Por Isabela Giantomaso, para o TechTudo


Para quem gosta de publicar fotos divertidas e bem editadas, um editor de imagens simples e rápido é sempre útil. Sem precisar instalar um software ou fazer um cadastro incluindo e-mails e dados pessoais, alguns sites oferecem ferramentas gratuitas para facilitar sua vida e fazer com que as ilustrações, fotografias ou prints de tela sejam compartilhados da forma que preferir.

Para ajudar a encontrar a plataforma ideal para cada tarefa, conheça a seguir seis editores online para editar fotos. Há opções para facilitar a criação de memes, uma plataforma para cortar as imagens de acordo com a rede social em que pretende publicá-las e uma para borrar elementos de forma rápida. Veja também dois sites completos com recursos para retoque de rugas, brilho e maquiagem e trabalho com camadas semelhante ao Photoshop.

Photoshop: cinco dicas para usar o programa

Photoshop: cinco dicas para usar o programa

1. Landscape

Landscape permite redimensionar imagens para o tamanho ideal para redes sociais — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso Landscape permite redimensionar imagens para o tamanho ideal para redes sociais — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

Landscape permite redimensionar imagens para o tamanho ideal para redes sociais — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

A ferramenta Landscape (sproutsocial.com/landscape), do gerenciador de mídia Sprout Social, pode ser bastante útil para quem precisa publicar imagens em diferentes redes sociais e não quer perder nenhum detalhe da foto ao colocar no tamanho configurado pelas plataformas. Ao inserir uma imagem do computador, o site permite escolher entre Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn, Google+, Pinterest, YouTube ou um tamanho customizado.

Cada plataforma tem de três a seis opções de recortes, como foto do perfil, capa, imagem para link, logotipo e miniatura. É possível cortar e centralizar a fotografia como preferir com o auxílio de um zoom. A opção "Download" permite baixar todas as fotos editadas dentro de um único arquivo .zip.

2. Image Blur

ImageBlur aplica efeito para esconder detalhes das fotos de forma simples e rápida — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso ImageBlur aplica efeito para esconder detalhes das fotos de forma simples e rápida — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

ImageBlur aplica efeito para esconder detalhes das fotos de forma simples e rápida — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

Como o nome do site já diz, o Image Blur (imageblur.io) serve para aplicar o efeito Blur nas imagens — aquele utilizado para borrar elementos confidenciais ou dados importantes de uma foto. Para usar o editor basta adicionar uma imagem que esteja salva no computador e selecionar a área que quer esconder.

É possível selecionar várias áreas da imagem para aplicar o efeito antes de salvar. Além disso, há um botão para desfazer a última aplicação. Quando estiver pronto, o usuário precisa apenas clicar no ícone "Continue" e "Download" para baixar a imagem em formato .png.

3. Screely

Screely transforma capturas de tela em imagens mais amigáveis com fundo e sombras — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso Screely transforma capturas de tela em imagens mais amigáveis com fundo e sombras — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

Screely transforma capturas de tela em imagens mais amigáveis com fundo e sombras — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

Ainda mais simples que os editores anteriores com funções específicas, o Screely (screely.com) é um site para transformar prints de tela em imagens um pouco mais amigáveis. Para isso, a plataforma centraliza a captura feita e permite escolher uma cor para emoldurar a foto com um sombreado para dar profundidade à composição.

Caso queira editar ainda mais o print, o Screely também oferece um botão para inserir uma janela falsa do macOS em volta da captura. O download da imagem também é feito em formato .png e é possível alterar a foto personalizada quando quiser.

4. AddText

AddText oferece dezenas de fontes para aplicar na imagem, ferramenta ideal para criar memes — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso AddText oferece dezenas de fontes para aplicar na imagem, ferramenta ideal para criar memes — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

AddText oferece dezenas de fontes para aplicar na imagem, ferramenta ideal para criar memes — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

Pensou em um meme divertido e não quer perder tempo com softwares pesados para editá-lo? O AddText é um editor para PC, Android e iOS (iPhone) para inserir legendas e textos em fotos de forma rápida e fácil. O site oferece uma galeria interna com imagens divertidas, além de possibilitar escolher entre uma foto salva na galeria.

A plataforma oferece dezenas de opções de fontes, com caixas separadas para colocar cada parte do texto onde preferir. Há ainda como definir o tamanho da frase e um local fixo para inserir a legenda. Após terminar a edição, o AddText permite compartilhar a foto ou baixar em formato .png. Por ser um editor gratuito, o resultado final vem com uma pequena marca d'água em cinza no canto inferior direito da imagem.

5. Pixlr

Pixlr é um editor de fotos online com funções avançadas, mas simples de usar — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso Pixlr é um editor de fotos online com funções avançadas, mas simples de usar — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

Pixlr é um editor de fotos online com funções avançadas, mas simples de usar — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

Para quem procura um editor de fotos online mais completo, para resolver todas as demandas apenas em um site, o Pixlr pode ser uma opção interessante. Com funções semelhantes às do Photoshop, a plataforma não precisa de cadastro e funciona apenas com um plugin Adobe Flash Player instalado no computador.

Com versão em português, é possível criar imagens do zero, utilizar uma do computador, de um link ou da livraria interna da plataforma. Além disso, o usuário pode trabalhar com camadas, fazer recortes, aplicar filtros, ajustar brilho e contraste e usar máscaras. Há ainda botões para inserir textos, gradientes e reduzir olhos vermelhos de fotografias.

6. Pizap

Pizap oferece aba de 'Retoque' para retirar rugas, brilho em excesso e aplicar maquiagem — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso Pizap oferece aba de 'Retoque' para retirar rugas, brilho em excesso e aplicar maquiagem — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

Pizap oferece aba de 'Retoque' para retirar rugas, brilho em excesso e aplicar maquiagem — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

Assim como o Pixlr, o Pizap é um editor de fotos online e com versão gratuita completa para cumprir diversas funções — inclusive algumas utilizadas por profissionais para retocar imagens. Ao iniciar o trabalho, o site oferece opção de selecionar fotos do computador, de um acervo gratuito, do Facebook, Google Drive ou Dropbox.

Além de permitir ajustar brilho, contraste, fazer recortes e adicionar molduras e textos, o Pizap traz como diferencial a opção "Retoque" para correção de rugas, redução de brilho na pele, aplicação de spray bronzeador, dentes mais brancos e até mesmo maquiagem. Há também uma aba para colar uma foto dentro da outra para criar montagens personalizadas de forma simples e rápida.

Qual é o melhor editor para quem não pode pagar pelo Photoshop? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo