Por Tais Carvalho, para o TechTudo


É possível salvar fotos do Instagram pelo PC ou celular de diferentes formas. Seja usando extensões de terceiros para navegador ou por meio de recursos nativos da própria rede social, como a função Coleções. Há também truques descobertos pelos usuários quando o app contava com poucas alternativas oficiais para salvar conteúdo — nesse caso, é ainda possível baixar vídeos e fotos sem instalar nenhum programa no computador.

Por isso, o TechTudo reuniu cinco maneiras de salvar fotos do Instagram para guiar os usuários da rede social de foto. Confira na lista a seguir as vantagens e desvantagens de cada serviço.

Como baixar fotos e vídeos do Instagram no Android, iOS ou na Web

Como baixar fotos e vídeos do Instagram no Android, iOS ou na Web

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Downloader for Instagram

O Download for Instagram é uma extensão do Google Chrome que permite baixar fotos e vídeos da rede social no computador. O plugin facilita a vida do usuário, que não precisa mais recorrer a prints da tela do app para salvar suas imagens. A vantagem está em poder baixar uma, duas, ou até mesmo todas as imagens já publicadas no Instagram, incluindo as do perfil de amigos. Contudo, vale ressaltar que esta é uma alternativa não oficial. Ou seja, como desvantagem, o usuário precisa baixar uma extensão feita por terceiros para obter a ferramenta no PC.

Download for Instagram captura fotos na página da rede social e permite que usuário escolha qual salvar — Foto: Reprodução/Marília Varoni Download for Instagram captura fotos na página da rede social e permite que usuário escolha qual salvar — Foto: Reprodução/Marília Varoni

Download for Instagram captura fotos na página da rede social e permite que usuário escolha qual salvar — Foto: Reprodução/Marília Varoni

O Download for Instagram é prático e simples de usar. Após o download e instalação, o usuário só precisa entrar no perfil que deseja baixar as fotos e clicar no ícone do app, que aparecerá ao lado do botão de login.

2. Salvar pelo navegador

É possível salvar imagens do Instagram diretamente pelo navegador. E o procedimento não exige de nenhuma instalação no PC. Esse "truque" usa apenas a ferramenta para desenvolvedores, a opção de “inspecionar elemento”, para encontrar o link da foto. A partir daí, basta clicar na imagem e salvar normalmente.

O macete vale para todos os navegadores e funciona em computadores com sistemas Windows e MacOS. O processo também permite que o usuário baixe as fotos do Instagram em maior resolução.

Um truque permite que o usuário baixe as fotos do Instagram diretamente pelo navegador — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo Um truque permite que o usuário baixe as fotos do Instagram diretamente pelo navegador — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Um truque permite que o usuário baixe as fotos do Instagram diretamente pelo navegador — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

3. Coleções

O recurso de coleções privadas é nativo do Instagram e permite que o usuário organize suas fotos salvas no próprio aplicativo, sem usar macetes ou programas de terceiros. A função, com um ícone de "bandeirinha", salva imagens e vídeos do seu feed em coleções, e permite que sejam organizadas por temas, se preferir. Outros usuários não são notificados e o que é salvo fica visível apenas para você.

A ferramenta das coleções está disponível tanto no aplicativo para Android e iPhone (iOS), como também na versão web do Instagram. Saiba como criar coleções pelo celular ou salvar fotos pelo navegador.

Recurso coleções para você organizar posts salvos — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo Recurso coleções para você organizar posts salvos — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Recurso coleções para você organizar posts salvos — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

4. Insta Downloader

Outra maneira simples e prática de baixar as fotos do Instagram no PC sem instalar nada é com o site Insta Downloader. A plataforma permita que o usuário faça download da foto apenas copiando a URL da postagem do Instagram e colando-a no site.

O site também oferece recursos para baixar vídeos, todas as fotos de um perfil e para ver avatares em tamanho expandido. Vale ressaltar que o processo não funciona em contas privadas, apenas em perfis públicos.

Use o Insta Downloader para baixar vídeos e fotos do Instagram no PC — Foto: Reprodução/Helito Bijora Use o Insta Downloader para baixar vídeos e fotos do Instagram no PC — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Use o Insta Downloader para baixar vídeos e fotos do Instagram no PC — Foto: Reprodução/Helito Bijora

5. Salvar pela URL do post

O Instagram Downloader é um site semelhante ao Insta Downloader, mas ele possui um truque de acesso rápido no computador. Ao abrir a foto na rede social, o usuário só precisa alterar a URL no navegador e adicionar a letra “g” ao final do nome Instagram (ficando, assim, "instagramg.com") para ser direcionado à plataforma de download.

Serviço pode ser acessado com mudança no URL — Foto: Reprodução/Instagram Downloader Serviço pode ser acessado com mudança no URL — Foto: Reprodução/Instagram Downloader

Serviço pode ser acessado com mudança no URL — Foto: Reprodução/Instagram Downloader

Como ganhar curtidas no Instagram? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo