Por Ana Paula Rocha, para o TechTudo


O emoji pode ser considerado uma linguagem universal. Independente de onde esteja, qual seja o idioma, as carinhas representam com imagens o que você está querendo dizer em mensageiros e redes sociais, como WhatsApp, Messenger e Facebook. Há diferenças visuais entre as figurinhas de cada plataforma, embora exista um formato padrão, o Unicode, que é responsável pela estruturação dos símbolos e cada significado.

Para esclarecer as dúvidas, o TechTudo reuniu algumas curiosidades sobre a evolução dos emojis em celulares com Android e iPhone (iOS).

Apple vai liberar emoji com cabelo ruivo para o iOS 12.1 — Foto: Reprodução/Emojipedia. Editado Ana Paula Rocha Apple vai liberar emoji com cabelo ruivo para o iOS 12.1 — Foto: Reprodução/Emojipedia. Editado Ana Paula Rocha

Apple vai liberar emoji com cabelo ruivo para o iOS 12.1 — Foto: Reprodução/Emojipedia. Editado Ana Paula Rocha

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Existem diferenças entre os emojis para Android e iOS?

Sim. Cada sistema tem sua própria caracterização para os emojis. No entanto, existe um formato padrão, o Unicode, que é o responsável pela estruturação dos símbolos e cada significado. No entanto, cada sistema tem seu próprio modelo de imagens, o que acaba diferenciando as formas em cada aparelho, de acordo com o design.

Por exemplo, ao comparar alguns emojis, é possível perceber que a batata frita tem a embalagem vermelha com uma carinha feliz no iPhone. Já no Android o emoji possui as mesmas cores, mas sem nenhum símbolo.

2. Evolução dos emojis da Apple e Google

Como dito anteriormente, os ícones criados pelo Google e pela Apple têm algumas disparidades. As diferenças podem ser notadas desde a primeira aparição dos emojis em smartphones com Android ou iOS. Em 2008, a Apple criou seus primeiros emojis com codificação própria, devido ao sucesso do iPhone no Japão – e logo ganhou espaço no mundo todo. O sistema usado na época, o iPhone OS 2.2, não tinha os ícones integrados ao teclado, sendo necessário fazer o download de um aplicativo para usá-los.

iPhone  OS 2.2 lançou os primeiros emojis personalizados da Apple — Foto: Reprodução/ Emojipedia iPhone  OS 2.2 lançou os primeiros emojis personalizados da Apple — Foto: Reprodução/ Emojipedia

iPhone OS 2.2 lançou os primeiros emojis personalizados da Apple — Foto: Reprodução/ Emojipedia

O sistema operacional do Google que ganhou seus primeiros emojis foi o Android 4.1. Porém, ao contrário da Apple, a versão não teve muito sucesso. Com o tamanho muito pequeno, era difícil diferenciar a emoção transmitida pela figurinha. Em 2012, a fabricante uma nova tentativa de emoji em preto e branco, mais especificamente no Android 4.3.

Primeiro emoji para Android nas cores preto e branco — Foto: Reprodução/ Emojipedia Primeiro emoji para Android nas cores preto e branco — Foto: Reprodução/ Emojipedia

Primeiro emoji para Android nas cores preto e branco — Foto: Reprodução/ Emojipedia

Os primeiros emojis dos dois sistemas não eram muito grandes – o que foi modificado nas atualizações seguintes. No iPhone, o lançamento do iOS 4.0, em 2010, aumentou a resolução para deixar a imagem mais clara para os usuários. A codificação também mudou para se adequar ao novo formato, com a adição do emoji ao Unicode Standard.

Já o Android 4.4, em 2013, modificou o design do emoji e também adicionou cores. A aparência das figurinhas do Google ficou mais parecidas com as da Apple.

Os emojis criados para reproduzir emoções humanas – como carinhas sorrindo, tristes, com raiva e frio, por exemplo – são representados pela cor amarela tanto no iOS quanto no Android. Uma mudança feita pelo Google foi a cor dos emojis com forma humana: a partir do Android 5.0, eles deixaram de ser brancos para também manterem a cor amarela. A Apple, por outro lado, tinha os emojis humanos representados com a cor branca desde a sua primeira versão.

Android modifica a coloração dos emojis "humanos" de branco para amarelo. — Foto: Reprodução/ Emojipedia Android modifica a coloração dos emojis "humanos" de branco para amarelo. — Foto: Reprodução/ Emojipedia

Android modifica a coloração dos emojis "humanos" de branco para amarelo. — Foto: Reprodução/ Emojipedia

Após algumas inovações no formato, e a integração do emoji ao Unicode, a Apple em setembro de 2012 finalmente criou o teclado com a função, no lançamento do iOS 6.0, exatamente dois meses após o Google liberar seus próprios emojis.

3. Emojis "polêmicos" de hambúrguer e cerveja

Uma das maiores “discussões” sobre as diferenças dos emojis da Apple e Google surgiu quando o Android começou a usar o formato de emoji da Unicode, modificando o emoji de hambúrguer. A característica que causou alarde foi o fato de a imagem ter o queijo embaixo da carne, enquanto o do iPhone ficava por cima. Com a repercussão nas redes sociais, a atualização Android 8.1 corrigiu o “erro" e padronizou a figurinha.

Outro caso "polêmico" foi o copo de cerveja. A imagem do Google tinha o líquido até a metade do recipiente. O emoji da Apple, por outro lado, traz o copo completo com a cerveja até o topo. A divergência também foi corrigida na nova versão.

Google modifica formato de emoji devido repercussão  — Foto: Reprodução/ Emojipedia Google modifica formato de emoji devido repercussão  — Foto: Reprodução/ Emojipedia

Google modifica formato de emoji devido repercussão — Foto: Reprodução/ Emojipedia

4. Revólver ou pistola d’água

Algumas mudanças significativas foram feitas nos emojis com o passar dos anos e uma delas foi a troca do revólver para uma pistola d’água. A Apple foi a primeira a modificar a imagem, no lançamento do iOS 10, em agosto de 2016. O Android sofreu diversas modificações no emoji, mas apenas em 2018 também passou a usar a arma de brinquedo.

Modificação do emoji em formato de arma nas últimas atualizações dos sistemas Android e iOS — Foto: Reprodução/ Emojipedia Modificação do emoji em formato de arma nas últimas atualizações dos sistemas Android e iOS — Foto: Reprodução/ Emojipedia

Modificação do emoji em formato de arma nas últimas atualizações dos sistemas Android e iOS — Foto: Reprodução/ Emojipedia

5. Emoji é o novo Emoticon?

Não, eles são diferentes. O emoji vem do japonês – a letra "e" significa imagem, e "moji" significa letra. Os emoticons vêm da junção das palavras inglesas "emotion" (emoção) e "icon" (ícone). Cada emoticon foi criado para expressar emoções humanas, como alegria, tristeza, raiva, entre outras. Já o emoji pode representar expressões, características e objetos, por exemplo: uma fruta, um carro ou a cor da pele. Vale citar que o emoji pode englobar alguns emoticons.

Os emojis abriram espaço para novos formatos, como as figuras em movimentos, que podem representar pessoas e até mesmo animais. O iPhone X chegou com uma a função Animojis, usada no iMessenger, que permite captar expressões e ainda reproduzir som ao reconhecer a sua voz. Além disso, o iOS 12 trouxe o Memoji, que possibilita ao usuário criar sua versão em emoji.

Ao acompanhar a evolução da tecnologia, os emojis mudam e ganham novas características. Durante os últimos anos, as figurinhas receberam a opção de mudar a cor de pele e gênero, além de contar com várias formações de famílias, inclusive com casais homoafetivos. Agora, resta aguardar as próximas atualizações para conferir as novidades.

Como gravar a tela do celular Android em vídeo

Como gravar a tela do celular Android em vídeo

Qual o melhor teclado de emoji? Confira no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo