Atletas

Por Luís Ricardo Freitas, para o TechTudo


O Street Fighter 5 é um dos jogos mais presentes nos campeonatos de esports pelo mundo. Como é tendência nos cenários competitivos de games em geral, os brasileiros ganham cada vez mais destaque na modalidade. Pensando nisso, o TechTudo produziu uma lista com os melhores jogadores do Brasil na atualidade.

Os resultados mencionados a seguir incluem os maiores campeonatos de 2018 disputados até o momento – há competições promovidas por entidades de esports e também pela própria comunidade do gênero. Entre os destaques, já ocorreram três etapas latino-americanas da Capcom Pro Tour, mais a ESL Brasil Premier League, o King of the Diamond e a Liga Brasileira de SFV.

Street Fighter 5 - Confira o combate entre Ryu e Laura

Street Fighter 5 - Confira o combate entre Ryu e Laura

Paulo "PauloWeb" Junior

Personagem favorita: Laura

Equipe: CursoSFV (própria do jogador)

O carioca venceu a ESL Brasil Premier League no último dia 4. Este foi um dos campeonatos mais importantes realizados até o momento no Brasil devido à premiação de R$ 10 mil aos oito melhores colocados. O jornalista ficou em destaque desde o ano passado graças às atuações no ranking online de SFV e aos diversos cursos e tutoriais que promoveu para iniciantes e intermediários interessados no cenário competitivo.

PauloWeb é jogador de Laura e o melhor no ranking mundial de SF5 — Foto: Reprodução/Capcom Pro Tour PauloWeb é jogador de Laura e o melhor no ranking mundial de SF5 — Foto: Reprodução/Capcom Pro Tour

PauloWeb é jogador de Laura e o melhor no ranking mundial de SF5 — Foto: Reprodução/Capcom Pro Tour

Devido aos poderosos combos e uma série de resets que Laura possui, PauloWeb sagrou-se campeão ao superar o jogador de renome internacional Keoma Pacheco e sua Karin, além de outros atletas como HKDash e Pre3da. Vale lembrar que Paulo é o brasileiro com maior pontuação nos placares de líder em SFV, o que o proporciona o status de "o rei do online".

Destaques do ano: Liga Brasileira de Street Fighter (3º), Circuito Fight in Rio etapa 1 (2º), Capcom Pro Tour LATAM Sul Online #1 (13º), Razer Fighting League Etapa 1 (2º) e ESL Brasil Premier League (1º).

Renan "Stunner" Furtado

"Stunner" tem sido o nome mais forte na região Nordeste em SFV — Foto: Reprodução/Capcom Pro Tour "Stunner" tem sido o nome mais forte na região Nordeste em SFV — Foto: Reprodução/Capcom Pro Tour

"Stunner" tem sido o nome mais forte na região Nordeste em SFV — Foto: Reprodução/Capcom Pro Tour

Personagem favorita: Cammy

Equipe: Top Players Team

Desde que alcançou o vice-campeonato no Treta Championship 2017 e o título da Copa Nordeste de SFV em 2017, o cearense Stunner não parou mais de alcançar os pódios das competições que disputou. Jogador de Cammy, ele abusa da velocidade e da força aérea que a personagem britânica possui e tem sido capaz de bater de frente contra qualquer nome do cenário competitivo.

Renan foi o primeiro campeão de SFV do ano na versão Arcade Edition, ao bater DidimoKOF na final da Liga Brasileira de SFV. Ele levou esta rivalidade adiante ainda contra o mesmo jogador de Dhalsim nas finais do King of the Diamond e do Coringa Pro Tour, um campeonato online de alto nível realizado na primeira semana de junho. Foi recém-contratado pela equipe Top Players Team.

Destaques do ano: Liga Brasileira de SFV (1º), Capcom Pro Tour LATAM Sul Online #1 (4º), King of the Diamond (2º) e Coringa Pro Tour (1º).

Renato "DidimoKOF" Martins

"DidimoKOF" é o brasileiro que melhor atuou na Capcom Cup 2017 — Foto: Reprodução/Capcom Pro Tour "DidimoKOF" é o brasileiro que melhor atuou na Capcom Cup 2017 — Foto: Reprodução/Capcom Pro Tour

"DidimoKOF" é o brasileiro que melhor atuou na Capcom Cup 2017 — Foto: Reprodução/Capcom Pro Tour

Personagem favorito: Dhalsim

Equipe: Top Fighters

O paulista já era bem conhecido na cena nas duas primeiras temporadas do game e já ficou entre os 10 melhores do mundo nos placares online. Entretanto, sua vitória na final regional da América Latina e sua atuação na Capcom Cup 2017 deram a ele a alcunha de "o melhor Dhalsim do mundo", depois que conquistou o 13º lugar no mundial de SFV do ano passado.

DidimoKOF tem atuado frequentemente em diversos torneios nacionais e internacionais e chegou até mesmo a jogar no Final Round, o primeiro evento premier da Capcom Pro Tour de 2018. O estilo agressivo de seu Dhalsim lhe rendeu vitórias até o momento, especialmente o King of the Diamond que o premiou com um pote dinâmico arrecadado com a própria comunidade brasileira de SFV.

Destaques do ano: Liga Brasileira de SFV (2º), Final Round 2018 (33º), Capcom Pro Tour LATAM Sul Online #1 (9º), King of the Diamond (1º), Razer Fighting League (1º - etapas 1 e 4), Coringa Pro Tour (2º) e The Fight 2018 (9º).

Diego "Dark" Lins

"Dark" tem sido presença constante nas maiores competições de SFV — Foto: Reprodução/Capcom Pro Tour "Dark" tem sido presença constante nas maiores competições de SFV — Foto: Reprodução/Capcom Pro Tour

"Dark" tem sido presença constante nas maiores competições de SFV — Foto: Reprodução/Capcom Pro Tour

Personagens favoritos: Birdie, Urien, Alex

Equipe: Umbrella

Dark é um dos grandes nomes da cena carioca de SFV e presença garantida nos circuitos Fight in Rio, uma das iniciativas para o mundo competitivo do game no Brasil. A grande vantagem deste jogador é a sua capacidade de trocar de personagens e se adaptar as diferentes match-ups que se depara nos torneios de alto nível.

Destaques do ano: Shadow Blitz (3º), Circuito Fight in Rio (3º - etapas 2 e 3), King of the Diamond (5º), Capcom Pro Tour LATAM Sul Online #1 (5º), Coringa Pro Tour (5º) e The Fight 2018 (7º).

Leonne "Pre3da" Batista

"Pre3da" possui o Urien mais forte do Brasil em SFV — Foto: Reprodução/Twitter Pr3da "Pre3da" possui o Urien mais forte do Brasil em SFV — Foto: Reprodução/Twitter Pr3da

"Pre3da" possui o Urien mais forte do Brasil em SFV — Foto: Reprodução/Twitter Pr3da

Personagem favorito: Urien

Equipe: AA Games Pro Team

Este jogador mineiro ficou muito mais conhecido depois que conquistou a Last Chance Qualifier para as finais regionais da América Latina no fim de 2017. Desde então, ele é presença garantida em muitos torneios na cena brasileira. O atleta tem disputado de igual para igual com DidimoKOF a liderança da Razer Fighting League, que ocorre entre os meses de maio a julho.

Destaques do ano: Shadow Blitz (5º), Capcom Pro Tour LATAM Sul Online #1 (7º) e Razer Fighting League Etapa 2 (1º).

Elton "HKDash" Bego

"HKDash" vem conquistando seus melhores resultados em SFV neste ano — Foto: Reprodução/Capcom Pro Tour "HKDash" vem conquistando seus melhores resultados em SFV neste ano — Foto: Reprodução/Capcom Pro Tour

"HKDash" vem conquistando seus melhores resultados em SFV neste ano — Foto: Reprodução/Capcom Pro Tour

Personagem favorito: M.Bison

Equipe: Furia

HKDash tornou-se nome constante nos Top 8 das competições do game e este tem sido o melhor ano para o jogador da Furia. Com poderosos combos e domínio de espaço nas lutas com o seu Bison, Elton foi capaz de conquistar reconhecimento internacional com duas atuações em eventos da Capcom Pro Tour, além de dominar o circuito paulista Rise Up.

Ele fez a final do The Fight 2018, evento realizado em Bogotá no último domingo (10) contra o Guile do dominicano Cristhoper "Caba" Rodriguez, um dos companheiros de time do atual campeão da Capcom Cup. Mas, antes disso, o atleta derrotou jogadores como o chinês Jiewa e o próprio MenaRD como total prova de seu alto nível como profissional.

Destaques do ano: Shadow Blitz (4º), Circuito Rise Up (1º lugar - etapas 1 e 2), Capcom Pro Tour LATAM Sul Online #1 (2º), Coringa Pro Tour (3º) e The Fight 2018 (2º).

Thomas "Brolynho" Proença

"Brolynho" é o maior nome brasileiro em competições internacionais de SFV — Foto: Divulgação/ELEAGUE "Brolynho" é o maior nome brasileiro em competições internacionais de SFV — Foto: Divulgação/ELEAGUE

"Brolynho" é o maior nome brasileiro em competições internacionais de SFV — Foto: Divulgação/ELEAGUE

Personagem favorito: Necalli

Equipe: Flipsid3 Tactics

Qualquer lista que mencione os melhores do Brasil tem que passar por Thomas. Com o seu Necalli, ele praticamente venceu todas as competições que disputou no Brasil e ainda correu para as disputas internacionais dos eventos regionais da CPT para a América Latina como o Game Over (em Santo Domingo) e o The Fight (em Bogotá).

Na República Dominicana, Brolynho venceu nomes como Justin Wong, Caba e outros destaques da América Central. Já na Colômbia, ele ficou em nono em um evento que ainda contou com a presença de outros três brasileiros: HKDash, DidimoKOF e Dark. Como prova de seu prestígio na cena mundial, é o único brasileiro convidado para a ELEAGUE 2018.

Destaques do ano: Shadow Blitz 2018 (1º), Circuito Fight in Rio (1º - etapas 1 e 2), Game Over 2018 (3º), Capcom Pro Tour LATAM Sul Online #1 (1º), Razer Fighting League (2º - etapa 2) e The Fight 2018 (9º).

Próximas competições para os brasileiros

A lista de campeões pode ficar bem maior daqui em diante. Há mais uma etapa online da CPT dedicada aos jogadores da América do Sul, bem como o Fight in Rio, o Treta Championship, o JAM Festival e as finais regionais da América Latina – ambos realizados em solo nacional. Por isso, confira o calendário de competições de Street Fighter V que interessa aos listados acima:

  • Razer Fighting League: 13/06 à 04/07 (etapas 5 a 8) - online
  • ELEAGUE Invitational Grupo C (com Brolynho): 15 de junho - EUA
  • Fight in Rio (CPT): 21 e 22 de junho - Rio de Janeiro, RJ
  • Evolution Championship Series 2018: 3 a 5 de agosto - EUA
  • Battle Coliseum: 11 de agosto - São Paulo
  • Furia Tica (CPT): 11 de agosto - Costa Rica
  • Lima Salty (CPT): 18 de agosto - Peru
  • Capcom Pro Tour Online LATAM Sul #2: 25 de agosto - online
  • First Attack (CPT): 1 e 2 de setembro - Porto Rico
  • Treta Championship (CPT): 7 a 9 de setembro - Curitiba, PR
  • Never Give Up (CPT): 22 e 23 de setembro - Chile
  • Fighting Fest (CPT): 29 e 30 de setembro - República Dominicana
  • Thunderstruck VI (CPT): 6 e 7 de outubro - México
  • Buenos Aires True Salt (CPT): 13 e 14 de outubro - Argentina
  • JAM Festival (CPT): 19 a 21 de outubro - Brasília, DF
  • Finais regionais LATAM (CPT): 2 a 4 de novembro - São Paulo, SP
  • Capcom Cup 2018 (CPT): dezembro - data e local a serem definidos

Espere por grandes atuações do já mencionado Keoma, dos veteranos Cristiano "BabyBrasil" Ferreira (F.A.N.G) e Fabio "Fabinho" Ruzycki (Zangief). Além disso, marcam presença Elton "Shingolex" Cássio (com Balrog) e os prodígios Andrei "Darkside" Nobre (Karin) e Felipe "Destroyer" Barbosa, que é conhecido por ser "o melhor Nash do Brasil".

Qual o seu jogo de luta preferido? Comente no Fórum do TechTudo!

Mais do TechTudo