Por Caroline Parreiras, para o TechTudo


A Google Play Store e a App Store contam com aplicativos que ajudam a economizar ao comprar material escolar. Por meio de serviços como Mercado Livre, Zoom e OLX, é possível buscar pelos melhores preços em cadernos e mochilas, e até mesmo encontrar livros usados em bom estado. Desse modo, o consumidor consegue poupar dinheiro em uma época marcada pela chegada de boletos de impostos.

A seguir, o TechTudo reuniu cinco aplicativos para Android e iPhone (iOS) que ajudam a economizar na volta às aulas. Todas as opções têm download gratuito.

Apps ajudam a economizar no período de volta às aulas — Foto: Ana Marques/TechTudo Apps ajudam a economizar no período de volta às aulas — Foto: Ana Marques/TechTudo

Apps ajudam a economizar no período de volta às aulas — Foto: Ana Marques/TechTudo

1. Mercado Livre

App do Mercado Livre permite comprar e vender itens de segunda mão — Foto: Caroline Parreiras App do Mercado Livre permite comprar e vender itens de segunda mão — Foto: Caroline Parreiras

App do Mercado Livre permite comprar e vender itens de segunda mão — Foto: Caroline Parreiras

O Mercado Livre é um dos maiores portais de comércio eletrônico da América Latina, com aplicativo disponível para Android e iPhone. A plataforma permite comprar e vender produtos novos e usados de uma maneira muito simples.

Além da possibilidade de adquirir produtos vendidos por pessoa física, ele ainda é um marketplace que engloba as principais lojas do Brasil. Não há cobrança por anúncio, mas o Mercado Livre pode ficar com uma parcela do valor da venda, a depender do plano do usuário. Para quem vai usar o app para fazer compras, a única taxa que pode ser cobrada é o frete.

2. Zoom

Comparador de preços Zoom tem alerta e histórico de preço — Foto: Caroline Parreiras Comparador de preços Zoom tem alerta e histórico de preço — Foto: Caroline Parreiras

Comparador de preços Zoom tem alerta e histórico de preço — Foto: Caroline Parreiras

O comparador de preços Zoom permite a pesquisa por material escolar na web ou via app para Android e iPhone, com download e uso totalmente gratuito. Uma das vantagens é o alerta de preço – que pode ser usado em categorias como livros, mochilas e tênis – e avisa por e-mail e notificação de celular quando o produto chegar ao preço desejado.

Também é possível ver o histórico de preços para saber se o menor valor apresentado para o produto está alto ou baixo no momento da pesquisa, em comparação com os últimos seis meses.

3. Yzye

Com o Yzye, é possível trocar, comprar ou doar livros usados — Foto: Caroline Parreiras Com o Yzye, é possível trocar, comprar ou doar livros usados — Foto: Caroline Parreiras

Com o Yzye, é possível trocar, comprar ou doar livros usados — Foto: Caroline Parreiras

O Yzye é um aplicativo para Android e iPhone voltado para a troca, doação e venda livros didáticos usados. Ainda em fase experimental, o app mostra a quantos quilômetros de distância está o vendedor, e permite a negociação via chat dentro da própria plataforma.

Uma das ideias é que estudantes de escolas e universidades usem o app para trocar livros de forma simples, e ainda economizem adquirindo os itens necessários a preços mais baixos do que o das livrarias.

4. OLX

OLX tem anúncios grátis para quem quer vender material escolar de segunda mão — Foto: Caroline Parreiras OLX tem anúncios grátis para quem quer vender material escolar de segunda mão — Foto: Caroline Parreiras

OLX tem anúncios grátis para quem quer vender material escolar de segunda mão — Foto: Caroline Parreiras

A OLX funciona de maneira parecida com o Mercado Livre, um de seus principais concorrentes. Também presente na web e em aplicativos para Android e iPhone, na OLX é possível vender e comprar produtos novos e usados sem pagar nenhuma taxa. Vale observar que para algumas categorias há uma quantidade limitada de anúncios grátis. Para criar anúncios extra, é preciso pagar uma taxa.

A plataforma também oferece um serviço pago que destaca os anúncios selecionados pelo usuário, aumentando a visibilidade do produto. Outra função é o chat, com o objetivo de tornar mais ágil a troca de mensagens entre vendedores e compradores. Para encontrar o produto desejado, é possível usar filtros ou a busca pelo modelo ou marca específica.

5. JáCotei

Compras feitas através do JáCotei podem render milhas — Foto: Caroline Parreiras Compras feitas através do JáCotei podem render milhas — Foto: Caroline Parreiras

Compras feitas através do JáCotei podem render milhas — Foto: Caroline Parreiras

Outro comparador de preços é o JáCotei. A pesquisa pelo menor preço do produto desejado pode ser feita pelo site ou aplicativo (Android e iOS). Entre as funções da plataforma estão o histórico de preços dos últimos seis meses, para ajudar a saber se o produto está barato ou não no momento da pesquisa, além do alerta de preço, que pode ser configurado para vários itens.

Uma vantagem do JáCotei é a possibilidade de ganhar milhas em programas como Smiles e Multiplus ao comprar produtos pela plataforma. Para quem procura por material escolar, é fácil comparar os preços nas maiores lojas do comércio eletrônico brasileiro. São livros, cadernos, lápis e outras categorias que podem ser exploradas na plataforma.

Quais os melhores apps para Android? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo