Redes sociais

Por Raquel Freire, para o TechTudo


O WhatsApp Business no PC tem funções que podem economizar muito tempo no trabalho. A versão web do mensageiro permite enviar documentos, conversar com clientes, organizar mensagens prioritárias e outros recursos mais. Usando a versão web do app, você não precisa pegar no celular para resolver nenhuma tarefa vinda dos seus contatos profissionais do WhatsApp.

Para quem usa a versão para negócios do aplicativo, este guia traz cinco ideias para aproveitar melhor os recursos do WhatsApp Business no desktop ou notebook e melhorar sua loja ou outro estabelecimento. Vale lembrar que o app comercial, por enquanto, só pode ser usado se estiver conectado a um celular Android.

WhatsApp Web: tudo sobre a versão para PC do mensageiro

WhatsApp Web: tudo sobre a versão para PC do mensageiro

1. Envie orçamentos

O WhatsApp Web suporta envio de vários formatos de arquivo, incluindo planilhas, documentos de texto e PDFs. Essa capacidade facilita muito o dia a dia, pois você consegue entregar orçamentos, comprovantes e tabelas de custos que estão no computador, sem precisar transferir o documento para o celular ou ter que solicitar o e-mail do cliente, fornecedor ou parceiro de trabalho.

Para fazer isso na versão web, abra o chat e clique no ícone de anexo, que estará no canto superior direito da tela. Depois, selecione a opção "Documento" e carregue o arquivo desejado. Assim como no app para celular, o WhatsApp Web permite mandar vários documentos de uma só vez, basta adicioná-los antes de pressionar o botão de envio.

Envie planilhas e documentos para seus contatos profissionais pelo WhastApp Web  — Foto: Reprodução/Raquel Freire Envie planilhas e documentos para seus contatos profissionais pelo WhastApp Web  — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Envie planilhas e documentos para seus contatos profissionais pelo WhastApp Web — Foto: Reprodução/Raquel Freire

2. Crie um grupo para cada equipe

Ao conectar o PC com o WhatsApp Business, a plataforma web carrega todos os contatos do aplicativo para celular. Isso significa que você pode criar grupos a partir do navegador, o que facilita bastante na hora de se comunicar com sua equipe de trabalho. Uma dica interessante é criar um grupo para cada setor, caso sua empresa tenha vários funcionários, e deixar um grupo geral apenas para comunicados que afetem a todos.

Para criar um chat coletivo, clique nos três pontinhos localizados na lateral esquerda e selecione "Novo grupo". Depois, localize os contatos que quiser adicionar ao grupo, clicando sobre eles para selecioná-los. Dê um nome ao grupo, adicione uma imagem se quiser, e aperte o botão verde de check para concluir a criação.

Crie um chat do WhatsApp Business com sua equipe de trabalho a partir do PC — Foto: Reprodução/Raquel Freire Crie um chat do WhatsApp Business com sua equipe de trabalho a partir do PC — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Crie um chat do WhatsApp Business com sua equipe de trabalho a partir do PC — Foto: Reprodução/Raquel Freire

3. Destaque mensagens importantes

Você pode favoritar uma mensagem para indicar uma pendência. Toda vez que um contato profissional solictar algo e você não puder atender imediatamente, clique na seta ao lado do texto e escolha a opção "Marcar mensagem". Assim que tiver tempo livre, clique nos três pontinhos do menu principal do WhatsApp Web e selecione "Marcadas". Dessa forma, você conseguirá ver em um só lugar todas as conversas que demandem alguma ação da sua parte, evitando perder prazos com clientes e parceiros.

Marque mensagens de pendências como favoritas para vê-las depois no WhatsApp Web — Foto: Reprodução/Raquel Freire Marque mensagens de pendências como favoritas para vê-las depois no WhatsApp Web — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Marque mensagens de pendências como favoritas para vê-las depois no WhatsApp Web — Foto: Reprodução/Raquel Freire

4. Arquive as conversas antigas

Outra funcionalidade que ajuda bastante na organização é o arquivamento de conversas. Ela é uma boa solução para quando você já finalizou um trabalho e não deve voltar a se comunicar com a pessoa tão cedo, permitindo limpar a lista de chats sem excluir de vez a conversação.

Para isso, clique na setinha da conversa correspondente, na barra lateral à esquerda, e selecione "Arquivar conversa". Caso queira retomar a comunicação, vá no menu principal dos três pontinhos e entre em "Arquivadas". Todos os bate-papos arquivados estarão disponíveis e poderão ser restaurados.

Arquivamento de mensagens na versão web do WhatsApp Business — Foto: Reprodução/Raquel Freire Arquivamento de mensagens na versão web do WhatsApp Business — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Arquivamento de mensagens na versão web do WhatsApp Business — Foto: Reprodução/Raquel Freire

5. Veja todas as mídias trocadas com seus clientes

Se você já está há muito tempo conversando com um cliente, fornecedor ou parceiro de trabalho, pode ser difícil encontrar arquivos e links trocados no meio da conversa longa. Felizmente você consegue localizar todos esses conteúdos em um só lugar, organizadas entre mídias, documentos e links. A função pode ser usada para comprovar o envio de um documento, encaminhar para outros contatos ou até reenviar para o mesmo destinatário.

Pressione o botão de três pontos da conversa e selecione "Dados do contato", para chats individuais, ou "Dados do grupo", para os coletivos. Em seguida, assinale "Arquivos de mídia, links e documentos". Cada um desses três tipos de conteúdo estará organizado em uma aba.

Documentos trocados com contato do WhatsApp Business na versão web do mensageiro — Foto: Reprodução/Raquel Freire Documentos trocados com contato do WhatsApp Business na versão web do mensageiro — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Documentos trocados com contato do WhatsApp Business na versão web do mensageiro — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Mais do TechTudo