Por André Luiz de Mello Pereira, para TechTudo


O Atari 2600 pode ser considerado como o responsável, junto com o NES, pela popularização dos consoles de videogame ao redor do mundo. O aparelho teve diversos modelos, nem sempre fabricados pela própria Atari. Pensando nisso, resolvemos relembrar algumas das versões do videogame que chegaram às lojas, mantendo viva a chama do console.

Vale lembrar que nem todas as versões do Atari 2600 estão presentes nessa lista pelo fato de que, nos anos 80, a empresa licenciou a tecnologia para outras, o que acabou gerando uma infinidade de clones ao redor do mundo. Recentemente, ela revelou o Atari VCS, também conhecido como Ataribox, nova tentativa de emplacar no mercado de games.

Atari 2600, o original

Atari 2600 — Foto: Divulgação/Atari Atari 2600 — Foto: Divulgação/Atari

Atari 2600 — Foto: Divulgação/Atari

Esse é o modelo do Atari que todo mundo lembra. Apesar de ser conhecido apenas como Atari, o videogame ainda teve outra versão, mais potente, o Atari 5200, mas não tão marcante, vendendo menos do que o esperado. Isso pode ter acontecido devido ao eventual crash do mercado de games, na década de 80.

Lançado em 1977, o videogame chegou ao Brasil em 1983, sendo um sucesso de vendas de 84 a 86. Foi através dele que muitos foram introduzidos no mundo dos games, antes relegados a arcades.

Dynavision

Apesar de o Dynavision ser bastante conhecido como um clone do NES, o sistema começou a sua história como uma versão do Atari 2600. Lançado pela Dynacon, que já produzia os cartuchos do Atari no país, mas o console foi lançado em 83.

Dynavision — Foto: Reprodução/Brazilian Atari 2600 Clones Dynavision — Foto: Reprodução/Brazilian Atari 2600 Clones

Dynavision — Foto: Reprodução/Brazilian Atari 2600 Clones

Um dos pontos mais interessantes do Dynavision é que ele trazia um joystick com qualidade superior ao do Atari original, que era horrível e se quebrava com facilidade.

Coleco Gemini

Criado pela Coleco, mesma fabricante do Colecovision, o Gemini é talvez o clone mais conhecido nos EUA. Ele foi criado após uma disputa entre a Atari e a Coleco em relação ao Colecovision, quando este trazia compatibilidade com cartuchos do 2600.

Coleco Gemini — Foto: Reprodução/Wikimedia Commons Coleco Gemini — Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Coleco Gemini — Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

O Gemini é bastante lembrado, assim como o Dynavision, pelo seu joystick, que tinha um design bastante diferente do usado no console original.

Onyx Junior

Considerado por muitos como a versão mais difícil de ser encontrada do Atari 2600 no Brasil, mas que conta com registro fotográfico, o Onyx Junior foi fabricado pela Microdigital e lançado em 1985.

Onyx Junior — Foto: Reprodução/Brazilian Atari 2600 Clones Onyx Junior — Foto: Reprodução/Brazilian Atari 2600 Clones

Onyx Junior — Foto: Reprodução/Brazilian Atari 2600 Clones

Apesar de ter um visual chamativo, na sua cor verde oliva, a função mais interessante do console é que ele trazia uma chave de pause, algo inovador para a época.

Atari Flashback

Anos depois, o Atari parecia ter ficado no passado, na memória de colecionadores e entusiastas de emuladores. Foi então que a empresa ATGames, especializada em videogames retrô, lançou a linha Atari Flashback. Comercializada desde 2004, a linha já está na oitava edição, sendo que cada uma traz uma seleção diferente de jogos na sua memória. Entre os games disponíveis, estão clássicos como Breakout, Pitfall e Enduro.

Atari Flashback 7 traz mais de 100 jogos clássicos — Foto: Divulgação/TecToy Atari Flashback 7 traz mais de 100 jogos clássicos — Foto: Divulgação/TecToy

Atari Flashback 7 traz mais de 100 jogos clássicos — Foto: Divulgação/TecToy

As versões mais recentes, com saída componente e outras melhorias, foram licenciadas no Brasil pela TecToy, que ficou responsável pelo seu lançamento por aqui.

Atari Flashback Portátil

Apesar de fazer parte da linha Flashback, a versão portátil do console merece nota nem que seja pelo simples fato de ser um produto licenciado e que você pode jogar onde estiver.

Atari Flashback Portátil — Foto: Divulgação/TecToy Atari Flashback Portátil — Foto: Divulgação/TecToy

Atari Flashback Portátil — Foto: Divulgação/TecToy

O Atari Flashback Portátil vem com 70 jogos em sua memória, tem saída AVI caso você queira ligá-lo a uma TV ou monitor, e entrada para cartão SD, permitindo que você coloque ainda mais jogos nele. O aparelho também foi lançado no Brasil pela TecToy.

Qual é o videogame que marcou a sua vida? Venha nos contar no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo