que sites com códigos HTML maliciosos, conhecidos como iframes, levem o usuário para outras páginas sem permissão.

Suporte a HDR

O Chrome 64 também traz suporte para HDR, tecnologia que deixa as imagens com uma coloração mais viva. O recurso no navegador está disponível apenas no Windows 10 Fall Creators, para usuários que tenham uma tela e placa de vídeo compatível.

Cancelamento de autoplay no navegador

A atualização traz uma ferramenta que torna mais fácil bloquear sites para evitar reprodução automática de som. O usuário poderá cancelar ou autorizar o autoplay direto na barra de endereços ou, se preferir, nas configurações do Chrome.

No Android

O navegador para celulares Andorid também está sendo atualizado para a versão 64 - até o fechamento desta matéria, a nova versão ainda não estava disponível na Play Store brasileira. Entre as novidades, o Chrome traz um bloqueador de anúncios nativo e a possibilidade de cancelar autoplay de sites.

Mais do TechTudo