O Google Drive traz várias funções escondidas que podem ser úteis para gerenciar e criar arquivos online. Algumas delas são integradas ao Google Docs, permitindo que todos os seus documentos, apresentações e planilhas estejam sempre sincronizados na nuvem. Os truques incluem digitação por voz, acesso a atalhos rápidos, extração de texto em fotos e muitos recursos que, apesar de ajudar a deixar o trabalho mais ágil no dia a dia, são pouco conhecidos pelos usuários. Confira, a seguir, oito recursos do Drive que você provavelmente não sabia que existem.

Além do Drive: Funções pouco conhecidas do Google Maps
1. Adicione plugins
Passo 1. O Google permite adicionar novas funcionalidades a um editor de texto, slides ou planilhas por meio de plugins. Acesse o menu “Complementos”, na barra superior, e selecione “Instalar complementos” para abrir uma loja;
Acesse a loja de complementos do Google Drive — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Passo 2. Há vários complementos gratuitos para escolher. Passe o mouse sobre o item desejado e aperte “Grátis” para baixar;
Baixe um complemento da loja — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Passo 3. Depois de instalado, o plugin fica disponível para usar no menu “Complementos”.
Acesse os complementos baixados — Foto: Reprodução/Paulo Alves
2. Extraia textos de imagens e PDFs
Passo 1. O Google Drive conta com uma função que permite identificar o texto contido em fotos e PDFs e transformar em um documento editável. Clique com o botão direito do mouse sobre um PDF ou uma imagem e selecione “Abrir com”. Escolha, então, a opção “Documentos Google”;
Abra uma imagem ou PDF usando o Documentos Google — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Passo 2. O arquivo será aberto em uma nova aba. Após alguns segundos de análise, o documento exibirá a imagem original na parte de cima e o texto extraído na parte inferior. Você pode apagar o conteúdo original em JPG, PNG ou PDF e usar apenas a digitalização.
O Google extrai o texto automaticamente — Foto: Reprodução/Paulo Alves
3. Acesse seus documentos mesmo sem internet
Passo 1. Na parte superior da janela inicial do Drive, ao lado da barra de pesquisa, clique no botão com ícone de engrenagem e selecione “Configurações”;
Acesse as configurações do Drive — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Passo 2. Ative a função “Off-line” para manter no computador todos os documentos, planilhas e apresentações. Os itens no formato do Google estarão sempre disponíveis para edição. PDFs, imagens e arquivos do Office (.docx, .pptx e .xlsx) não são compatíveis.
Ative a função offline para acessar documentos desconectado — Foto: Reprodução/Paulo Alves
4. Crie desenhos online
Passo 1. É possível inserir desenhos à mão em documentos, apresentações ou planilhas online do Google. Acesse o menu “Inserir” e selecione “Desenho”;
Crie um desenho dentro do documento online — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Passo 2. O Google mostrará um painel de desenho na tela. Use o mouse ou os dedos em uma tela sensível ao toque para desenhar ou criar uma assinatura à mão. Ao final, selecione “Salvar” para inserir o desenho ao documento ou salve em formato de imagem no computador.
Insira o desenho no documento ou baixe como arquivo — Foto: Reprodução/Paulo Alves
5. Trabalhe em tela cheia
Passo 1. O Docs conta com um modo de tela cheia que deixa o campo de texto o maior possível para eliminar distrações. Acesse o menu “Visualização” e selecione “Tela inteira”;
Acesse o Docs em tela cheia — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Passo 2. O comando eliminará os menus da parte superior, mas você pode ainda teclar F11 para esconder até a barra de endereços do navegador. Para voltar ao modo habitual, tecle F11 novamente e, depois, ESC.
Coloque o navegador também em tela cheia para evitar distrações — Foto: Reprodução/Paulo Alves
6. Conheça todos os atalhos
O dia a dia no Google Drive pode ficar muito mais ágil se você souber todos os atalhos de teclado. O serviço mostra todos eles em uma janela única para você por meio do comando Ctrl+/. As combinações são organizadas em seis categorias. São dezenas de comandos para selecionar, acessar e criar pastas e documentos rapidamente.
Tecle Ctrl / para abrir uma janela com os atalhos do Drive — Foto: Reprodução/Paulo Alves
7. Digite por voz
Passo 1. O Google tem um sistema nativo de reconhecimento de voz que dispensa o uso de complementos. Acesse a função no menu “Ferramentas > Digitação por voz”. Um botão de microfone aparecerá na tela. Clique sobre ele para iniciar;
Ative a função de ditado no Google Docs — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Passo 2. O navegador irá pedir permissão para acessar seu microfone. A partir daí já é possível começar a falar para digitar sem usar as mãos.
Libere o microfone para digitar com a voz — Foto: Reprodução/Paulo Alves
8. Digite frases com atalhos
Passo 1. O Google oferece um recurso que pode deixar a digitação mais ágil na plataforma. Acesse o menu “Ferramentas” e vá em “Preferências” para acessar o recurso em um documento online;
Acesse as preferências do Google Docs — Foto: Reprodução/Paulo Alves
Passo 2. A janela mostrará as substituições padrões que o Google usa para formatar o texto automaticamente, transformando algo como (c) em ©. No entanto, é possível criar suas próprias regras para digitar palavras e frases inteiras. Insira os comandos à esquerda e o texto a ser usado na coluna da direita.
Crie comandos para digitar palavras e frases rapidamente — Foto: Reprodução/Paulo Alves
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