Por Fernando Telles, para o TechTudo


O Excel para Android e iPhone (iOS) tem visual bastante parecido com a versão para PCs e compartilha parte dos principais recursos. Ainda assim, muitas funções que facilitam o uso do app são desconhecidas pelos usuários, principalmente aquelas que são pensadas para o uso com telas sensíveis ao toque.

Quer comprar um celular barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

De olho nisso, nós trazemos uma lista com sete funções do Excel para celular que são pouco conhecidas. Apesar das dicas a seguir terem sido testadas em um Moto Z3 Play com Android 8 (O), todos os recursos abaixo também estão disponíveis no aplicativo para iPhone.

App oferece, por exemplo, uma série de modelos prontos para facilitar a criação de planilhas — Foto: Reprodução/Fernando Telles App oferece, por exemplo, uma série de modelos prontos para facilitar a criação de planilhas — Foto: Reprodução/Fernando Telles

App oferece, por exemplo, uma série de modelos prontos para facilitar a criação de planilhas — Foto: Reprodução/Fernando Telles

1. Modelos prontos

É possível selecionar modelos prontos para facilitar a criação das planilhas — Foto: Reprodução/Fernando Telles É possível selecionar modelos prontos para facilitar a criação das planilhas — Foto: Reprodução/Fernando Telles

É possível selecionar modelos prontos para facilitar a criação das planilhas — Foto: Reprodução/Fernando Telles

Caso o usuário não queira criar uma planilha do zero, o aplicativo do Excel oferece diversos modelos prontos, com visual padronizado e fórmulas pré-definidas. Dentre os modelos disponíveis, é possível escolher planilhas de tarefas, orçamento familiar, listas, despesas de viagem e muito mais.

Para selecionar um modelo pronto, crie um novo documento e, em vez de selecionar a opção "Pasta de trabalho em branco", escolha alguma das planilhas sugeridas abaixo. Depois, basta editar os campos do documento com as suas informações, adequando-o às suas necessidades.

2. Exportar como PDF

Compartilhe sua planilha em PDF para que outros possam vê-la, mas não editá-la — Foto: Reprodução/Fernando Telles Compartilhe sua planilha em PDF para que outros possam vê-la, mas não editá-la — Foto: Reprodução/Fernando Telles

Compartilhe sua planilha em PDF para que outros possam vê-la, mas não editá-la — Foto: Reprodução/Fernando Telles

Nem todo mundo tem o aplicativo do Excel no celular. Por isso, na hora de compartilhar uma planilha, o formato PDF pode facilitar a visualização do arquivo, além de impedir que o destinatário edite os dados.

Para utilizar esta função, o Excel irá se comunicar com os servidores da Microsoft, portanto, o smartphone deve estar conectado à internet. Com a rede ativada, basta abrir a planilha desejada, tocar no botão "Compartilhar" → "Compartilhar como anexo" → "PDF". Em seguida, escolha o meio de compartilhamento.

3. Teclado de símbolos

O teclado de símbolos do Excel também traz um atalho para as fórmulas — Foto: Reprodução/Fernando Telles O teclado de símbolos do Excel também traz um atalho para as fórmulas — Foto: Reprodução/Fernando Telles

O teclado de símbolos do Excel também traz um atalho para as fórmulas — Foto: Reprodução/Fernando Telles

Ao digitar informações em uma célula, é possível utilizar um teclado especial do Excel com acesso facilitado a números e símbolos. Ele é indicado para quem realiza muitas operações matemáticas. O recurso também traz atalho para fórmulas, permitindo que elas sejam inseridas com apenas um toque.

Para utilizar o teclado, toque na caixa de digitação e selecione o ícone de teclado com os números "123", na parte inferior da tela. Por fim, caso você queira restaurar o teclado padrão do seu celular, basta tocar no mesmo ícone novamente.

4. Movendo colunas

Segure e arraste o topo das colunas para movê-las — Foto: Reprodução/Fernando Telles Segure e arraste o topo das colunas para movê-las — Foto: Reprodução/Fernando Telles

Segure e arraste o topo das colunas para movê-las — Foto: Reprodução/Fernando Telles

O Excel para smartphones e tablets permite mover colunas inteiras com apenas um dedo. Caso queira utilizar esta função em uma das suas planilhas, pressione o topo da coluna desejada e espere que ela fique destacada. Em seguida, arraste para a nova posição.

Também é possível mover as linhas da planilha com a mesma facilidade. Para isto, pressione a extremidade esquerda da linha até que ela seja destacada. Depois basta arrastá-la até o local desejado.

5. Pesquisa inteligente

É possível conferir os resultados da pesquisa sem sair do aplicativo — Foto: Reprodução/Fernando Telles É possível conferir os resultados da pesquisa sem sair do aplicativo — Foto: Reprodução/Fernando Telles

É possível conferir os resultados da pesquisa sem sair do aplicativo — Foto: Reprodução/Fernando Telles

Uma função bastante útil é a pesquisa inteligente. Com ela, o usuário pode pesquisar textos ou termos da planilha na internet. Ao selecionar a pesquisa inteligente, os resultados são oferecidos no próprio Excel, sem abrir outro aplicativo.

Caso queira pesquisar algum termo das suas planilhas na Internet, pressione a célula que contém o texto. Após soltá-la, uma barra será exibida com os botões "Recortar", "Copiar" e o ícone da pesquisa inteligente, identificado por uma lupa.

6. Inserção de elementos

Insira fotos, gráficos e outros elementos para personalizar sua planilha — Foto: Reprodução/Fernando Telles Insira fotos, gráficos e outros elementos para personalizar sua planilha — Foto: Reprodução/Fernando Telles

Insira fotos, gráficos e outros elementos para personalizar sua planilha — Foto: Reprodução/Fernando Telles

Assim como ocorre nas versões para PC, o aplicativo do Excel para dispositivos móveis também tem gráficos, imagens, links, formas e outros elementos. Caso queira inserir uma foto, por exemplo, o usuário ainda pode escolher se deseja abrir a galeria de fotos ou a câmera.

A qualquer momento você pode adicionar novos elementos à sua planilha. Para isso, toque o botão de edição na parte superior da tela. Em seguida, selecione "Pagina Inicial" → "Inserir" e finalize escolhendo o tipo de conteúdo desejado.

7. Conversão de arquivos online

A conversão online permite que a maioria dos arquivos sejam abertos com o app — Foto: Reprodução/Fernando Telles A conversão online permite que a maioria dos arquivos sejam abertos com o app — Foto: Reprodução/Fernando Telles

A conversão online permite que a maioria dos arquivos sejam abertos com o app — Foto: Reprodução/Fernando Telles

Para garantir que as planilhas criadas com diferentes versões do Excel (incluindo as de PC) sempre funcionem no aplicativo, a edição móvel do Excel conta com um conversor online. Ao ativar a função, todas as planilhas incompatíveis com o app são convertidas nos servidores da Microsoft, permitindo que o usuário visualize e edite a maioria dos documentos.

Para ativar o recurso, toque no botão "Contas", acesse as "Configurações" e ative a opção "Usar o Serviço Online da Microsoft". Entretanto, caso o smartphone não esteja conectado à internet na hora de abrir os arquivos, a conversão online não funcionará corretamente.

Word não pode abrir o documento: como resolver? Usuários comentam no Fórum TechTudo

MAIS DO TechTudo