Controle de acesso

Por Marvin Costa, para o TechTudo


É possível colocar senha nos aplicativos para proteger informações no Android, dentre elas o que está salvo no Facebook, WhatsApp e na galeria de fotos do celular. Para isso, basta recorrer as ferramentas de bloqueio por criptografia que impedem a visualização de arquivos sigilosos. Dentre as opções com download na Google Play Store, escolhemos três ferramentas gratuitas para ajudar em sua escolha.

A seguir, veja as principais funções dos aplicativos App Lock, Bloqueio AppLock e WhatsLock, e decida qual deles melhor atende à sua necessidade de segurança no smartphone. Mesmo com algumas características diferentes, esses três apps oferecem recursos para evitar invasões e roubo de dados pessoais.

Confira três apps gratuitos para Android que oferecem bloqueio por senha em aplicativos — Foto: Ana Marques/TechTudo Confira três apps gratuitos para Android que oferecem bloqueio por senha em aplicativos — Foto: Ana Marques/TechTudo

Confira três apps gratuitos para Android que oferecem bloqueio por senha em aplicativos — Foto: Ana Marques/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. App Lock

Telas de configuração e bloqueio do aplicativo App Lock — Foto: Reprodução/Marvin Costa Telas de configuração e bloqueio do aplicativo App Lock — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Telas de configuração e bloqueio do aplicativo App Lock — Foto: Reprodução/Marvin Costa

O App Lock é um aplicativo que traz características poderosas para garantir a segurança de dados em seu smartphone. Além do bloqueio via padrão (desenho), ele permite que o usuário configure o a câmera frontal para capturar imagens de invasores que tentarem vencer o bloqueio por senha. Essa função é útil para identificar pessoas que furtaram o celular, ou mesmo amigos e familiares curiosos.

Após a instalação, basta selecionar os apps que receberão acesso por senha. Além disso, a ferramenta também permite escolher um pano de fundo personalizado para as telas de bloqueio e pode ser configurada para funcionar em segundo plano.

2. Bloqueio AppLock

Tela de configuração e bloqueio do aplicativo Bloqueio AppLock — Foto: Reprodução/Marvin Costa Tela de configuração e bloqueio do aplicativo Bloqueio AppLock — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Tela de configuração e bloqueio do aplicativo Bloqueio AppLock — Foto: Reprodução/Marvin Costa

O Bloqueio AppLock permite definir uma senha de acesso aos mensageiros e redes sociais instalados no celular. Para usar, é necessário escolher os aplicativos que receberão a criptografia, criando uma código para desbloqueio. Ao ativar o recurso, o usuário deverá inserir a senha para ter acesso aos apps selecionados.

Esse aplicativo não traz muitas possibilidades de configuração. Não há a opção de uso da câmera para captar rostos, por exemplo. Ainda assim, ele funciona bem para evitar que conversas confidenciais em mensageiros sejam exibidas na tela.

3. WhatsLock

Telas de configurações e bloqueio do aplicativo WhatsLock — Foto: Reprodução/Marvin Costa Telas de configurações e bloqueio do aplicativo WhatsLock — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Telas de configurações e bloqueio do aplicativo WhatsLock — Foto: Reprodução/Marvin Costa

O WhatsLock é uma ferramenta paga que traz gerenciamento avançado de segurança de apps no Android. Ele permite que usuários usem um código (senha ou padrão) para bloquear o acesso para mensageiros, apps de redes sociais e configurações do celular. Chama atenção também a possibilidade de ocultar imagens, vídeos e uma ferramenta para deletar arquivos confidenciais.

As características profissionais deixam o WhatsLock a frente de seus concorrentes. Entretanto, é preciso levar em consideração se vale a pena pagar um dos planos para usar as opções do software.

O que significa download pendente na Google Play Store? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo