Sete sites e programas que fazem você 'voltar no tempo'

Serviços relembram músicas, filmes e jogos que fizeram sucesso no passado

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo

A Internet pode ser uma ferramenta útil para os nostálgicos voltarem ao passado. O Internet Archive, por exemplo, oferece uma biblioteca virtual com arquivos e jogos que foram sucesso nos anos 80 e 90. Já alguns serviços do Google também prometem resgatar memórias passadas e mostrar como eram as ruas e cidades antigamente. Além deles, outras plataformas e aplicativos ajudam a matar a saudade de músicas, filmes e páginas que foram sucesso nas últimas décadas.

Veja na lista a seguir, uma sugestão com sete sites, apps ou serviços que garantem levar você ao passado enquanto navega pela Internet.

1. Internet Archive: filmes, jogos e músicas dos anos 80 e 90

Jogue clássicos do PC na janela do seu navegador através do Internet Archive (Foto: Reprodução/André Mello) Jogue clássicos do PC na janela do seu navegador através do Internet Archive (Foto: Reprodução/André Mello)

Jogue clássicos do PC na janela do seu navegador através do Internet Archive (Foto: Reprodução/André Mello)

O Internet Archive é um baú online que reúne livros, filmes, músicas, programas e mais de 450 bilhões de páginas da web, criado com o intuito de garantir que todos tenham acesso a maior quantidade de informação possível. Através dele é possível jogar games famosos nos anos 80 e 90, como Prince of Persia e SimCity, relembrar minigames, além de acessar páginas antigas da Internet, encontrar textos, vídeos e áudios do passado.

2. Máquina do Tempo do Google Earth

Google Earth Engine mostra mudanças no planeta (Foto: Reprodução/Revista Time/Google)

Google Earth Engine mostra mudanças no planeta (Foto: Reprodução/Revista Time/Google)

Com a máquina do tempo do Google Earth Engine é possível ver a evolução de qualquer cidade nas últimas três décadas. A ferramenta cria uma animação em timelapse com imagens capturadas por satélites e mostra as mudanças feitas pelo homem e pela natureza ao redor do mundo. Você pode navegar pelo mapa mundi para ver as transformações da sua região durante esse tempo e conferir as diferenças.

3. Ruas antigas no Google Street View

Em vermelho, opção no Google Street View para viajar no tempo (Foto: Reprodução/Google) Em vermelho, opção no Google Street View para viajar no tempo (Foto: Reprodução/Google)

Em vermelho, opção no Google Street View para viajar no tempo (Foto: Reprodução/Google)

O serviço de navegação 360 graus do Google permite ao usuário ver como era sua rua anos atrás. A partir da janela de comando do Google Street View é possível escolher registros feitos pela própria plataforma em anos anteriores e comparar as mudanças de um bairro, por exemplo. O serviço também é útil para acompanhar o andamento de construções ou visualizar o antes e depois de lugares afetados por grandes tragédias naturais ou guerras. Estão disponíveis imagens feitas desde 2007.

4. OldWeb lembra como eram sites famosos

OldWeb mostra sites antigos (Foto: Reprodução/Helito Bijora) OldWeb mostra sites antigos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

OldWeb mostra sites antigos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Nem todos se lembram como era o layout do Facebook ou do Google há alguns anos. O site OldWeb vai recordar para você. A plataforma emula navegadores antigos e exibe os sites exatamente como eram no passado, de acordo com a data escolhida. Basta digitar o endereço de qualquer site e definir a data para ver na tela como aquela página era antigamente.

5. Máquina do Tempo do Spotify

Máquina do Tempo do Spotify é personalizada para cada usuário (Foto: Reprodução/Felipe Vinha) Máquina do Tempo do Spotify é personalizada para cada usuário (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Máquina do Tempo do Spotify é personalizada para cada usuário (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

O Spotify tem sua própria máquina do tempo e fará você voltar para a adolescência. A ferramenta cria uma playlist personalizada para cada usuário, com músicas que foram sucesso anos atrás a partir dos gostos musicais e da idade. A lista tem, no mínimo, 30 canções nostálgicas e pode ser ouvida pela versão web do aplicativo ou em smartphones com Android e iPhone (iOS).

6. OldFlix, o Netflix de clássicos

OldFlix tem catálogo de filmes e séries clássicas (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes) OldFlix tem catálogo de filmes e séries clássicas (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

OldFlix tem catálogo de filmes e séries clássicas (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Os filmes clássicos da sua infância e adolescência podem estar no catálogo do OldFlix, rival brasileiro do Netflix. A biblioteca do serviço de streaming é voltada para conteúdos retrô da TV e do cinema, principalmente das décadas de 1940 a 1990. Entre eles estão “O Poderoso Chefão”, “Drácula” e "Caverna do Dragão". O serviço custa R$ 12,90 por mês, mas é possível aproveitar gratuitamente por sete dias.

7. A música mais tocada no dia que você nasceu

Playback.fm (Foto: Divulgação/Playback.fm) Playback.fm (Foto: Divulgação/Playback.fm)

Playback.fm (Foto: Divulgação/Playback.fm)

Saber o hit do seu nascimento é fácil com o Playback.fm. A plataforma volta no tempo e revela qual música bombava naquele dia. A ferramenta apresenta resultados para qualquer data a partir de 1900. Basta inserir a data de nascimento para o site mostrar o nome da música, do artista e um vídeo do YouTube para escutar a canção. Explore o site e conheça outras canções ao usar o dia de aniversário de seus familiares e amigos.

Qual aparelho dos anos 90 deixou saudade? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo