Sem preocupação: confira ações que podem ser automatizadas no Android

Confira uma série de recursos que o próprio sistema ativa para você.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Taysa Coelho, Para o TechTudo

O Android O conta com uma série funcionalidades que podem ser automatizadas, ou seja, configuradas para que funcionem sem que o usuário precise ativá-las sempre. Sendo assim, ninguém mais precisa se preocupar em ajustar a luminosidade da tela, ativar o modo “Não Perturbe” - a cada vez que entrar em uma reunião - ou armazenar apps e dados do smartphone na nuvem, por exemplo.

Confira a seguir sete recursos que o sistema é capaz de executar sozinho para não esquentar mais a cabeça com eles. Os processos foram realizados em um Moto Z2 Play equipado com Android 8.0.

Android Oreo permite fazer cópia de segurança de informações do sistema (Foto: Bruno de Blasi/TechTudo) Android Oreo permite fazer cópia de segurança de informações do sistema (Foto: Bruno de Blasi/TechTudo)

Android Oreo permite fazer cópia de segurança de informações do sistema (Foto: Bruno de Blasi/TechTudo)

1. Atualizações automáticas dos apps Google Play

Para evitar que seus usuários fiquem com os aplicativos desatualizados, a loja Google Play apresenta uma funcionalidade que garante a atualização automática dos programas baixados. Assim, não é necessário fazer os uploads manualmente e você pode receber novas funcionalidades e correções feitas nos softwares regularmente.

Automatizando as atualizações de apps no Google Play (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Automatizando as atualizações de apps no Google Play (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Automatizando as atualizações de apps no Google Play (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Para ativar o recurso, basta acessar o Google Play e seguir o caminho: ícone de três linhas situado no canto superior direito → Configurações → Atualizar apps automaticamente → Só atualizar apps automaticamente por Wi-Fi. Essa última opção pode ser acionada para evitar gastar o pacote de dados móveis.

2. Escaneamento do Google Play Protect

O Google Play Protect é um recurso de escaneamento que procurar assegurar que o smartphone dos usuários fique livre de softwares maliciosos. É possível fazer a varredura manualmente ou configurar para que ela ocorra automaticamente. Para isso, é só seguir os passos: abrir Google Play → ícone de três linhas situado no canto superior direito → Play Protect → ativar chave da opção “Verificar ameaças de segurança”.

Google Play Protect pode escanear apps automaticamente (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Google Play Protect pode escanear apps automaticamente (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Google Play Protect pode escanear apps automaticamente (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

3. Brilho adaptável à luminosidade do ambiente

Dentro das configurações de tela do Android, os usuários podem ativar o modo de brilho adaptável, que ajusta a luminosidade de acordo com a luz ambiente. Assim, deixa de ser necessário a correção da iluminação do display sempre que for dormir e ter que voltar à maneira inicial ao despertar. O smartphone fará isso sozinho para você. A seguir, os passos para ligar a função: Configurar → Tela → ativar chave do item "Brilho adaptável".

Brilho no Android se ajusta automaticamente de acordo com a luz ambiente (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Brilho no Android se ajusta automaticamente de acordo com a luz ambiente (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Brilho no Android se ajusta automaticamente de acordo com a luz ambiente (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

4. Gerenciador de armazenamento

Com a atualização para o Android Oreo, os usuários ganharam um gerenciador de armazenamento que é um verdadeiro aliado para evitar que o aparelho tenha a memória cheia de arquivos inúteis. Ao ativar a função, é possível definir para que o sistema exclua fotos e vídeos com mais de 30, 60 ou 90 dias na galeria do smartphone. Para ativar, acesse: Configurar → Armazenamento → ative a chave “Gerenciador de armazenamento” → depois de ativada, toque em “Gerenciador de armazenamento” → vá em “Remover fotos e vídeos” e selecione o número de dias desejado.

Gerenciador de armazenamento no Android Oreo (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Gerenciador de armazenamento no Android Oreo (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Gerenciador de armazenamento no Android Oreo (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

5. Agendamento do modo Não perturbe

O modo “Não perturbe” do Android é capaz de bloquear todos os sons e vibrações (ou somente aqueles predefinidos) do aparelho quando desejado. Sua ativação pode ser feita manualmente ou programada. O sistema permite agendar para que a funcionalidade seja ligada sempre em determinados dias e horários ou de acordo com eventos confirmados na agenda do Google. Para acessar essas opções vá em: Configurar → Som →Preferências de “Não perturbe” → criar uma regra automática.

Modo não perturbe do Android também pode ser agendado (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Modo não perturbe do Android também pode ser agendado (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Modo não perturbe do Android também pode ser agendado (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

6. Backup automático no Drive

Os usuários do Android não precisam se preocupar em perder contatos, apps instalados, SMS, configurações ou histórico de chamadas caso troquem de aparelho. O sistema conta com uma funcionalidade de backup automático, que salva todos esses dados no Drive. Ao mudar de smartphone, basta conectar-se à mesma conta do Google para que as informações migrem para o dispositivo novo. Para ativar o recurso, siga os passos: Configurar → Google → Cópia de segurança → Ative a chave “Fazer backup no Google Drive”.

Backup automático de dados do Android no Drive (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Backup automático de dados do Android no Drive (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Backup automático de dados do Android no Drive (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

7. Desbloqueio ao chegar em um local seguro

O sistema móvel do Google oferece uma facilidade que permite manter o smartphone desbloqueado em lugares determinados pelos usuários como seguros. O recurso é prático principalmente para aparelhos sem leitor de impressão digital, que sempre exigem inserir um pin ou desenhar o padrão de segurança, que quando digitados incorretamente podem acabar atrasando o acesso aos apps desejados.

Adicionando lugar confiável para desbloqueio do Android (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho) Adicionando lugar confiável para desbloqueio do Android (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Adicionando lugar confiável para desbloqueio do Android (Foto: Reprodução/ Taysa Coelho)

Assim, ao chegar em casa, por exemplo, o dispositivo ficará desbloqueado até que se saia do local. Para usar o recurso, vá em: Configurar → Segurança e localização → Smart Lock → Lugares confiáveis → Adicionar lugar confiável.

Como gravar a tela do celular Android em vídeo

Como gravar a tela do celular Android em vídeo

Android Oreo: chega para quais celulares? Usuários respondem no Fórum TechTudo.

MAIS DO TechTudo