Chega de chatice: dicas para se livrar de gente inconveniente no WhatsApp

Edição para Android tem funções para fugir de pessoas desagradáveis.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Isabela Giantomaso, para o TechTudo

Com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos e 60 bilhões de mensagens enviadas todos os dias, o WhatsApp pode facilitar conversas por texto, vídeo e áudio sem que os participantes precisem configurar o aplicativo de alguma forma especial. No entanto, quando se trata de gente inconveniente, é necessário usar alguns recursos extras do para acabar com a chatice.

Entre as opções mais populares estão silenciar contatos e desativar o “Visto por último” para que ninguém saiba quando esteve online, além de outros recursos. A seguir, confira seis dicas para se livrar de pessoas inconvenientes no WhatsApp. Os procedimentos abaixo foram realizados em um Samsung Galaxy S7, com Android N (7.0) e versão 2.18.203 do app, mas também estão disponíveis para iPhone (iOS).

Descubra como ficar livre de amigos e grupos inconvenientes no WhatsApp com seis dicas simples (Foto: Ana Marques/TechTudo) Descubra como ficar livre de amigos e grupos inconvenientes no WhatsApp com seis dicas simples (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Descubra como ficar livre de amigos e grupos inconvenientes no WhatsApp com seis dicas simples (Foto: Ana Marques/TechTudo)

1. Silenciar contatos

A principal forma de fugir de amigos chatos no WhatsApp é silenciando contatos e grupos. O recurso é simples e pode ser configurado para oito horas, uma semana ou um ano. Além disso, é possível definir se deseja exibir notificações (ou não) quando receber mensagens na conversa.

Para ativar a função, selecione, na tela de conversas, os contatos ou grupos que deseja silenciar. É possível realizar a ação com mais de uma pessoa de uma só vez. Após definir todos, clique no ícone de Mute, indicado por um megafone com um risco no topo da tela. Depois defina o tempo para manter o silêncio e confirme em “OK”.

Para silenciar contatos clique no megafone no topo da tela e defina o tempo de silência (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso) Para silenciar contatos clique no megafone no topo da tela e defina o tempo de silência (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Para silenciar contatos clique no megafone no topo da tela e defina o tempo de silência (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

2. Sair de vários grupos ao mesmo tempo

Outra opção para quem quer fugir de perturbações no mensageiro é sair de vários grupos ao mesmo tempo. Assim, você pode acabar com todo o transtorno de forma simples e rápida. Da mesma maneira que o tópico anterior, selecione todos os grupos que deseja sair. Depois, toque no menu superior indicado por “...”, no canto direito da tela, e confirme o processo em “Sair dos Grupos” e “Sair”.

Selecione quantos grupos quiser e, no menu, clique em "Sair dos grupos" (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso) Selecione quantos grupos quiser e, no menu, clique em "Sair dos grupos" (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Selecione quantos grupos quiser e, no menu, clique em "Sair dos grupos" (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

3. Marcar todas as conversas como lidas

Caso esteja com muitas mensagens recebidas e não lidas, as notificações começam a te incomodar. Uma forma de resolver o problema é marcar todas as conversas como lidas. Dessa maneira, você acaba com os números inconvenientes informados pelo aplicativo e fica tranquilo para usar o smartphone sem alertas.

Assim como nas dicas anteriores, selecione todas as conversas não lidas, toque no menu no canto superior direito indicado por “...” e vá em “Marcar como lida”. Automaticamente o WhatsApp vai interpretar que todas as mensagens já foram abertas, dando fim às notificações incômodas.

Selecione todas as conversas lidas e clique em "Marcar como lida" para retirar notificações (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso) Selecione todas as conversas lidas e clique em "Marcar como lida" para retirar notificações (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Selecione todas as conversas lidas e clique em "Marcar como lida" para retirar notificações (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

4. Configurar prioridade das notificações

Para estabelecer uma hierarquia nas notificações, o WhatsApp também permite configurar a prioridade das mensagens recebidas no aplicativo. Por padrão, o mensageiro envia todos os alertas de qualquer conversa para o topo da tela do smartphone, definindo como alta prioridade. No entanto, é possível desativar a função para amigos e também para grupos, fazendo com que outros apps ocupem a parte superior.

No menu indicado no topo direito da tela pelo ícone “...”, acesse “Configurações” → “Notificações” → “Usar notificações de alta prioridade”. A opção está disponível para desativar tanto em “Notificações de mensagem” como em “Notificações de grupo”, caso queira restringir apenas para determinada categoria de conversas.

Em "Configurações", vá em "Notificações" e determine a prioridade das mensagens (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso) Em "Configurações", vá em "Notificações" e determine a prioridade das mensagens (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Em "Configurações", vá em "Notificações" e determine a prioridade das mensagens (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Caso queira desativar a alta prioridade para todas as mensagens e ativar apenas para um grupo ou pessoa específica, também é possível realizar a configuração. Para isso, vá na conversa e clique no nome do contato, na parte superior. Depois toque em “Notificações personalizadas” → “Personalizar” → “Usar notificações de alta prioridade”.

Também é possível definir prioridade individual em conversas e grupos (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso) Também é possível definir prioridade individual em conversas e grupos (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Também é possível definir prioridade individual em conversas e grupos (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

5. Restringir o envio de mensagens em grupos

A função de administrador de grupo do WhatsApp oferece alguns privilégios. Um deles é o de restringir o envio de mensagens de todos os participantes da conversa. Dessa forma, caso a conversa tenha um propósito profissional, como enviar alertas, é possível evitar que qualquer pessoa mande fotos ou textos desnecessários, fazendo com que apenas você fale no chat.

A função, uma das mais recentes do mensageiro, é ajustável a partir do grupo em que você já é admin. Para isso, toque no topo da tela para acessar o menu da conversa, desça até “Configurações do grupo” e siga para “Enviar mensagens” → “Somente admins” → “OK”. Assim como os demais processos, esse também pode ser desativado quando quiser.

Em "Configurações do grupo" ative função para que apenas você envie mensagens (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso) Em "Configurações do grupo" ative função para que apenas você envie mensagens (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Em "Configurações do grupo" ative função para que apenas você envie mensagens (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

6. Desativar o “Visto por último”

A última dica, mas não menos importante, é talvez a função mais utilizada para fugir de pessoas inconvenientes no WhatsApp. Ao desativar o “Visto por último” no mensageiro, outros usuários ficam impossibilitados de saber quando você esteve online no app — o que evita que reclamem quando está demorando para responder, por exemplo.

Para desativar a informação, vá em “Configurações” → “Conta” → “Privacidade” → “Visto por último”. Há opções para definir se todos podem visualizar seus dados pessoais de data e horário em que visualizou o app; apenas seus contatos; ou ninguém. É só escolher uma delas e aproveitar.

Ao desativar "Visto por último" amigos deixam de ver quando você esteve online no app (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso) Ao desativar "Visto por último" amigos deixam de ver quando você esteve online no app (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Ao desativar "Visto por último" amigos deixam de ver quando você esteve online no app (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

Como ficar invisível no WhatsApp Web e esconder o status online

Como ficar invisível no WhatsApp Web e esconder o status online

MAIS DO TechTudo