Por Tais Carvalho, para o TechTudo


Os jogos rítmicos unem música, diversão e uma pitada de desafio. Guitar Hero e DJMax são exemplos que marcaram os consoles e portáteis. A plataforma da vez agora é o celular, repleta de jogos musicais para ocupar o seu tempo com músicas relaxantes ou batidas viciantes. Veja a lista com os dez melhores para Android e iOS.

Voez

Voez é um jogo rítmico da Rayark e lidera o topo da lista de melhores do gênero para Android e iOS. Isso se deve ao fato do game ser gratuito, esteticamente bonito – com um visual inspirado em animes –, ter modo história e uma lista extensa de músicas. O jogo não foge das mecânicas tradicionais de ritmo, porém, traz um estilo mais dinâmico, pois o jogador deve realizar comandos distintos com os dedos para completar a música.

Voez — Foto: Divulgação/Google Play Voez — Foto: Divulgação/Google Play

Voez — Foto: Divulgação/Google Play

Cytus

Cytus é um jogo grátis para quem procura por variedade e dificuldade. O game também é desenvolvido pela Rayark e conta modo história e mais de 200 músicas entre os gêneros Pop, Jazz, Trance e muitos outros. A jogabilidade distancia-se do padrão onde as notas seguem apenas uma direção e o jogador precisa acertar o ritmo a medida que os ícones vão aparecendo na tela, seguindo uma linha ativa que sobe e desce a todo o momento. Cytus tem uma sequência paga, Cytus II, disponível para iOS.

Cytus — Foto: Divulgação/Google Play Cytus — Foto: Divulgação/Google Play

Cytus — Foto: Divulgação/Google Play

Deemo

Deemo é mais um jogo de sucesso da Rayark, desenvolvedora que não falha em mostrar sua expertise com o gênero. Em termos de jogabilidade, o game é bem semelhante a Cytus, só que mais simples e intuitivo. O modo história do jogo é mais elaborado, segue com gráficos no estilo de anime e vem com 60 músicas grátis para desbloquear em capítulos.

Deemo — Foto: Divulgação/Google Play Deemo — Foto: Divulgação/Google Play

Deemo — Foto: Divulgação/Google Play

Zyon

Ainda na linha de jogos com visual inspirados em desenhos japoneses, Zyon RhythmGame é um game bem mais intenso e frenético que os anteriores. É desenvolvido pela Aquatrax e tem músicas oficiais de Vocaloid, personagens com vozes digitalizadas. Zyon é grátis no Android, oferece 30 músicas gratuitas, três níveis de dificuldade e um placar online de pontuação. A mecânica de jogo está longe de do estilo tradicional do gênero, e traz sequências rápidas e diversos botões na tela.

Zyon RhythmGame — Foto: Divulgação/Google Play Zyon RhythmGame — Foto: Divulgação/Google Play

Zyon RhythmGame — Foto: Divulgação/Google Play

Lanota

Lanota é um jogo rítmico de visual estonteante. A sua jogabilidade usa elementos do gênero, mas inova ao apresentá-los de uma maneira única e bem animada. O game traz um cenário de fantasia, com diálogos e história para acompanhar, seguido de desafios musicais em diferentes níveis de intensidade. Contudo, o jogo não é totalmente gratuito. A versão completa é paga e precisa ser adquirida dentro do próprio game.

Lanota — Foto: Divulgação/Google Play Lanota — Foto: Divulgação/Google Play

Lanota — Foto: Divulgação/Google Play

BEAT MP3 2.0

BEAT MP3 2.0 é um jogo consistente que certamente fará seus dedos dançarem. O game permite que você adicione músicas do seu próprio celular para jogar, uma funcionalidade que não é apenas útil, mas o coloca em posição de destaque entre os demais jogos de música. Além disso, BEAT MP3 2.0 oferece quatro níveis de dificuldade, nove velocidades e a opção de adicionar mais linhas e botões na tela.

BEAT MP3 2.0 — Foto: Divulgação/Google Play BEAT MP3 2.0 — Foto: Divulgação/Google Play

BEAT MP3 2.0 — Foto: Divulgação/Google Play

Dynamix

Dynamix é bem parecido com Zyon, Cytus e outros jogos com ritmo acelerado e cores vibrantes em neon. Entretanto, seus desafios são bem mais agressivos, pois o game usa um sistema que distribui os botões por três lados da tela. Ou seja, há comandos na vertical, horizontal e velocidades viciantes. O esquema traduz melhor o ritmo de cada música. Dynamix é gratuito mas também tem compras internas no aplicativo.

Dynamix — Foto: Divulgação/Google Play Dynamix — Foto: Divulgação/Google Play

Dynamix — Foto: Divulgação/Google Play

Geometry Dash

Pode não parecer, mas Geometry Dash é um jogo com comandos baseados em ritmo de música. Além da combinação inusitada de plataforma com música, a extrema dificuldade do jogo é um dos seus pontos mais fortes - e também mais frustrantes. O jogo traz um editor de level, modo para praticar e diversos estágios onde você deve usar sua habilidade musical para voar com foguetes e desafiar a gravidade. Geometry Dash é pago, com uma versão Lite grátis para Android e iOS.

Geometry Dash — Foto: Divulgação/Google Play Geometry Dash — Foto: Divulgação/Google Play

Geometry Dash — Foto: Divulgação/Google Play

LoveLive!

LoveLive! School idol festival é um jogo baseado no anime de mesmo nome. O game cativa pela parte colecionável que traz cartas das personagens populares da série. Apesar de ser um título de nicho, voltado mais para os fãs, não tem barreiras para que outros usuários possam experimentar – isto é, levando em consideração que boa parte dos jogos rítmicos tem músicas japonesas. LoveLive! School idol festival ainda conta com níveis de dificuldade e eventos especiais.

LoveLive! School idol festival  — Foto: Divulgação/Google Play LoveLive! School idol festival  — Foto: Divulgação/Google Play

LoveLive! School idol festival — Foto: Divulgação/Google Play

Just Dance Now

Just Dance Now é um jogo de dança, contudo, acertar o ritmo da música com o corpo é uma tarefa tão difícil quando fazer o mesmo com os dedos. O app é grátis e conecta o jogador ao game no PC, tablet ou Smart TV através de uma rede Wi-Fi. O celular então passa a ser usado como um controle, que sincroniza com o jogo para detectar os movimentos nas músicas. Não há limites de jogadores, qualquer um pode participar. O catálogo ainda inclui músicas do jogo original e de cantores famosos, como Lady Gaga.

Just Dance Now — Foto: Divulgação/Google Play Just Dance Now — Foto: Divulgação/Google Play

Just Dance Now — Foto: Divulgação/Google Play

MAIS DO TechTudo