Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O Google tem ferramentas grátis capazes de facilitar a produção de trabalhos acadêmicos, TCCs, monografias e dissertações. É possível pesquisar artigos científicos no Google Acadêmico para usar como referência bibliográfica, montar formulários para pesquisas online no Forms, armazenar informações com segurança no Drive e até mesmo compartilhar textos com outros autores pelo Google Docs. Além disso, a integração entre alguns deles serve para otimizar os processos e assim, economizar o tempo do estudante.

Os serviços podem ser abertos direto no navegador do PC como, por exemplo Chrome e Firefox, mas também há versões para celular com Android e iPhone (iOS). Alguns deles precisam de uma conta de e-mail do Google para serem utilizados. Confira, na lista a seguir, quatro opções do Google para ajudar na criação de trabalhos acadêmicos.

Recursos do Google podem ajudar os estudos com ferramentas úteis — Foto: Luana Marfim/TechTudo Recursos do Google podem ajudar os estudos com ferramentas úteis — Foto: Luana Marfim/TechTudo

Recursos do Google podem ajudar os estudos com ferramentas úteis — Foto: Luana Marfim/TechTudo

Quer comprar celular, PC e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Google Acadêmico

Google Acadêmico dá acesso a uma grande quantidade de textos acadêmicos — Foto: Reprodução/Filipe Garrett Google Acadêmico dá acesso a uma grande quantidade de textos acadêmicos — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Google Acadêmico dá acesso a uma grande quantidade de textos acadêmicos — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

O Google Acadêmico é um sistema de pesquisa de referências bibliográficas eficiente para utilização em trabalhos acadêmicos. O interessado pode escrever um tema ou palavra para encontrar diversos textos para ler e usar como fonte em seus projetos.

Os resultados mostram trechos do artigo original, quantas vezes ele foi citado em outros trabalhos e possibilita filtrar a busca por data, idioma e relevância. É possível abrir os resultados no próprio navegador ou baixar o arquivo completo em PDF. O Google Acadêmico também permite salvar os trabalhos favoritos e criar uma biblioteca do usuário.

2. Google Forms

Google Forms cria questionários e formulários para coletar dados — Foto: Reprodução/Google Forms Google Forms cria questionários e formulários para coletar dados — Foto: Reprodução/Google Forms

Google Forms cria questionários e formulários para coletar dados — Foto: Reprodução/Google Forms

Com o Google Forms é possível criar questionários para pesquisas quantitativas, coleta de dados e enquetes. O usuário pode inserir quantas perguntas quiser e escolher como as respostas serão enviadas: múltipla escolha, listas suspensas ou respostas por extenso. Os resultados são recolhidos de forma organizada e automática, com informações e gráficos em tempo real.

Outra configuração deixa personalizar o estilo do formulário, com cores e temas, para deixá-lo atrativo e conseguir mais participação e respostas. O Forms também permite incluir fotos e vídeos a fim de ilustrar o questionário, e adicionar colaboradores para uma pesquisa em equipe.

3. Google Drive

Google Drive armazena dados com segurança na nuvem — Foto: Reprodução/Filipe Garrett Google Drive armazena dados com segurança na nuvem — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Google Drive armazena dados com segurança na nuvem — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

O Google Drive pode ser útil para arquivar projetos com segurança em um backup na nuvem do Google e assim, evitar perda de informações e avanços nos textos ou mesmo, a necessidade de retrabalho. Armazenar arquivos online pode ser mais seguro que em pendrives, HDs externos ou na memória do computador, que pode apresentar defeitos nos hardwares ou nos softwares.

O serviço disponibiliza 15 GB de armazenamento grátis e seus planos pagos, com maior capacidade, foram recentemente substituídos pelo Google One.

4. Google Docs

Google Docs permite criar documentos e compartilhar com outros usuários  — Foto: Melissa Cruz/TechTudo Google Docs permite criar documentos e compartilhar com outros usuários  — Foto: Melissa Cruz/TechTudo

Google Docs permite criar documentos e compartilhar com outros usuários — Foto: Melissa Cruz/TechTudo

Os documentos criados no Google Docs podem ser editados online e sincronizados direto com a nuvem do Google Drive. Isso garante que todo o trabalho esteja salvo e previne problemas. O editor é completo e tem diversas opções para formatação textual, assim como o Microsoft Word, componente do pacote Office. O Docs também permite criar planilhas e apresentações.

Além disso, é possível compartilhar o documento com outros autores online. O recurso serve para trabalhar colaborativamente no mesmo arquivo da nuvem, fazer alterações em tempo real e deixar comentários sobre o conteúdo.

Como colocar o texto em duas colunas no Google Docs? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Funções pouco conhecidas do Google Maps

Funções pouco conhecidas do Google Maps

MAIS DO TechTudo