Por Taysa Coelho, Para o TechTudo

email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Aplicativos de troca de mensagens, como WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram e WeChat, fazem parte da rotina de milhões de brasileiros e de mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo. Segundo o levantamento da Mensageria no Brasil, promovido pela Panorama MobileTime e Opinion Box em agosto de 2018, os usuários estão dispostos a ter esses serviços ainda mais presentes em suas vidas, até mesmo em serviços de transações bancárias. Confira, nas linhas a seguir, essas e outras curiosidades sobre mensageiros que irão te surpreender.

Lista reúne sete curiosidades de mensageiros do Brasil e do mundo — Foto: Wallace Nascimento/TechTudo Lista reúne sete curiosidades de mensageiros do Brasil e do mundo — Foto: Wallace Nascimento/TechTudo

Lista reúne sete curiosidades de mensageiros do Brasil e do mundo — Foto: Wallace Nascimento/TechTudo

1. WhatsApp Status é maior do que Instagram Stories

O WhatsApp Status repete a fórmula do Snapchat: com ele, é possível enviar fotos e vídeos que somem em 24 horas. E, apesar de ter sido lançado somente em 2017, a ferramenta tem feito mais sucesso que o Instagram Stories.

Em junho de 2018, os posts efêmeros do mensageiro atingiram a marca de 450 milhões de usuários ativos por dia em todo o mundo, contra 300 milhões nas histórias da rede social. Já o Snapchat, aplicação que serviu de “inspiração” para o Facebook (dono do Instagram e WhatsApp) criar o recurso, tem somente 191 milhões de contas ativas diariamente.

Status do WhatsApp pelo Android  — Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo Status do WhatsApp pelo Android  — Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo

Status do WhatsApp pelo Android — Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo

2. O uso do Status vem crescendo no Brasil

Os números acima impressionam, mas é provável que algumas pessoas sequer tenham postado ou visto o Status de algum contato no WhatsApp. De acordo com uma pesquisa feita ela Panorama Mobile Time/Opinion Box, em agosto deste ano, essa situação deve mudar no Brasil, uma vez que a quantidade de usuários vem crescendo rapidamente. Em 2017, somente 7% dos entrevistados afirmaram utilizar a ferramenta, número que quadruplicou (28%) em fevereiro de 2018. Em agosto deste ano, uma nova surpresa: quase metade, mais precisamente 41%, disseram que são adeptos das publicações do mensageiro.

WhatsApp mais esperto: saiba como usar respostas automáticas

WhatsApp mais esperto: saiba como usar respostas automáticas

3. Mais da metade dos brasileiros usam o WhatsApp

Em 2017, porta-vozes do WhatsApp afirmaram que mais da metade dos brasileiros possuía o app de mensagens instalado em seus smartphones. Ao todo, seriam 120 milhões de pessoas utilizando o serviço, em uma população, à época, de 206 milhões, segundo índice do IBGE de 2016. É bastante provável que esse número já tenha crescido, mas, desde então, a empresa não divulgou novos dados sobre os usuários locais.

WhatsApp já está presente nos celulares de mais de 120 milhões de brasileiros — Foto: Ana Marques/TechTudo WhatsApp já está presente nos celulares de mais de 120 milhões de brasileiros — Foto: Ana Marques/TechTudo

WhatsApp já está presente nos celulares de mais de 120 milhões de brasileiros — Foto: Ana Marques/TechTudo

No entanto, a nível global, há novidades mais recentes sobre as estatísticas da aplicação. Em fevereiro deste ano, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook (empresa dona do mensageiro), publicou que o programa de bate-papo havia atingido o índice de 1,5 bilhão de usuários ativos por mês. No post, o empresário destacou o crescimento expressivo em um curto período de tempo: em 2014, ano em que sua companhia comprou o programa, eram “somente” 450 milhões de pessoas.

4. WhatsApp bate também o Facebook Messenger

WhatsApp é usado diariamente por 92% das pessoas — Foto: Marvin Costa/TechTudo WhatsApp é usado diariamente por 92% das pessoas — Foto: Marvin Costa/TechTudo

WhatsApp é usado diariamente por 92% das pessoas — Foto: Marvin Costa/TechTudo

A pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, em agosto deste ano, mostrou que o WhatsApp é o app de bate-papo mais usado no Brasil. Quase todos os entrevistados, mais precisamente 97% deles, afirmou ter o mensageiro instalado no smartphone e 92% desses o utilizam todos os dias. No que diz respeito ao Facebook Messenger, esse número cai para 75%, com percentual de uso diário de 43%. Na lanterna, aparece o Telegram, com somente 15%, dos quais 33% utilizam sempre.

5. Ninguém disse que nunca usa o WhatsApp ou Facebook Messenger

Levando em consideração a frequência do uso dos mensageiros, os entrevistados da pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box podiam responder se utilizavam todos os dias, quase todos os dias, algumas vezes por semana, algumas vezes por mês, quase nunca ou nunca. Dentre os usuários do WhatsApp, a menor frequência citada foi “algumas vezes por semana”, com 2% das respostas. Já no Facebook Messenger, 7% confirmaram que não acessam o bate-papo quase nunca. O Telegram foi o único programa com pessoas que nunca utilizam, com 2%.

Tabela com frequência de uso dos mensageiros — Foto: Divulgação/ Panorama Mobile Time/ Opinion Box Tabela com frequência de uso dos mensageiros — Foto: Divulgação/ Panorama Mobile Time/ Opinion Box

Tabela com frequência de uso dos mensageiros — Foto: Divulgação/ Panorama Mobile Time/ Opinion Box

6. Metade dos brasileiros quer pagar com WhatsApp

Ainda segundo o levantamento, 53% dos usuários brasileiros do WhatsApp gostariam de usar o aplicativo para realizar pagamentos e transferências bancárias. Desses, 44% prefeririam que o serviço fosse oferecido através de uma conta bancária virtual, criada pelo programa. Já 37% achariam mais interessante associar a aplicação à conta bancária já existente, enquanto 19% optaria por associar seu cartão de crédito.

Brasileiros querem transferir dinheiro via WhatsApp — Foto: Divulgação/ Panorama Mobile Time/Opinion Box Brasileiros querem transferir dinheiro via WhatsApp — Foto: Divulgação/ Panorama Mobile Time/Opinion Box

Brasileiros querem transferir dinheiro via WhatsApp — Foto: Divulgação/ Panorama Mobile Time/Opinion Box

Vale ressaltar que a empresa já testa o envio de dinheiro entre usuários na Índia, seu maior mercado. Programas rivais, como o WeChat, oferece o envio de montantes entre diferentes países e opções de pagamento por QR Code, através do WeChat Pay. No Brasil, o Banco Central estuda as regras para possíveis pagamentos instantâneos, que permitiriam a transferência rápida entre contas, sem necessidade de inserir dados como número de conta, agência e CPF.

7. 29% ainda recebem SMS todos os dias

SMS ainda vive — Foto: Luciana Maline / TechTudo SMS ainda vive — Foto: Luciana Maline / TechTudo

SMS ainda vive — Foto: Luciana Maline / TechTudo

Apesar do SMS estar caindo em desuso, 88% dos donos de telefone afirmaram ainda receber mensagens em agosto de 2018 (percentual 4% maior do que o obtido em janeiro de 2017). Conteúdos do tipo entram na caixa diariamente de 29% dos entrevistados, mas somente 13% disseram que enviam SMS com a mesma frequência.

Via Panorama Mobile Time/Opinion Box - Mensageria no Brasil - Agosto de 2018

Como desvincular uma conta do WhatsApp de um celular? Usuários respondem no Fórum TechTudo

Como fazer chamadas em grupo no WhatsApp

Como fazer chamadas em grupo no WhatsApp

MAIS DO TechTudo