International Superstar Soccer: relembre as versões do clássico

Jogos de futebol da Konami vem da época do Super Nintendo até o PlayStation, cheio de craques e emoção nos campos virtuais

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por André Luiz de Mello Pereira, para TechTudo

Durante um bom tempo, International Superstar Soccer reinou absoluto como melhor jogo de futebol no mundo dos games - ganhando até mesmo da franquia da FIFA. Eventualmente, a franquia foi sendo deixada de lado, mas as suas várias versões marcaram época - e é hora de lembrarmos delas.

Lançado em 1995 no Ocidente, International Superstar Soccer foi desenvolvido e lançado pela Konami, trazendo seleções de todo mundo, com um jogo de futebol com gameplay envolvente. Um dos pontos altos do lançamento é, sem sombra de dúvidas, o nascimento do mito da seleção brasileira, Allejo.

International Superstar Soccer: relembre as versões do clássico (Foto: Divulgação/Konami) International Superstar Soccer: relembre as versões do clássico (Foto: Divulgação/Konami)

International Superstar Soccer: relembre as versões do clássico (Foto: Divulgação/Konami)

Menção honrosa

Apesar de contar com diversas versões oficiais, que falaremos depois, é importante mencionar as modificações. Em especial, estão as lançadas para o Super Nintendo, que traziam o Campeonato Brasileiro aos videogames.

Seja Campeonato Brasileiro 97 ou o sempre lendário Ronaldinho Soccer, esses mods fizeram a alegria de jogadores em todo o Brasil, muitas vezes sendo mais conhecidos que a versão original do game.

Ronaldinho Soccer 97 foi uma modificação famosa de International Superstar Soccer (Foto: Reprodução/YouTube) Ronaldinho Soccer 97 foi uma modificação famosa de International Superstar Soccer (Foto: Reprodução/YouTube)

Ronaldinho Soccer 97 foi uma modificação famosa de International Superstar Soccer (Foto: Reprodução/YouTube)

O início da franquia

Poucos meses após o lançamento do primeiro ISS, em 95, a Konami lançou International Superstar Soccer Deluxe, dessa vez não somente para o Super Nintendo, mas também para Mega Drive e PS1.

O jogo traz melhorias gráficas e de inteligência artificial, além da possibilidade de dois players jogarem no mesmo time contra o computador, novas falas do comentarista e a presença de um time só de estrelas.

Houve um tempo em que International Superstar Soccer Deluxe do Super Nintendo era o ápice do esporte e sucesso das locadoras (Foto: Reprodução/YouTube) Houve um tempo em que International Superstar Soccer Deluxe do Super Nintendo era o ápice do esporte e sucesso das locadoras (Foto: Reprodução/YouTube)

Houve um tempo em que International Superstar Soccer Deluxe do Super Nintendo era o ápice do esporte e sucesso das locadoras (Foto: Reprodução/YouTube)

A chegada ao mundo 3D

Em 97, a Konami lançou para o Nintendo 64 uma versão de ISS. Chamado de International Superstar Soccer 64, o título era bastante familiar à versão do Super Nintendo, apenas atualizando os gráficos. Até mesmo as seleções, ainda sem a licença para usar nome reais de jogadores, trazia os craques de outrora.

No ano seguinte, a Konami lança ISS98, que trazia o jogador Carlos Valderrama na capa, além de licença da Reebok para bolas e uniformes. Mais focado na Copa do Mundo de 98, os atletas aqui têm nomes errados, mas números corretos e aparência similar aos craques da época.

International Superstar Soccer 64 (Foto: Reprodução/YouTube) International Superstar Soccer 64 (Foto: Reprodução/YouTube)

International Superstar Soccer 64 (Foto: Reprodução/YouTube)

Em 99 foi lançado International Superstar Soccer 2000, último a chegar no Nintendo 64 e o único a ter licença para usar nomes reais. O game conta com 100 times, além de ter equipes da liga japonesa de futebol.

Portáteis também receberam o jogo

International Superstar Soccer também teve edições portáteis para o Game Boy, Game Boy Color e Game Boy Advance. As primeiras apresentavam controles e gráficos bastante simples, por causa das limitações do hardware do console portátil.

ISS para Gameboy Advance tem gráficos que lembram bastante os de SNES (Foto: Reprodução/YouTube) ISS para Gameboy Advance tem gráficos que lembram bastante os de SNES (Foto: Reprodução/YouTube)

ISS para Gameboy Advance tem gráficos que lembram bastante os de SNES (Foto: Reprodução/YouTube)

Já as versões do GameBoy Advance apresentam visual e controles mais próximos que o jogo de Super Nintendo. Ainda presos à certas limitações de controles, como o fato de ter menos botões, os desenvolvedores ainda conseguiram realizar um bom trabalho.

Ao todo, foram lançados cinco jogos portáteis de International Superstar Soccer.

Futebol na era do PS2

A Konami buscou lançar a franquia International Superstar Soccer também no PS2, mesmo quando já contava com a série Winning Eleven/Pro Evolution Soccer. A primeira versão foi lançada em 2000, apresentando poucas mudanças, como melhorias gráficas, mas que já parecia estar sendo ultrapassada pela outra franquia da Konami e a série FIFA, da EA Sports.

International Superstar Soccer para o PS2 (Foto: Reprodução/YouTube) International Superstar Soccer para o PS2 (Foto: Reprodução/YouTube)

International Superstar Soccer para o PS2 (Foto: Reprodução/YouTube)

Mais dois jogos foram lançados até 2003, mas a Konami resolveu focar apenas na série Pro Evolution Soccer, aposentando, até o momento, International Superstar Soccer no mundo dos games.

MAIS DO TechTudo