Burnout Paradise: conheça oito curiosidades sobre o jogo

Um jogo de alta velocidade, emoção e com um belo histórico de produção, lançado originalmente para PS3, Xbox 360 e PC.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Felipe Vinha, para o TechTudo

Burnout Paradise foi lançado em 2008 para Xbox 360, PS3 e, posteriormente, no PC. O jogo é considerado um dos melhores da série e também do gênero de carros e alta velocidade. Recentemente, os fãs puderam contar com a versão Burnout Paradise Remastered, lançada no PS4 e Xbox One, com gráficos melhorados e todos os extras já inclusos no pacote.

O que poucos sabem, porém, são as histórias curiosas por trás do desenvolvimento do game, suas partes menos exploradas e outros pequenos detalhes. Conheça estas informações, na lista a seguir:

Burnout Paradise foi remasterizado para PS4 e Xbox One (Foto: Divulgação/EA) Burnout Paradise foi remasterizado para PS4 e Xbox One (Foto: Divulgação/EA)

Burnout Paradise foi remasterizado para PS4 e Xbox One (Foto: Divulgação/EA)

Essa música é familiar

Não é muito segredo, mas Burnout Paradise tem seu nome inspirado por “Paradise City”, da banda Guns N’ Roses. Tanto que a canção é uma das que tocam no rádio dos carros e durante a abertura das primeiras cenas. A letra da música, inclusive, fala sobre uma cidade paradisíaca, que serve igualmente de cenário para as aventuras do jogador.

Burnout Paradise tem o nome inspirado por uma música do Guns N' Roses (Foto: Reprodução/BurnoutWiki) Burnout Paradise tem o nome inspirado por uma música do Guns N' Roses (Foto: Reprodução/BurnoutWiki)

Burnout Paradise tem o nome inspirado por uma música do Guns N' Roses (Foto: Reprodução/BurnoutWiki)

Um mapa removido

Dentro do game há uma história que fala sobre uma ilha que afundou ao lado de Paradise City, cidade fictícia em que se passa Burnout. Ela realmente existiu, mas trata-se de um mapa que foi removido antes do lançamento. Assim, tornou-se uma lenda urbana e muitos jogadores ainda tentam acessar.

Burnout Paradise teve um mapa removido (Foto: Divulgação/EA) Burnout Paradise teve um mapa removido (Foto: Divulgação/EA)

Burnout Paradise teve um mapa removido (Foto: Divulgação/EA)

Versão comemorativa

Além de trazer um título muito querido de volta, a versão Burnout Paradise Remastered comemora um marco: os 10 anos de lançamento do original. Nem parece que se passou tanto tempo, levando em consideração que o game saiu na geração passada. Mesmo assim, foi uma ótima forma de celebrar.

Burnout Paradise: Remastered é a versão comemorativa de 10 anos do lançamento (Foto: Divulgação/EA) Burnout Paradise: Remastered é a versão comemorativa de 10 anos do lançamento (Foto: Divulgação/EA)

Burnout Paradise: Remastered é a versão comemorativa de 10 anos do lançamento (Foto: Divulgação/EA)

Carros famosos

Burnout Paradise tem uma série de veículos famosos que foram lançados como DLC, conteúdo vendido por download, e extras. Dentro do jogo tínhamos o Ecto, veículo usado pelos Caça-Fantasmas, além do DeLorean, da saga De Volta para o Futuro, entre outras homenagens presentes no pacote “Legendary Cars”.

Burnout Paradise tem DLC que inclui carros famosos (Foto: Reprodução/Amazon) Burnout Paradise tem DLC que inclui carros famosos (Foto: Reprodução/Amazon)

Burnout Paradise tem DLC que inclui carros famosos (Foto: Reprodução/Amazon)

DLC na Lua

Outra ideia que estaria presente em Burnout Paradise, mas que teve seu desenvolvimento cancelado, foi um mapa na lua. Isso mesmo: na lua. A área seria um extra lançado por download, ou seja, DLC, e colocaria os jogadores para usar um teleporte, permitindo andar com os carros pela lua, em gravidade modificada. Apesar de ter sido quase lançada, a expansão foi cancelada bem no final da produção.

Burnout Paradise quase teve um DLC que se passava na lua (Foto: Divulgação/EA) Burnout Paradise quase teve um DLC que se passava na lua (Foto: Divulgação/EA)

Burnout Paradise quase teve um DLC que se passava na lua (Foto: Divulgação/EA)

Primeiro mundo aberto

Hoje é comum vermos diversos jogos que usam carros e mundo aberto, mas Burnout Paradise foi o primeiro nesse estilo da série da EA. Isso favoreceu bastante a jogabilidade, espalhando missões pelo mapa, permitindo exploração sem limites e gerando cenas de manobras radicais memoráveis.

Burnout Paradise foi um dos primeiros jogos da EA a ter mundo aberto (Foto: Divulgação/EA) Burnout Paradise foi um dos primeiros jogos da EA a ter mundo aberto (Foto: Divulgação/EA)

Burnout Paradise foi um dos primeiros jogos da EA a ter mundo aberto (Foto: Divulgação/EA)

Uso criativo de câmera

Burnout Paradise foi um dos principais jogos do PS3 e Xbox 360 a usar as câmeras dos consoles de maneira criativa. Primeiramente, você pode registrar uma foto sua e colocar na licença de motorista, logo no início do jogo. Além disso, ao encontrar um outro usuário no modo online e derrubá-lo com um “Takedown”, uma foto sua do momento é enviada ao adversário, como maneira de provocação. Até hoje as câmeras são usadas nas versões de PS4, PC e Xbox One.

Burnout Paradise usa a câmera de forma criativa (Foto: Reprodução/Felipe Vinha) Burnout Paradise usa a câmera de forma criativa (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Burnout Paradise usa a câmera de forma criativa (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Propaganda do governo

Burnout Paradise foi um dos primeiros jogos a receber propaganda interna. Alguns jogadores chegaram a ver outdoors com propaganda do então candidato a Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que estava em campanha, naquela época. A ideia não foi muito bem aceita e logo foi cancelada e removida do game. Isso não ocorre na versão Remastered.

Burnout Paradise tinha propagandas da vida real dentro do jogo (Foto: Reprodução/GameSpot) Burnout Paradise tinha propagandas da vida real dentro do jogo (Foto: Reprodução/GameSpot)

Burnout Paradise tinha propagandas da vida real dentro do jogo (Foto: Reprodução/GameSpot)

Quais são os melhores jogos Android? Dê sua opinião no fórum TechTudo

MAIS DO TechTudo