Seis dicas para interagir com amigos usando o Instagram Stories

Ferramentas como enquete, menções e hashtags aumentam a interação com os seus seguidores.

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Por Carolina Ribeiro, para o TechTudo

O Instagram Stories tem diversas funções que ajudam a aumentar a interação com os amigos e que tornam as histórias mais interessantes para seus seguidores. Por exemplo, é possível fazer diferentes tipos de perguntas por meio dos adesivos de enquete, emoji deslizável e "faça uma pergunta". Há também a possibilidade de chamar a atenção das pessoas por meio de menções a contas no Stories.

Todos os recursos da lista a seguir estão disponíveis na versão do aplicativo para Android e iPhone (iOS). Eles podem ser encontrados na seção de adesivos do Stories — com exceção da Live, localizada no menu de captura de fotos e vídeos. Confira como as funções funcionam e como usá-las para aumentar a interação dos seus amigos nas histórias do Instagram.

Como fazer Stories no Instagram

Como fazer Stories no Instagram

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Fazer uma pergunta

Recentemente, o Instagram lançou o adesivo "Faça uma pergunta" que permite ao usuário fazer perguntas e responder os seus seguidores no Stories.

Para convidar os amigos a fazerem uma pergunta, capture uma foto ou vídeo e abra a página com os stickers do app. Em seguida, basta tocar no adesivo “Perguntas”. O usuário pode editar o título e mudar as cores para deixar o quiz mais convidativo. A lista de perguntas recebidas fica no topo da lista de visualizações.

Instagram Stories: como usar o adesivo

Instagram Stories: como usar o adesivo "Faça a sua pergunta"

Há duas formas de responder os amigos: enviando mensagem direta ou compartilhando a resposta pelo Stories. Apesar do compartilhamento, o usuário que pergunta tem anonimato na segunda opção. Já para fazer questionamentos a amigos, vá até o box que seu amigo deixou com a pergunta no Stories e toque no campo “Digite algo”. Vale ressaltar que não há limite de perguntas.

2. Mencionar

O recurso de mencionar é outra forma de interagir com amigos no Stories. O usuário pode marcar amigos em fotos e vídeos em suas próprias histórias. Há duas maneiras de mencionar um amigo nas histórias do Instagram: digitar o nome de usuário do amigo na ferramenta de texto ou usar o adesivo “@menção”. Na primeira opção, capture foto ou vídeo e toque no ícone “A”, localizado no menu superior do Stories. Por fim, digite @ e o nome da pessoa que deseja marcar, sem espaço.

Mencionar amigos nas histórias do Instagram (Foto: Divulgação/Instagram) Mencionar amigos nas histórias do Instagram (Foto: Divulgação/Instagram)

Mencionar amigos nas histórias do Instagram (Foto: Divulgação/Instagram)

Para usar o adesivo, acesse a página com os stickers do aplicativo no Stories, toque no sticker “@menção” e digite o nome do seu amigo. Não é necessário digitar o “@”. Em ambas as opções, serão mostradas sugestões de nomes quando a pessoa digitar as iniciais de quem deseja mencionar. Por fim, basta tocar sobre o perfil escolhido.

A pessoa marcada receberá uma notificação e poderá compartilhar a sua imagem ou vídeo nas próprias histórias caso a sua conta seja pública.

3. Hashtag

O adesivo de hashtag permite adicionar hashtags à sua história do Instagram. Assim como o recurso de mencionar, a hashtag pode ser usada de duas formas: digitar na ferramenta de texto ou utilizar o sticker “#hashtag”.

Ao capturar uma foto ou vídeo, toque no ícone “A”, que está no menu superior do Stories. Em seguida, basta digitar “#” e adicionar uma palavra para a sua hashtag. Se usar o adesivo “#hashtag”, não é preciso inserir o "#" antes da tag. O recurso mostra diversas sugestões de hashtags.

Adicionar hashtags no Stories do Instagram  (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo) Adicionar hashtags no Stories do Instagram  (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Adicionar hashtags no Stories do Instagram (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Quando os usuários tocam em uma hashtag, eles são redirecionados para uma página com postagens mais relevantes e recentes de pessoas que usaram a hashtag, além da quantidade de publicações e hashtags relacionadas.

4. Enquete

A enquete também está na lista de recursos usados para interagir com os amigos no Stories. O adesivo “enquete” permite que o usuário faça uma pergunta e ofereça apenas duas opções como resposta.

Para usar a ferramenta, basta ir até a seção com os stickers e tocar no adesivo “enquete”. Na sequência, basta digitar a pergunta no campo “faça uma pergunta...”. É possível editar as respostas padrões (“sim” e “não”) para deixar a sua votação mais personalizada.

Como fazer uma enquete no Instagram Stories

Como fazer uma enquete no Instagram Stories

Para responder a enquete, basta escolher uma das alternativas. O usuário tem a opção de acompanhar a votação em tempo real.

5. Emoji deslizável

A ferramenta de emoji deslizável nas histórias do Instagram também pode aumentar a interação com os seguidores. O adesivo permite que o usuário faça perguntas e ofereça aos amigos, no lugar do tradicional “sim” e “não” da enquete, uma escala móvel de resposta baseada em um emoji escolhido.

Para criar a enquete de emoji, vá até a seção de adesivos do Stories e escolha o sticker de carinha deslizável. Depois, digite a pergunta e escolha o emoji que melhor se adequa à enquete. Para responder, o usuário precisa arrastar o emoticon ao longo de uma linha em direção à esquerda ou à direita, em uma escala de intensidade de opinião.

Emoji Deslizável mostra animações ao responder a pergunta (Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull)

Emoji Deslizável mostra animações ao responder a pergunta (Foto: Reprodução/Anna Kellen Bull)

6. Transmissão ao vivo

O recurso permite fazer uma transmissão em tempo real com os seus seguidores. A Live pode ser feita com a câmera frontal ou traseira do smartphone, além da opção com ou sem flash. É possível, por exemplo, adicionar os filtros de rosto e até dividir a tela do celular ao meio para convidar outra pessoa para fazer o vídeo ao vivo.

Como ferramenta de interação, o usuário pode comentar e curtir a transmissão em tempo real. Há também a opção de alguns dos seus amigos receberem uma notificação automática do Instagram para avisar da sua Live.

Para fazer uma Live no Stories, toque em “ao vivo”, localizado no menu inferior, e depois em “iniciar vídeo ao vivo”. Já para encerrar, toque em "Terminar" e confirme.

Para realizar lives no Stories, basta acessar o modo "ao vivo" (Foto: Reprodução/Beatriz Cardoso) Para realizar lives no Stories, basta acessar o modo "ao vivo" (Foto: Reprodução/Beatriz Cardoso)

Para realizar lives no Stories, basta acessar o modo "ao vivo" (Foto: Reprodução/Beatriz Cardoso)

Via Wired

MAIS DO TechTudo