Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Fotos com efeitos vintage estão fazendo sucesso no Instagram. Alguns aplicativos ajudam o usuário a criar imagens com estética dos anos 80 e 90, simulando fotos capturadas em câmeras analógicas ou, ainda, com efeitos de fotos “queimadas”, com iluminação estourada e distorcida.

Outros aplicativos nostálgicos imitam gravações em VHS e fotos Polaroid, famosas na época por serem reveladas instantaneamente. Confira a seguir algumas dicas de aplicativos que levam as fotografias para outras épocas, aplicando filtros retrô.

Veja 10 dicas para deixar suas fotos no Instagram com 'toque especial'

Veja 10 dicas para deixar suas fotos no Instagram com 'toque especial'

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Fotos analógicas

Aplicativo Huji Cam aplica efeitos retrô em fotos — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Aplicativo Huji Cam aplica efeitos retrô em fotos — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Aplicativo Huji Cam aplica efeitos retrô em fotos — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

O aplicativo Huji Cam simula uma câmera analógica na tela do celular. As fotos são capturadas com saturação elevada, configuração comum nas câmeras de filme, e ainda aplica falhas propositais na iluminação, que pode apresentar feixes amarelos ou avermelhados na imagem. As fotografias também exibem uma data fake de captura, inicialmente marcando o ano de 1998, mas que pode ser trocada nas configurações do aplicativo.

Para utilizar o app, o usuário precisa deixar o celular na horizontal, pois Huji Cam exibe um visor minúsculo na tela, tal qual acontecia com os equipamentos do passado. Ainda assim, é possível aumentar o visor para ter uma melhor visualização da foto. Para capturar uma imagem, basta tocar no botão principal. Para visualizar as fotos com os efeitos, é preciso clicar no ícone “Lab”.

Aplicativo Lomograph tem efeitos de câmeras antigas para fotos — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Aplicativo Lomograph tem efeitos de câmeras antigas para fotos — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Aplicativo Lomograph tem efeitos de câmeras antigas para fotos — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Outra opção para capturar fotos nesse estilo é o aplicativo Lomograph, que tem mais filtros retrô que remetem a fotografias antigas, com efeitos granulados e de alta exposição de luminosidade. Também é possível inserir feixes de luz propositais que apresentam outros tons, deixando as fotos azuladas, esverdeadas e amareladas.

Neste aplicativo, o usuário pode aplicar os efeitos em fotos da galeria ou imagens tiradas na hora. O app também aplica datas falsas de captura das fotos. Para utilizar, o usuário precisa escolher entre as opções “Camera” ou “Photo”, para tirar uma foto ou usar um arquivo da galeria. Em seguida, basta escolher entre os filtros do menu inferior da tela.

2. Fotos granuladas

Grain Cam deixa fotos com aspecto granulado, comum em fotografias antigas — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Grain Cam deixa fotos com aspecto granulado, comum em fotografias antigas — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Grain Cam deixa fotos com aspecto granulado, comum em fotografias antigas — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

As câmeras mais antigas não tinham a alta definição dos aparelhos atuais, e apresentavam fotos granuladas e de baixa qualidade de imagem. O aplicativo Grain Cam aplica o efeito de granulação na foto, simulando as fotografias ultrapassadas, deixando-as com estilo retrô.

Para aplicar os efeitos, basta capturar as fotos e tocar nos botões do menu superior da tela. Também é possível escolher o nível de granulação, aplicar filtro em preto e branco ou sépia, além de aumentar ou diminuir a luminosidade da foto.

3. Fotos Polaroid

Aplicativo Instants transforma fotos em Polaroids — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Aplicativo Instants transforma fotos em Polaroids — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Aplicativo Instants transforma fotos em Polaroids — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Com o aplicativo Instants, é possível criar um efeito de foto Polaroid utilizando a câmera do celular ou enviando arquivos da galeria. Existem vários modelos para deixar a foto no estilo, com opções de altura e largura diferentes, entre itens grátis e pagos. É possível escrever um texto que será anexado à foto com uma fonte que simula uma anotação manuscrita, deixando a polaroid ainda mais real. Ao final, é possível mudar a cor da moldura e aplicar efeitos de luz para salvar a imagem no celular ou enviar para redes sociais instaladas no celular.

4. Fita VHS

VHS Cam deixa fotos e vídeos com aparência de filmagem antiga — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes VHS Cam deixa fotos e vídeos com aparência de filmagem antiga — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

VHS Cam deixa fotos e vídeos com aparência de filmagem antiga — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

O aplicativo VHS Cam simula uma filmadora antiga, que gravava as imagens nas fitas VHS. A tela mostra a tradicional imagem com falhas e chuviscos, além dos dados de gravação, como a palavra “play”, um contador do tempo de filmagem e a data e hora, itens comuns nas imagens daquela época e que podem ser configurados manualmente para qualquer dia, mês e ano.

Para utilizar o app, basta clicar na opção “Record”, para criar um vídeo, ou no botão “Photo”, para capturar uma foto com o efeito, simulando um frame de um vídeo antigo. O app tem configurações de luz, filtros e zoom.

5. Molduras

Instagram tem molduras e filtros próprios que deixam fotos com aspecto retrô — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Instagram tem molduras e filtros próprios que deixam fotos com aspecto retrô — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Instagram tem molduras e filtros próprios que deixam fotos com aspecto retrô — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

O próprio Instagram tem molduras nativas que simulam fotos antigas. Para acessá-las, é preciso escolher entre os filtros no momento da edição da imagem. Cada efeito tem uma moldura diferente, e os filtros Hudson, X-Pro II e Nashvile, por exemplo, apresentam molduras que imitam fotos e gravações antigas.

Instagram não mostra localização: o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo