Navegadores

Por Isabela Cabral, para o TechTudo


Quem nunca tentou acessar um site e se deparou com o aviso “Error 404 Not Found”? O problema é comum e até motivou web designers a criarem páginas de erro bem criativas. Além do 404, que basicamente indica que o endereço buscado não existe, há várias outras mensagens de problema online.

Essas falhas são descritas por códigos de status formados por três dígitos, que nem sempre apontam problemas. O primeiro dígito marca a classe do código. Aqueles que começam com 4 ou 5 são os erros que vemos — enquanto 1, 2 e 3 são para outros tipos de códigos. Os “4xx” representam falhas do cliente e os “5xx” mostram obstáculos no servidor. Saiba o exato significado desse e outros erros de HTML recorrentes na navegação pela Internet na lista a seguir.

Erro 400 aponta problema de comunicação entre o servidor e o cliente — Foto: Reprodução

404 - Not Found

A falha mais conhecida aparece quando a URL pesquisada não corresponde a página alguma. Isso normalmente acontece quando o usuário clica em um link quebrado ou quando o site altera a localização de um conteúdo sem corrigir os links de redirecionamento. Digitar incorretamente o endereço também é uma causa comum desse erro.

400 - Bad Request

Este erro se deve à falta de entendimento entre o servidor e o cliente. Em geral, o navegador envia dados que não respeitam as regras do protocolo HTTP e o servidor fica sem saber como processar a solicitação. Essa sintaxe malformada pode acontecer por alguma fragilidade da parte do usuário, como um sistema operacional desprotegido, uma conexão instável, um defeito no browser ou um problema de cache.

401 - Authorization Required

Trata-se de uma questão de autorização de acesso. Se o usuário tentar acessar uma página protegida por senha sem fornecer as credenciais corretas, será redirecionado ao aviso de erro 401. Quando se tem os dados de login, não há problemas.

403 - Forbidden

Semelhante ao anterior, o código 403 sinaliza que você não tem permissão para ver determinada página. Aqui, porém, o servidor entende a solicitação e sabe quem está tentando o acesso, porém se recusa a liberar a passagem. Provavelmente porque o conteúdo é privado e só pode ser acessado por meio do administrador do site, mas não pela estrutura de diretórios de arquivos.

408 - Request Time-Out

Quando a solicitação do cliente demora muito, o servidor expira, encerra a conexão e exibe o erro 408. Ou seja, isso quer dizer que o servidor não recebeu um pedido completo dentro do tempo esperado. Falhas desse tipo, quando frequentes, podem ocorrer por conta de uma carga de trabalho muito pesada tanto do lado do servidor quanto do cliente. O motivo, no entanto, pode ser apenas uma diminuição temporária na velocidade da Internet.

Código 502 representa falha na conexão entre servidores — Foto: Reprodução

500 - Internal Server Error

Indica que o servidor encontrou uma condição inesperada que o impediu de atender a solicitação do cliente. É um erro interno do servidor, mas o código 500 é genérico. Ele aparece quando outras falhas de servidor mais específicas não fariam sentido. Apesar de o problema não partir do usuário, ele pode tentar algumas soluções, como recarregar a página, limpar o cache, apagar os cookies ou reiniciar o navegador.

502 - Bad Gateway

Este erro representa uma anomalia de comunicação entre dois servidores. Às vezes, um servidor atua como intermediário entre o cliente e um servidor superior, como no caso de um acesso por proxy, por exemplo. Um Bad Gateway se deve a uma resposta inválida enviada pelo servidor que está mais acima na hierarquia. Ele pode estar fora do ar, mas a razão mais comum é uma discordância de protocolos para a troca de dados entre os servidores.

504 - Gateway Time-Out

A falha 404 se parece por um lado com a 408 e, por outro, com a 502. Mais uma vez, a questão é a comunicação entre um servidor e outro, superior. Neste caso, há uma espera muito prolongada por parte do primeiro e, sem saber o que fazer, ele corta a conexão. Apenas quem tem acesso à rede pode resolver o problema.

Como desbloquear pop-ups no Google Chrome

Como desbloquear pop-ups no Google Chrome

Mais do TechTudo