Por Victor de Abreu, para o TechTudo


Antes de jogos como League of Legends (LoL), Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) e Dota 2 brilharem nos esports, outros games inauguraram o cenário competitivo dos videogames. Alguns títulos clássicos dos anos 90 foram muito importantes para o surgimento e fortalecimento dos torneios. Para lembrar a história e evolução dos esports, o TechTudo selecionou cinco jogos que "bombavam" na década de 1990 e deram os primeiros passos para que as competições atingissem o patamar de hoje em dia.

Primórdios do esporte eletrônico: relembre os jogos que impulsionário cenário competitivo em 1990 — Foto: Divulgação/World Cyber Games Primórdios do esporte eletrônico: relembre os jogos que impulsionário cenário competitivo em 1990 — Foto: Divulgação/World Cyber Games

Primórdios do esporte eletrônico: relembre os jogos que impulsionário cenário competitivo em 1990 — Foto: Divulgação/World Cyber Games

Quake

É impossível falar dos esports dos anos 90 e não lembrar de Quake. O FPS, lançado em 1996 pela id Software, mesma desenvolvedora do fenômeno Doom, logo caiu nas graças dos jogadores. O sucesso do game pode ser atribuído ao seu modo online, tecnologia que vinha se desenvolvendo ao longo da década de 1990.

O Red Annihilation, torneio de Quake que ocorreu em 1997, foi um marco para o desenvolvimento do cenário competitivo. O campeonato teve uma qualificatória online com quase 2 mil jogadores na disputa por uma Ferrari 328 GTS. Na ocasião, 16 competidores se classificaram para a fase offline em Atlanta, Estados Unidos, e o vencedor foi Dennis "Thresh" Fong.

Quake foi lançado em 1996 e conquistou o público com seu modo online — Foto: Reprodução/Quake Quake foi lançado em 1996 e conquistou o público com seu modo online — Foto: Reprodução/Quake

Quake foi lançado em 1996 e conquistou o público com seu modo online — Foto: Reprodução/Quake

Street Fighter

O jogo de luta da Capcom teve sua primeira versão lançada em 1987, mas foi apenas no segundo jogo da franquia que o seu potencial competitivo apareceu. Com Street Fighter II, de 1991, os fliperamas viraram palco de competições no Brasil e no mundo.

Não demorou muito para as competições amadoras alcançarem patamares maiores. O destaque nos anos 90 fica para o Street Fighter Alpha 3 World Championship, evento que aconteceu em 1998 na cidade de San Francisco, Estados Unidos. O campeão foi o japonês Daigo Umehara, que venceu o norte-americano Alex Valle na grande final. Curiosamente, ambos os jogadores considerados lendas do Street Fighter prestigiam as competições do game até hoje.

O veterano Alex Valle esteve nos primórdios do competitivo de Street Fighter e joga até hoje — Foto: Divulgação/ELeague O veterano Alex Valle esteve nos primórdios do competitivo de Street Fighter e joga até hoje — Foto: Divulgação/ELeague

O veterano Alex Valle esteve nos primórdios do competitivo de Street Fighter e joga até hoje — Foto: Divulgação/ELeague

Super Smash Bros.

Lançado em 1999, Super Smash Bros não teve uma cena competitiva sólida de imediato. Foi a partir de 2001, com o lançamento de Super Smash Bros. Melee, que os jogadores ganharam mais interesse em competições e criaram regras para os torneios.

Atualmente, mesmo sem tanto apoio da desenvolvedora Nintendo, a franquia é uma potência nos esports, tendo inclusive transmissões de torneios ultrapassando a casa dos 30 mil espectadores. O Super Smash Bros de 1999 é jogado até hoje e tem players que se tornaram lendas na comunidade, como Joel "Isai" Alvarado e Daniel "SuPeRbOoMfAn" Hoyt, que ainda disputam torneios gigantes no cenário norte-americano, como Genesis e o Super Smash Con.

Super Smash Bros, de 1999, marcou o início de uma franquia de sucesso  — Foto: Divulgação/Nintendo Super Smash Bros, de 1999, marcou o início de uma franquia de sucesso  — Foto: Divulgação/Nintendo

Super Smash Bros, de 1999, marcou o início de uma franquia de sucesso — Foto: Divulgação/Nintendo

StarCraft

StarCraft, RTS da Blizzard Entertainment, foi um sucesso nas competições online na década de 1990. Com a expansão Brood War, o jogo ganhou um balanceamento geral e ficou ainda mais competitivo e apto para torneios de grande porte na época.

O jogo teve mais força na Coreia do Sul, mas a América do Norte também foi palco de grandes competições e rivalidades entre 1998 e 1999. Destaque para as temporadas da PGL (Professional Gamers League) e para o 1999 Brood War Tournament World Championships, torneio vencido pelo canadense Guillaume "Grrrr..." Patry, um dos mais bem-sucedidos jogadores do mundo nesses primeiros anos de StarCraft.

Brood War foi uma expansão elogiada pela crítica e que consolidou a franquia nos esportes eletrônicos — Foto: Reprodução/StarCraft Brood War foi uma expansão elogiada pela crítica e que consolidou a franquia nos esportes eletrônicos — Foto: Reprodução/StarCraft

Brood War foi uma expansão elogiada pela crítica e que consolidou a franquia nos esportes eletrônicos — Foto: Reprodução/StarCraft

Command and Conquer

C&C foi lançado pela Westwood Studios em 1995, agradou o público e logo apareceu em competições. A desenvolvedora aproveitou o sucesso e rapidamente lançou novas versões da franquia, melhorando seu modo multiplayer e single player.

Um dos torneios do jogo de maior destaque foram as finais da PGL (Professionals Gamers League) de 1998, que aconteceu na versão Command and Conquer: Red Alert do game. Na ocasião, o grande vencedor foi David "DeepBlue" Magro. O pro player levou para casa a premiação de US$ 7,5 mil (cerca de R$29 mil em conversão direta).

Command & Conquer, apesar do potencial, não fez tanto sucesso nos esports com o passar dos anos — Foto: Reprodução/Eletronic Arts Command & Conquer, apesar do potencial, não fez tanto sucesso nos esports com o passar dos anos — Foto: Reprodução/Eletronic Arts

Command & Conquer, apesar do potencial, não fez tanto sucesso nos esports com o passar dos anos — Foto: Reprodução/Eletronic Arts

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StarCraft Remastered - Trailer oficial

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