Por André Luiz de Mello Pereira, para TechTudo


Durante um bom tempo, International Superstar Soccer reinou absoluto como melhor jogo de futebol no mundo dos games - ganhando até mesmo da franquia da FIFA. Eventualmente, a franquia foi sendo deixada de lado, mas as suas várias versões marcaram época - e é hora de lembrarmos delas.

Lançado em 1995 no Ocidente, International Superstar Soccer foi desenvolvido e lançado pela Konami, trazendo seleções de todo mundo, com um jogo de futebol com gameplay envolvente. Um dos pontos altos do lançamento é, sem sombra de dúvidas, o nascimento do mito da seleção brasileira, Allejo.

International Superstar Soccer: relembre as versões do clássico — Foto: Divulgação/Konami International Superstar Soccer: relembre as versões do clássico — Foto: Divulgação/Konami

International Superstar Soccer: relembre as versões do clássico — Foto: Divulgação/Konami

Menção honrosa

Apesar de contar com diversas versões oficiais, que falaremos depois, é importante mencionar as modificações. Em especial, estão as lançadas para o Super Nintendo, que traziam o Campeonato Brasileiro aos videogames.

Seja Campeonato Brasileiro 97 ou o sempre lendário Ronaldinho Soccer, esses mods fizeram a alegria de jogadores em todo o Brasil, muitas vezes sendo mais conhecidos que a versão original do game.

Ronaldinho Soccer 97 foi uma modificação famosa de International Superstar Soccer — Foto: Reprodução/YouTube Ronaldinho Soccer 97 foi uma modificação famosa de International Superstar Soccer — Foto: Reprodução/YouTube

Ronaldinho Soccer 97 foi uma modificação famosa de International Superstar Soccer — Foto: Reprodução/YouTube

O início da franquia

Poucos meses após o lançamento do primeiro ISS, em 95, a Konami lançou International Superstar Soccer Deluxe, dessa vez não somente para o Super Nintendo, mas também para Mega Drive e PS1.

O jogo traz melhorias gráficas e de inteligência artificial, além da possibilidade de dois players jogarem no mesmo time contra o computador, novas falas do comentarista e a presença de um time só de estrelas.

Houve um tempo em que International Superstar Soccer Deluxe do Super Nintendo era o ápice do esporte e sucesso das locadoras — Foto: Reprodução/YouTube Houve um tempo em que International Superstar Soccer Deluxe do Super Nintendo era o ápice do esporte e sucesso das locadoras — Foto: Reprodução/YouTube

Houve um tempo em que International Superstar Soccer Deluxe do Super Nintendo era o ápice do esporte e sucesso das locadoras — Foto: Reprodução/YouTube

A chegada ao mundo 3D

Em 97, a Konami lançou para o Nintendo 64 uma versão de ISS. Chamado de International Superstar Soccer 64, o título era bastante familiar à versão do Super Nintendo, apenas atualizando os gráficos. Até mesmo as seleções, ainda sem a licença para usar nome reais de jogadores, trazia os craques de outrora.

No ano seguinte, a Konami lança ISS98, que trazia o jogador Carlos Valderrama na capa, além de licença da Reebok para bolas e uniformes. Mais focado na Copa do Mundo de 98, os atletas aqui têm nomes errados, mas números corretos e aparência similar aos craques da época.

International Superstar Soccer 64 — Foto: Reprodução/YouTube International Superstar Soccer 64 — Foto: Reprodução/YouTube

International Superstar Soccer 64 — Foto: Reprodução/YouTube

Em 99 foi lançado International Superstar Soccer 2000, último a chegar no Nintendo 64 e o único a ter licença para usar nomes reais. O game conta com 100 times, além de ter equipes da liga japonesa de futebol.

Portáteis também receberam o jogo

International Superstar Soccer também teve edições portáteis para o Game Boy, Game Boy Color e Game Boy Advance. As primeiras apresentavam controles e gráficos bastante simples, por causa das limitações do hardware do console portátil.

ISS para Gameboy Advance tem gráficos que lembram bastante os de SNES — Foto: Reprodução/YouTube ISS para Gameboy Advance tem gráficos que lembram bastante os de SNES — Foto: Reprodução/YouTube

ISS para Gameboy Advance tem gráficos que lembram bastante os de SNES — Foto: Reprodução/YouTube

Já as versões do GameBoy Advance apresentam visual e controles mais próximos que o jogo de Super Nintendo. Ainda presos à certas limitações de controles, como o fato de ter menos botões, os desenvolvedores ainda conseguiram realizar um bom trabalho.

Ao todo, foram lançados cinco jogos portáteis de International Superstar Soccer.

Futebol na era do PS2

A Konami buscou lançar a franquia International Superstar Soccer também no PS2, mesmo quando já contava com a série Winning Eleven/Pro Evolution Soccer. A primeira versão foi lançada em 2000, apresentando poucas mudanças, como melhorias gráficas, mas que já parecia estar sendo ultrapassada pela outra franquia da Konami e a série FIFA, da EA Sports.

International Superstar Soccer para o PS2 — Foto: Reprodução/YouTube International Superstar Soccer para o PS2 — Foto: Reprodução/YouTube

International Superstar Soccer para o PS2 — Foto: Reprodução/YouTube

Mais dois jogos foram lançados até 2003, mas a Konami resolveu focar apenas na série Pro Evolution Soccer, aposentando, até o momento, International Superstar Soccer no mundo dos games.

MAIS DO TechTudo