Por Isabela Cabral, para o TechTudo


A F8, conferência anual do Facebook para desenvolvedores, aconteceu esta semana na Califórnia, nos Estados Unidos. Como de costume, o evento mostrou novidades e atualizações sobre os próximos passos da companhia. Preocupações com a privacidade dos usuários e uma ferramenta para relacionamentos no estilo Tinder estão entre os destaques. Confira, a seguir, os principais anúncios de Mark Zuckerberg para a rede social.

Mark Zuckerberg apresentou keynote na F8 2018 — Foto: Divulgação/Facebook Mark Zuckerberg apresentou keynote na F8 2018 — Foto: Divulgação/Facebook

Mark Zuckerberg apresentou keynote na F8 2018 — Foto: Divulgação/Facebook

1. Clear History

Depois das recentes polêmicas envolvendo a coleta de dados dos usuários, o Facebook afirmou que tomaria medidas para proteger melhor a privacidade das pessoas. O “Clear History” é uma delas. O recurso vai permitir a visualização dos sites e aplicativos que enviam informações para a rede quando são utilizados. Essa prática está associada às páginas e apps que usam ferramentas como o botão “Curtir” e o Facebook Analytics.

O usuário terá a opção de desativar o armazenamento e apagar os dados já salvos. Dessa forma, o Facebook poderá continuar usando as informações para fornecer análises estatísticas a terceiros, porém, não vai mais guardar os dados identificando a conta que deu origem a eles. O lançamento do “Clear History” ainda deve levar alguns meses.

2. Grupos

Mais uma aba será adicionada ao aplicativo da rede social: Grupos. A ideia é separar o conteúdo dos grupos dos outros que hoje aparecem juntos no feed de notícias. E assim facilitar a navegação e interação nos grupos dos quais o usuário já participa, além de ajudá-lo a descobrir novos grupos. A mudança ficará disponível para todos este ano.

3. Paquera

A empresa de Zuckerberg está desenvolvendo um recurso para paquera e relacionamentos, como o famoso aplicativo Tinder, dentro do próprio Facebook. Fique tranquilo: as pessoas poderão criar um perfil de namoro separado do perfil normal e o que é feito nessa ferramenta não será exibido para seus amigos. Os pretendentes sugeridos também não serão usuários já adicionados como amigos.

Preferências de namoro, interesses semelhantes e amigos em comum serão a base para a rede fazer as correspondências. Também será possível buscar pessoas por meio dos grupos e eventos. O recurso de namoro será colocado em fase de testes este ano.

Ferramenta de namoro é um dos anúncios da F8 — Foto: Divulgação/Facebook Ferramenta de namoro é um dos anúncios da F8 — Foto: Divulgação/Facebook

Ferramenta de namoro é um dos anúncios da F8 — Foto: Divulgação/Facebook

4. Resposta a Crises

Anunciado em 2017, o Resposta a Crises é um centro de informações sobre crises recentes, incluindo o acesso ao Safety Check, o Community Help e o Fundraisers - ferramentas de resposta aos incidentes. É um modo de ajudar a circulação de informações, especialmente entre amigos e familiares, quando há um acidente de grandes proporções, um ataque ou um desastre natural, entre outros problemas.

A novidade, que será lançada no fim do ano, é um espaço para que os usuários afetados por uma crise compartilhem em tempo real informações relevantes, como fotos do ocorrido e alertas de ruas fechadas, por exemplo.

5. Comunidade de Desenvolvedores

O Facebook afirmou que está aperfeiçoando suas políticas e programas para a comunidade de desenvolvedores. O processo de revisão de aplicativos será reaberto. Segundo a rede social, foram realizadas alterações para ampliar o processo e garantir mais valor, transparência e confiabilidade a cada uma das APIs.

Via Facebook

Tudo que o Facebook sabe sobre você

Tudo que o Facebook sabe sobre você

O Facebook escuta conversa de usuários? Descubra no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo