Redes sociais

Por Isabela Giantomaso, para o TechTudo


O Instagram anunciou nesta semana um botão "Mute" para silenciar amigos no feed sem deixar de segui-los. Além desse novo recurso, a rede social oferece outras funções para evitar pessoas chatas no app sem precisar recorrer ao unfollow, que pode gerar problemas ao ser descoberto.

Conheça, a seguir, dez funções disponíveis para se livrar de incômodos e saiba como configurar cada uma no Instagram. É possível, por exemplo, criar um perfil secreto, ocultar stories, desativar o status de atividade nas mensagens, definir quem pode comentar nas suas publicações e quais usuários podem visualizar as histórias, entre outros.

Instagram oferece funções para evitar pessoas chatas na rede; conheça e fuja de inconvenientes — Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo Instagram oferece funções para evitar pessoas chatas na rede; conheça e fuja de inconvenientes — Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo

Instagram oferece funções para evitar pessoas chatas na rede; conheça e fuja de inconvenientes — Foto: Gabrielle Lancellotti/TechTudo

1. Perfil privado

O perfil privado no Instagram é uma das forma de fugir de pessoas que você não quer que te acompanhem na rede. Ao bloquear a conta, os novos seguidores precisam ser todos aprovados pelo usuário para terem acesso às fotos, o que ajuda a eliminar alguém que você não quer que veja suas publicações. Para evitar inconvenientes, a opção conhecida como Finstagram, Priv ou Dix, também tem sido usada por jovens para postar fotos "feias", longe das edições "perfeitas" que se tornaram parte do app.

Para configurar, basta ir até o menu "Opções", indicado por três pontos no canto superior direito da página do seu perfil, e deslizar até "Conta privada". Automaticamente, qualquer pessoa que queira ver suas fotos terá que aguardar a aprovação.

Perfis privados são utilizados para receber somente amigos aprovados, ou também postar fotos 'feias' — Foto: Eduardo Manhãs/TechTudo Perfis privados são utilizados para receber somente amigos aprovados, ou também postar fotos 'feias' — Foto: Eduardo Manhãs/TechTudo

Perfis privados são utilizados para receber somente amigos aprovados, ou também postar fotos 'feias' — Foto: Eduardo Manhãs/TechTudo

2. Silenciar amigos no feed

A mais nova forma de evitar pessoas chatas aparecendo na sua conta é o botão "Mute". O recurso, que ainda está sendo liberado para os usuários da rede social, silencia as publicações de um usuário específico no feed, o que faz com que os posts do perfil ocultado não apareçam mais na página principal do app.

De acordo com o Instagram, o perfil silenciado não é avisado sobre a ação. Para configurar, basta clicar no menu indicado por três pontos no canto superior direito de uma imagem da pessoa ou marca e selecionar "Silenciar posts". Após o processo, para visualizar alguma publicação da conta é necessário abrir a página individual do usuário.

Para usar o Mute, clique nos três pontos ao lado do post e selecione o que quer silenciar — Foto: Divulgação/Instagram Para usar o Mute, clique nos três pontos ao lado do post e selecione o que quer silenciar — Foto: Divulgação/Instagram

Para usar o Mute, clique nos três pontos ao lado do post e selecione o que quer silenciar — Foto: Divulgação/Instagram

3. Silenciar histórias

Assim como no "Mute" para posts do feed, o Instagram também permite silenciar histórias a partir do ícone da aba principal. A ação faz com que o usuário não apareça mais na sequência dos Stories quando estiver visualizando os posts de todas as pessoas que segue.

Para fazer o ajuste basta localizar o ícone da história da conta escolhida na aba superior do feed, onde ficam todos os posts temporários de quem você segue. Ao encontrar, pressione o botão e clique em "Silenciar [nome de usuário]". Para desativar a função basta deslizar os ícones dos Stories até o final e pressionar novamente para "Reativar o som".

Para silenciar basta pressionar o ícone do usuário na aba superior para abrir a aba de configuração — Foto: Reprodução/Barbara Mannara Para silenciar basta pressionar o ícone do usuário na aba superior para abrir a aba de configuração — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Para silenciar basta pressionar o ícone do usuário na aba superior para abrir a aba de configuração — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

4. Ocultar história de...

Caso queira ver as histórias de todos que segue, mas prefira que alguns seguidores não visualizem o que você mesmo posta, o Instagram oferece uma solução. Na seção "Conta" do menu "Opções", acesse "Configurações da história" e, depois, toque em "Ocultar história de".

Na página seguinte, pesquise o nome do usuário que quer privar dos posts na barra de busca no topo da tela. Ao configurar esse recurso, o usuário selecionado continuará te seguindo e acompanhando os posts no feed e no perfil, mas não verá mais nenhuma foto, vídeo ou transmissão ao vivo presente nos Stories. A função também pode ser ativada pela versão web do Instagram.

Selecione quais amigos não quer que vejam suas histórias — Foto: Reprodução/Barbara Mannara Selecione quais amigos não quer que vejam suas histórias — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Selecione quais amigos não quer que vejam suas histórias — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

5. Bloquear respostas

Utilizado principalmente por artistas ou pessoas que têm muitos seguidores na rede social, a permissão de respostas define se usuários podem ou não responder suas histórias. Há opção para liberar a função para todos, apenas para quem está seguindo ou desativar completamente.

O ajuste fica disponível nas opções do app: em "Configurações da história", escolha a opção "Permitir resposta às mensagens". Ao desativar a função, o ícone de mensagem não aparecerá na tela quando alguém visualizar sua história.

Opção desativa mensagens em resposta a uma história do Instagram  — Foto: Reprodução/Marvin Costa Opção desativa mensagens em resposta a uma história do Instagram  — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Opção desativa mensagens em resposta a uma história do Instagram — Foto: Reprodução/Marvin Costa

6. Bloquear compartilhamento de histórias

Outra função da aba "Configurações da história" é a permissão de compartilhamento. Agora, o Instagram permite que outras pessoas compartilhem fotos e vídeos da história de um usuário em suas mensagens do app ou nos Stories do Facebook.

Para bloquear a ferramenta, vá em "Opções" e toque em "Configurações da história". Na página seguinte, determine os ajustes para "Compartilhamento". Há uma chave para as mensagens e uma para o Facebook. Por padrão, a liberação para colocar na outra rede social fica desativada.

Em "Configurações da história", ajuste a permissão de compartilhamento de seus posts — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso Em "Configurações da história", ajuste a permissão de compartilhamento de seus posts — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

Em "Configurações da história", ajuste a permissão de compartilhamento de seus posts — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

7. Controle de comentários

Para quem não quer receber comentários de intrusos nos posts, uma opção para fugir dos usuários chatos é com a configuração de controle de comentários. É possível liberar o espaço para todos, para quem você segue e seus seguidores, só para quem segue, ou só para seguidores.

O recurso fica disponível em "Opções" > "Configurações" > "Comentários" > "Permitir comentários de". Ao tocar no ícone de ajuste, o Instagram exibe quantas pessoas você tem em cada categoria — ideal para analisar para quantos usuários o recurso estará liberado.

Aplicativo tem configuração para controlar quem pode fazer comentários em seus posts — Foto: Reprodução/Instagram Aplicativo tem configuração para controlar quem pode fazer comentários em seus posts — Foto: Reprodução/Instagram

Aplicativo tem configuração para controlar quem pode fazer comentários em seus posts — Foto: Reprodução/Instagram

8. Bloquear comentários

Assim como no item anterior, a aba de comentários pode ser personalizada para evitar mensagens inconvenientes. Neste caso, a configuração é mais específica e faz com que usuários determinados sejam bloqueados.

Para não verem que foram impedidos, os comentários bloqueados ficam visíveis para quem os publica, mas invisíveis para outras pessoas que passam pelo post. Para ativar basta ir em "Opções" > "Configurações" > "Comentários" > "Bloquear comentários de".

Bloqueie comentários de perfis específicos no Instagram — Foto: Reprodução/Barbara Mannara Bloqueie comentários de perfis específicos no Instagram — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

Bloqueie comentários de perfis específicos no Instagram — Foto: Reprodução/Barbara Mannara

9. Mostrar status de atividade

Um recurso que muitos costumam desativar no WhatsApp é o "visto por último". Para oferecer privacidade ao usuário, o Instagram também oferece uma função semelhante, para retirar o status de atividade das mensagens.

Por padrão, o Instagram Direct exibe quando você esteve online no app pela última vez. Ao desativar a ferramenta, todos os status das outras contas ficarão invisíveis. Para configurar, vá em "Opções", tocando sobre o botão de três pontos no canto direito superior da aba de perfil, e deslize até "Mostrar status de atividade".

Configuração permite esconder quando ficou online no Instagram pela última vez — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Configuração permite esconder quando ficou online no Instagram pela última vez — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Configuração permite esconder quando ficou online no Instagram pela última vez — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

10. Bloquear

Em último caso, se não quiser que um usuário tenha acesso a nenhuma informação do seu perfil e nem mesmo encontre sua conta nas buscas, o Instagram oferece a função de bloqueio. O recurso ainda faz com que o bloqueado possa mencionar você em comentários ou visualizar curtidas e mensagens que você deixar em outras contas.

Para bloquear alguém, vá no perfil da pessoa ou marca, toque sobre o menu indicado por três pontos no canto superior direito e pressione "Bloquear". Antes de concluir a ação, o aplicativo pergunta se quer continuar com o processo, já que é uma função extrema — mas que pode ser revertida quando quiser.

Como bloquear e desbloquear um usuário no Instagram

Como bloquear e desbloquear um usuário no Instagram

Como saber quem não aceitou meu convite no Instagram? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo