iPhone X sai na frente: conheça oito vantagens em relação ao Galaxy S9

Face ID e rapidez na atualização do sistema operacional são alguns dos trunfos da Apple na disputa com a Samsung.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Filipe Garrett, para o TechTudo

O iPhone X é o supercelular da Apple cujo design inspirou modelos mais recentes na indústria de smartphones. O telefone se destaca por trazer o processador de última geração da Apple aliado a uma série de recursos novos, como os Animojis e a possibilidade de controle do aparelho a partir de gestos – características difíceis de bater, mesmo para os modelos carro-chefe da Samsung, Galaxy S9 e S9 Plus, lançados em fevereiro.

Comparar as propostas das duas marcas é não só inevitável, como necessário na hora de decidir qual é a melhor opção para você e o seu bolso. A seguir, o TechTudo listou as grandes vantagens do iPhone X em relação ao Galaxy S9.

iPhone X: testamos o celular e respondemos as suas perguntas

iPhone X: testamos o celular e respondemos as suas perguntas

1. Face ID

No iPhone X, o Face ID, tecnologia de reconhecimento facial da Apple, faz uma leitura tridimensional da face do usuário, possível graças à câmera TrueDepth. Essa característica garante que o sistema do celular seja mais preciso e seguro do que o que é encontrado em dispositivos com Android, já que a leitura tridimensional leva em conta uma série de características individuais que são ignoradas no sistema da Samsung.

Nos Galaxy S9 e S9 Plus, a leitura facial se dá em 2D. Menos precisa, essa abordagem pode abrir espaço para que o sistema seja enganado por fotos.

2. Controle por gestos

iPhone X permite interação com gestos (Foto: Luciana Maline/TechTudo) iPhone X permite interação com gestos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

iPhone X permite interação com gestos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O iPhone X introduziu uma nova forma de interação e controle do smartphone que considera gestos feitos pelo usuário. Entre os comandos, está a possibilidade de voltar à tela inicial, abrir a assistente Siri, abrir o menu multitarefa e alternar entre aplicativos recentes.

O S9 e S9 Plus não têm nada tão elaborado: a navegação pela tela requer toques normais em botões e atalhos dispostos na interface. Na melhor das hipóteses, os S9 e S9 Plus podem ganhar algo parecido com a chegada do Android P.

3. Animojis

Animoji é mais preciso e com mais opções do que os AR emojis da Samsung (Foto: Thássius Veloso/TechTudo) Animoji é mais preciso e com mais opções do que os AR emojis da Samsung (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Animoji é mais preciso e com mais opções do que os AR emojis da Samsung (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Outra função da câmera frontal TrueDepth do iPhone X é produzir os emoji animados que levam em conta o seu rosto e suas expressões faciais para criar as figurinhas divertidas, em formato de animais. Esses desenhos podem ser compartilhados posteriormente em aplicativos de mensagens instantâneas.

O S9 e S9 Plus contam com a resposta da Samsung à tecnologia – chamada de AR Emoji e que funciona de forma similar – mas que perde em qualidade, se comparada à precisão dos Animojis: no iPhone, as animações seguem com maior precisão as mudanças da sua expressão, como sorrisos e movimentos dos olhos, além de oferecerem uma quantidade maior de opções de customização.

4. Integração do ecossistema da Apple

iPhone X oferece melhor integração com outros produtos e plataformas da Apple (Foto: Thássius Veloso/TechTudo) iPhone X oferece melhor integração com outros produtos e plataformas da Apple (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

iPhone X oferece melhor integração com outros produtos e plataformas da Apple (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Esse é um ponto positivo que pode variar de usuário a usuário. Mas é inegável que quem possui dispositivos da maçã, como AirPods, Apple TV, Apple Watch, por exemplo, acaba se beneficiando da integração que existe entre essas plataformas.

Não só o smartphone vai “conversar” direito com esses produtos, como serviços que você usa na sua conta da Apple podem ser facilmente compartilhados entre esses dispositivos, tornando tarefas mais práticas no dia a dia.

O S9 e S9 Plus irão funcionar com dispositivos da Apple, seja via conexão de cabo ou Bluetooth, onde houver suporte. No entanto, o uso de plataformas como o iCloud, apps e serviços da Apple não terão o mesmo nível de integração.

5. Processador A11 Bionic

Processador da Apple é mais rápido e eficiente do que os Snapdragon (e Exynos) à bordo dos S9 e S9 Plus (Foto: Thássius Veloso/TechTudo) Processador da Apple é mais rápido e eficiente do que os Snapdragon (e Exynos) à bordo dos S9 e S9 Plus (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Processador da Apple é mais rápido e eficiente do que os Snapdragon (e Exynos) à bordo dos S9 e S9 Plus (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Fundamentalmente, processadores da Apple e os Snapdragon (ou Exynos) usados pela Samsung em seus celulares premium são parecidos. Mas a Apple leva vantagem nesse departamento por desenvolver chips modificados que são mais eficientes e rápidos. Prova disso é que, com seis núcleos, o A11 Bionic supera o Snapdragon 845, que tem oito, em aplicações de benchmark, como o Geekbench.

Na prática, isso significa que o iPhone X deve se sair melhor na hora de encarar tarefas mais intensas, como jogos e aplicativos pesados.

6. Siri melhor que Bixby

Inteligência artificial da Apple é mais integrada ao smartphone e tem versão em português (Foto: Thássius Veloso/TechTudo) Inteligência artificial da Apple é mais integrada ao smartphone e tem versão em português (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Inteligência artificial da Apple é mais integrada ao smartphone e tem versão em português (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

A Bixby é superior à S-Voice, mas ainda assim fica devendo diante da Siri. Para começar, a assistente da Samsung ainda não tem versão em português e, mesmo para quem se arrisca no inglês, falta à Bixby a mesma integração que a Siri possui com o smartphone da Apple. Outra crítica comum à assistente virtual da Samsung está na falta de inovação e de recursos em relação ao software da Maçã.

7. Tela

Tela OLED do celular da Apple é considerada superior (Foto: Thássius Veloso/TechTudo) Tela OLED do celular da Apple é considerada superior (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Tela OLED do celular da Apple é considerada superior (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

É curioso que as telas dos Galaxy S9 e S9 Plus e dos iPhone X sejam todas OLED fabricadas pela Samsung e que, mesmo assim, o display do celular da Apple tenha alguma vantagem na qualidade de imagem sobre aquele usado nos modelos rivais.

Análises produzidas pelo DisplayMate, site especializado em tecnologia de telas, mostram que o OLED do iPhone X atinge até 574 nits de brilho contra 482 do S9 Plus. Além disso, os testes mostraram que a tela do iPhone tem ângulos de visão melhores, maior precisão de branco e cores mais naturais.

8. Sistema operacional atualizado

iOS com atualizações frequentes e ágeis são vantagem clara do iPhone X diante dos S9 e S9 Plus (Foto: Thássius Veloso/TechTudo) iOS com atualizações frequentes e ágeis são vantagem clara do iPhone X diante dos S9 e S9 Plus (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

iOS com atualizações frequentes e ágeis são vantagem clara do iPhone X diante dos S9 e S9 Plus (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Sistema operacional pode ser uma questão de preferência, mas mesmo fãs do Android não podem negar que os usuários dos iPhones contam com a vantagem de receber atualizações frequentes do iOS. Do outro lado, a Samsung leva meses para empacotar o Android para seus produtos: o Galaxy S8, por exemplo, só foi receber o Android 8 Oreo no fim de fevereiro, seis meses depois do lançamento oficial do sistema pelo Google.

Review do Samsung Galaxy S9 Plus

Review do Samsung Galaxy S9 Plus

Ficha técnica do iPhone X

  • Preços no Brasil: R$ 6.999 (64 GB) e R$ 7,779 (256 GB)
  • Dimensão da tela: 5,8 polegadas
  • Resolução da tela: 2436 x 1125 pixels
  • Densidade da tela: 458 ppi
  • Processador: Apple A11 Bionic hexa-core
  • Armazenamento: 64 GB ou 256 GB
  • Suporte a cartão de memória: não
  • Câmera traseira: Dupla de 12 MP, com lente grande angular de abertura f/1.8 e lente teleobjetiva de f/2.4
  • Gravação de vídeos: 4K em 24 fps, 30 fps ou 60 fps / 1080p em 30 fps ou 60 fps / 720p em 30 fps
  • Câmera frontal: 7 MP, com abertura f/2.2 e gravação de vídeos em Full HD (1080p)
  • Sistema: iOS 11
  • Bateria: duração de até 21 horas em ligações; carregamento rápido de até 50% em 30 minutos; compatível com carregador sem fio
  • Sensores: Face ID, barômetro, giroscópio, acelerômetro, sensor de proximidade e sensor de luz ambiente
  • Resistência à água: sim
  • Dimensões: 143,6 x 70,9 x 7,7 mm
  • Peso: 174 gramas
  • Cores: preto espacial e prateado

E para você, o iPhone X vale a pena? Opine no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo