Internet

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


VPNs são serviços de Internet que prometem maior privacidade e segurança na hora de navegar na rede. Com versões pagas e gratuitas, os serviços podem ser úteis para quem preza pela privacidade na hora de navegar, ou simplesmente se interessa por uma camada a mais de segurança no uso da Internet.

Entretanto, o uso de VPNs também está associado com perda de velocidade de rede, custos e, em alguns casos, surpresas desagradáveis quando provedores de VPN são pegos negociando os dados de seus usuários. Veja abaixo pontos positivos e negativos de usar uma VPN.

WhatsApp: saiba como acessar o app por VPN

WhatsApp: saiba como acessar o app por VPN

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

PONTOS POSITIVOS

1. Garantir a privacidade

VPN desvia seu tráfego de rede e ajuda a proteger sua privacidade na Internet — Foto: Filipe Garret/TechTudo VPN desvia seu tráfego de rede e ajuda a proteger sua privacidade na Internet — Foto: Filipe Garret/TechTudo

VPN desvia seu tráfego de rede e ajuda a proteger sua privacidade na Internet — Foto: Filipe Garret/TechTudo

O grande apelo de se usar uma VPN é a ideia de proteger sua privacidade. Você passará a navegar na Internet de forma mais protegida e, na visão dos sites e serviços que visita, seria como se você acessasse a rede de outro lugar do mundo.

Isso, portanto, contribui para que você não seja alvo de publicidade agressiva, calculada a partir dos seus hábitos de navegação. Além disso, a VPN fortalece o nível de proteção dos seus dados durante a navegação, tornando o rastreamento do seu comportamento dentro de sites mais difícil.

2. Maior segurança

Outro fator positivo, sobretudo de VPNs de maior qualidade, é que elas oferecem uma camada de proteção de segurança. O serviço pode contribuir para a prevenção de ataques de malwares e outras pragas virtuais aos dispositivos.

Boas VPNs têm ainda centrais de controle que possibilitam que você tenha um entendimento mais preciso sobre como sua navegação é mostrada ao mundo externo. Assim, o usuário tem uma ideia do volume de dados que consome e também das velocidades com que navega quando está na VPN.

PONTOS NEGATIVOS

1. Custo

VPNs podem ser gratuitas, como a oferecida pelo Opera, mas aí os riscos são maiores — Foto: Divulgação/Opera VPNs podem ser gratuitas, como a oferecida pelo Opera, mas aí os riscos são maiores — Foto: Divulgação/Opera

VPNs podem ser gratuitas, como a oferecida pelo Opera, mas aí os riscos são maiores — Foto: Divulgação/Opera

Um bom serviço de VPN custa dinheiro. Há provedores que oferecem planos de assinaturas por períodos mais longos, mas inevitavelmente o custo de acesso à Internet aumenta em algum ponto. Os melhores planos pagos disponíveis não saem por menos de R$ 20 ao mês.

Existem VPNs gratuitas, porém isso se relaciona a questões importantes referentes à sua privacidade. Planos de graça podem usar seus dados — os mesmos que você tenta resguardar por meio do serviço — como fonte de renda, comercializando essas informações com anunciantes.

2. Surpresas desagradáveis

No ponto anterior, mencionamos o problema referente a serviços de VPN que usam dados de usuários como fonte de renda. Essa situação, mais comum em plataformas gratuitas e de origem duvidosa, também pode ocorrer com planos pagos: a palavra do provedor de serviço é a única garantia de que seus dados não serão coletados.

Por isso, é muito importante pesquisar se a VPN que você pensa em contratar não foi flagrada coletando informações e se há o compromisso de destruição total de dados de navegação dos usuários.

3. Perda de desempenho

Mesmo VPNs pagas de qualidade vão provocar impacto na velocidade da sua conexão — Foto: Divulgação/SurfEasy Mesmo VPNs pagas de qualidade vão provocar impacto na velocidade da sua conexão — Foto: Divulgação/SurfEasy

Mesmo VPNs pagas de qualidade vão provocar impacto na velocidade da sua conexão — Foto: Divulgação/SurfEasy

Custos e riscos quanto à preservação da privacidade podem ser contornados com atenção, porém a perda de velocidade de conexão é incontornável. Uma VPN é, na prática, um intermediário a todo o tráfego de rede da sua conexão – e isso significa que usá-la provoca alguma perda de velocidade no caminho. Quem tem plano de Internet de baixa velocidade tende a sentir o impacto de forma muito mais pronunciada, sobretudo nas velocidades de upload da rede, que tendem a ser mais baixas.

Qual é a melhor VPN para jogos online? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo