Por Carolina Ribeiro, para o TechTudo


O Instagram, Pinterest, Tumblr, We Heart It e Fotolog são redes sociais voltadas exclusivamente para fotos. Muitas publicações desses sites podem servir de inspiração para imagens próprias dos usuários, como o uso de filtros, efeitos, iluminação, pose e local, entre outros. Com isso, você pode deixar a sua foto ainda mais estilosa e interessante para aumentar o número de seguidores. Esses sites também oferecem a opção de buscar inspiração de fotos de uma forma mais prática.

Basta usar as ferramentas de pesquisa para buscar imagens populares e encontrar tendências de acordo com temas do seu interesse — como viagem, animais, cinema, comida, decoração, entre outros. As plataformas estão disponíveis na versão web no PC e para celular Android ou iPhone (iOS), exceto pelo Fotolog, que não conta com app para o celular da Apple. Confira a seguir os sites usados para encontrar boas ideias em fotos.

Plataformas focadas em imagens servem de inspiração para fotos dos usuários — Foto: Barbara Mannara/TechTudo Plataformas focadas em imagens servem de inspiração para fotos dos usuários — Foto: Barbara Mannara/TechTudo

Plataformas focadas em imagens servem de inspiração para fotos dos usuários — Foto: Barbara Mannara/TechTudo

1. Instagram

O Instagram é uma das principais fontes para fotógrafos amadores e profissioanis. Para acompanhar referências em seu Feed, há a opção de seguir perfis de pessoas públicas, marcas e influenciadores digitais. Outra dica é pesquisar hashtags populares e interessantes para conhecer as imagens que fazem sucesso na rede. Além disso, o usuário pode buscar ideias nas diversas categorias da nova seção “Explorar”.

Instagram é um dos sites para buscar inspiração de fotos  — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo Instagram é um dos sites para buscar inspiração de fotos  — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo

Instagram é um dos sites para buscar inspiração de fotos — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo

2. Pinterest

O Pinterest também está entre as plataformas de imagens mais "inspiradoras" que existem. No site, o usuário encontra diversos “Pins” que podem trazer boas ideias para as suas fotos. Para buscar referências na rede social, basta ir até a seção “Explorar” e pesquisar os temas em que têm mais interesse.

A criação de pastas, conhecida como “Pinboards”, é uma forma de guardar inspirações de imagens. O usuário pode fazer pastas para cada assunto e adicionar fotos de outros usuários. Outra ferramenta útil é o “Seguindo”, um feed que mostra imagens de quem o usuário segue.

Pinterest serve de referência para fotos — Foto: Divulgação/Pinterest Pinterest serve de referência para fotos — Foto: Divulgação/Pinterest

Pinterest serve de referência para fotos — Foto: Divulgação/Pinterest

3. Tumblr

O Tumblr é outra rede social que inspira pessoas com suas fotos. O site, que mistura blog e imagem, se popularizou com as "Fotos estilo Tumblr": pessoas que copiam cabelo, maquiagem e poses de blogueiras.

Assim como os demais sites focados em imagem, o Tumblr também facilita a procura por fotos inspiradoras em categorias. Além disso, os usuários podem seguir outras pessoas para receber no Feed novas ideias para imagens.

Tumblr serve de inspiração para usuários que buscam referências em fotos — Foto: Reprodução/Tumblr Tumblr serve de inspiração para usuários que buscam referências em fotos — Foto: Reprodução/Tumblr

Tumblr serve de inspiração para usuários que buscam referências em fotos — Foto: Reprodução/Tumblr

4. We Heart It

O We Heart It tem um acervo grande de fotos para o usuário utilizar como referência. Na seção "Canais", estão diversas categorias para buscar imagens inspiradoras. Além disso, é possível seguir pessoas e ficar por dentro de ideias para fotos. Um destaque do site é a opção de achar fotos populares mais recentes ou de um dia específico, o que torna mais fácil acompanhar as tendências e aplicá-las nas suas próprias imagens.

We Heart It tem acervo grande para quem busca referências em fotos — Foto: Reprodução/We Heart It We Heart It tem acervo grande para quem busca referências em fotos — Foto: Reprodução/We Heart It

We Heart It tem acervo grande para quem busca referências em fotos — Foto: Reprodução/We Heart It

5. Fotolog

O Fotolog, famosa rede social de fotos lançada em 2002, "está de volta". Diferente dos demais sites, o Fotolog permite publicar somente uma imagem por dia, assim como era no passado. Em "Diário", é possível visualizar o Feed com os posts das pessoas que o usuário segue para acompanhar tendências e servir como inspiração de foto no futuro.

Fotolog é uma das redes sociais para buscar inspiração de fotos  — Foto: Divulgação/Fotolog Fotolog é uma das redes sociais para buscar inspiração de fotos  — Foto: Divulgação/Fotolog

Fotolog é uma das redes sociais para buscar inspiração de fotos — Foto: Divulgação/Fotolog

Como recuperar fotos danificadas? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Como baixar fotos e vídeos do Instagram no Android, iPhone (iOS) ou na Web

Como baixar fotos e vídeos do Instagram no Android, iPhone (iOS) ou na Web

Mais do TechTudo