Celulares

Por Caroline Parreiras, para o TechTudo


Lançado há quase dois anos, o iPhone 7 ainda é um celular com especificações atuais quando comparado com modelos mais recentes, como o iPhone 8. Os dois têm tela do mesmo tamanho (4,7") e mesma resolução (1334 × 750 pixels), além de outros pontos em comum, como a câmera e o design.

Para quem tem um iPhone 7 e está pensando em trocar pelo smartphone mais recente da Apple, o TechTudo reuniu seis bons motivos para não se desfazer do aparelho. Ao menos por enquanto, até que o hardware do modelo fique realmente desafado.

Review do iPhone 7: analisamos o lançamento da Apple para 2016

Review do iPhone 7: analisamos o lançamento da Apple para 2016

1. Câmera mudou pouco no iPhone 8

A câmera costuma ser um ponto de destaque nos aparelhos da Apple. Fato é que, desde o iPhone 7, ela não passou por mudanças significativas. Ou seja, não é necessário trocar de aparelho para fazer fotos excepcionalmente melhores.

Assim como o iPhone 8, o iPhone 7 tem câmera traseira de 12 megapixels e abertura f/1.8 com estabilização ótica e captura de imagens animadas (Live Photos). A gravação de vídeos também é 4K em ambos os modelos, com a diferença de 30 quadros por segundo (fps) no iPhone 7, enquanto o iPhone 8 conta com opções de 24 fps e 60 fps.

Na câmera frontal, as especificações também se repetem no modelo mais recente e no iPhone 7: sensor de 7 megapixels e abertura f/2.2 com Live Photos e flash Retina (digital).

Câmera do iPhone 7 tem 12 megapixels, assim como iPhone 8 — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Câmera do iPhone 7 tem 12 megapixels, assim como iPhone 8 — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Câmera do iPhone 7 tem 12 megapixels, assim como iPhone 8 — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

2. iOS atualizado e prestes a receber versão 12

O iPhone 7 originalmente era vendido com o iOS 10 instalado de fábrica. Quem tem o aparelho vai poder usar a versão mais recente, o iOS 12, anunciado recentemente e com previsão de lançamento em setembro.

O sistema traz melhorias na Siri e no modo Não Perturbe, além de ter funções como o agrupamento de notificações e um aplicativo para medir objetos através por meio da câmera.

Modo Não Perturbe tem melhorias no iOS 12, disponível para iPhone 7 — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Modo Não Perturbe tem melhorias no iOS 12, disponível para iPhone 7 — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Modo Não Perturbe tem melhorias no iOS 12, disponível para iPhone 7 — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

3. Resistência à água

O iPhone 7 foi o primeiro aparelho da linha a contar com proteção contra água (IP67), algo que vinha sendo bastante requisitado, já que aparelhos concorrentes, como o Galaxy S7, contavam com a característica. Os sucessores iPhone 8 e iPhone X seguiram a mesma linha e também têm proteção contra água.

4. 3D Touch com atalhos rápidos

O 3D Touch é outra especificação presente no iPhone e nas demais atualizações aparelho. O recurso oferece diferentes ações para um mesmo ícone ou aplicativo, dependendo da intensidade do toque na tela sensível ao toque.

Com isso, oferece atalhos rápidos, como o de ajuste de volume. Os recursos vêm sendo aprimorados e adicionados a cada atualização do sistema iOS. Aplicativos famosos contam com funções exclusivas para o 3D Touch, como o Instagram, Facebook e o WhatsApp.

5. Design semelhante ao do iPhone 8

Um ponto que chama a atenção é o design do iPhone 7, que se mostra bastante atual por ser semelhante ao do iPhone 8. O primeiro traz 138,3 mm x 67,1 mm 7,1 mm e pesa 138 g, enquanto no segundo as dimensões são 138,4 x 67,3 x 7,3 mm e 148 g.

A principal diferença está no material empregado na construção dos telefones: alumínio no iPhone 7 e vidro no iPhone 8. A novidade na geração mais recente permitiu à Apple adicionar recarga sem fio. A tecnologia requer acessórios vendidos separadamente.

Visual e dimensões mudaram pouco do iPhone 7 para o iPhone 8 — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Visual e dimensões mudaram pouco do iPhone 7 para o iPhone 8 — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Visual e dimensões mudaram pouco do iPhone 7 para o iPhone 8 — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

6. Áudio estéreo

Demorou para as fabricantes de celular começarem a dar mais atenção ao áudio de seus smartphones. Foi só no iPhone 7 que a Apple inseriu falantes estéreos (um na parte superior e outro na inferior), repetindo a especificação também nos modelos mais recentes. Nos testes feitos pelo TechTudo, a mudança fez diferença na hora de ouvir músicas ou assistir a vídeos, em comparação com o iPhone 6S.

iPhone 7 tem áudio estéreo — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo iPhone 7 tem áudio estéreo — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

iPhone 7 tem áudio estéreo — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Mais do TechTudo