Apple pode anunciar iOS 12 e iPhone SE2 na WWDC 2018; saiba o que esperar

Conferência da Apple acontece no dia 4 de junho, nos Estados Unidos.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Wallace Nascimento, para o TechTudo

A Apple deve anunciar o iOS 12, próxima versão do seu sistema para dispositivos móveis, durante a WWDC 2018. A conferência está marcada para o dia 4 de junho e pode trazer outros anúncios importantes, como o iPhone SE2, além de revelar as novas apostas da empresa para o ano.

Apesar do lançamento de aparelhos acontecer tradicionalmente em setembro, o evento pode dar algumas pistas dos recursos que a Maçã pretende usar em seus próximos gadgets, já que a conferência é focada nos sistemas operacionais e em suas funcionalidades. A seguir, veja a lista com os possíveis anúncios da companhia de Tim Cook.

iPhone SE pode ganhar sucessor em 2018 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo) iPhone SE pode ganhar sucessor em 2018 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

iPhone SE pode ganhar sucessor em 2018 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

iOS 12 com foco em estabilidade

Depois de muitos bugs no iOS 11, estabilidade deve ser o foco da Apple na próxima versão de seu sistema operacional. Considerada uma das piores edições já lançadas, a antecessora do iOS 12 apresentou problemas em relação à autonomia de bateria e erros que permitiam o travamento de aplicativos – o que deve fazer com que a marca fique mais contida em novas mudanças no design e foque apenas na solução destes transtornos.

Apesar disso, é esperado que o iOS 12 apresente mudanças significativas em aplicações como o Mail, Câmera e Fotos, que não recebem nenhum update há algum tempo. Por conta da popularidade no iPhone X, é provável que a Apple traga novos personagens Animojis e amplie este recurso para outros aplicativos, como o FaceTime.

iOS 12 deve receber novos personagens Animoji (Foto: Reprodução/Youtube) iOS 12 deve receber novos personagens Animoji (Foto: Reprodução/Youtube)

iOS 12 deve receber novos personagens Animoji (Foto: Reprodução/Youtube)

Recentemente, o site 9to5mac reportou um rumor sobre a possibilidade de o iOS 12 ser usado para destravar portas e até mesmo como bilhete de transporte público virtual. Segundo o portal, a Apple deve liberar acesso total ao chip NFC a desenvolvedores de terceiros para aumentar sua gama de recursos disponíveis através do Apple Pay.

iPhone SE2 sem entrada para fones de ouvido

Há especulações sobre uma nova versão do iPhone SE, celular de entrada da marca. A Comissão Econômica da Eurásia, inclusive, chegou a registrar novos dispositivos com iOS 11 recentemente, de acordo com o site TechRadar – o que pode significar a chegada iminente do smartphone.

As especificações do iPhone SE2 ainda são um mistério, mas é provável que o telefone mantenha o desing do iPhone 5, com o hardware do iPhone 7. Sendo assim, o usuário pode esperar novamente uma tela de 4 polegadas com resolução de 1136 x 640 pixels, processador Apple A10 Fusion e memória RAM de 2 GB. Informações de bastidores contam ainda que o carregamento sem fio pode estar presente.

iPhone SE pode ganhar sucessor na MWC 2018 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo) iPhone SE pode ganhar sucessor na MWC 2018 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

iPhone SE pode ganhar sucessor na MWC 2018 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

De acordo com detalhes divulgados pelo blog japonês Macotakara, o aparelho pode chegar ao mercado sem entrada para fones de ouvido, como indica o design da possível capa protetora. Caso essa informação seja confirmada, os usuários precisarão adotar adaptadores para o padrão 3.5 mm ou investir nos AirPods, fones de ouvido Bluetooth vendidos a R$ 1.259 no Brasil. Porém esta mudança, geralmente recebida a contragosto pelo público, pode indicar maior resistência à água.

Siri mais inteligente

Mudanças e novos recursos na assistente virtual da Apple, a Siri, são quase oficiais em todas as edições da WWDC desde o lançamento do recurso, em 2010. Algumas das atualizações de 2018 estariam relacionadas à adição de novas vozes – para bater de frente com a Google Assistente –, e ao reconhecimento de padrão de voz, além de uma reformulação geral para torná-la ainda mais inteligente.

Siri deve receber vozes e ficar mais inteligente (Foto: Reprodução/Lucas Mendes) Siri deve receber vozes e ficar mais inteligente (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Siri deve receber vozes e ficar mais inteligente (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

macOS com integração a apps do iOS

Os recursos da próxima atualização do macOS, sistema operacional presente nos MacBooks, iMacs e Mac Pros, ainda são um mistério. Anunciado anualmente na WWDC, a única informação que ronda nos bastidores é a possibilidade de integração entre os apps do iOS com os computadores da Apple – por meio da criação de mais ferramentas para os desenvolvedores. Recursos parecidos já podem ser observados na concorrência e é provável que a gigante de Cupertino siga a tendência.

macOS pode contar com alguns apps do iOS (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) macOS pode contar com alguns apps do iOS (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

macOS pode contar com alguns apps do iOS (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

watchOS, tvOS e Apple TV

Os sistemas operacionais do Apple Watch e da Apple TV devem receber uma atualização na conferência deste ano. Depois da compra do app de monitoramento de sono Beddit pela Apple, é bem provável que o watchOS 5 englobe esta função. Aprimoramentos nas ferramentas ligadas à saúde podem ser anunciados, o que vem sendo algo comum nas versões do relógio inteligente da Maçã.

watchOS deve receber app de monitoramento de sono (Foto: Thássius Veloso/TechTudo) watchOS deve receber app de monitoramento de sono (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

watchOS deve receber app de monitoramento de sono (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

No ano passado, a Apple não cumpriu sua promessa de liberar o recurso Picture-in-Picture (PiP) na Apple TV, então esta é a novidade mais aguardada no tvOS 12, atualização do sistema operacional de seu reprodutor de mídia digital para TVs. A adição de conteúdo original à plataforma ainda é incerta – no ano passado, porém, a Apple preparou um aporte financeiro de mais de US$ 1 bilhão para investir em produções originais, de acordo com o The Wall Street Journal.

Com informações: TechRadar e 9to5mac.

MAIS DO TechTudo