Por Taysa Coelho, para o TechTudo


O ranking dos aplicativos que ficaram mais tempo em primeiro lugar na Google Play Store foi divulgado pela empresa de análise de dados Sensor Tower, na última segunda-feira (22). A análise leva em conta os apps que dominaram o top de downloads na loja do Google desde 2012. Cerca de três mil programas gratuitos chegaram ao número um dos mais baixados no mundo no Android – número que cai para aproximadamente 1,1 mil nos softwares pagos.

Entre os destaques, aparecem aplicativos superpopulares no Brasil, como WhatsApp e Facebook Messenger, além de games como Helix Jump e Perguntados. Confira a seguir quem dominou as paradas mundiais nos últimos seis anos na Google Play.

Apps que ficaram em primeiro no ranking da Google Play por mais tempo  — Foto: Thássius Veloso/TechTudo Apps que ficaram em primeiro no ranking da Google Play por mais tempo  — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Apps que ficaram em primeiro no ranking da Google Play por mais tempo — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1º lugar: WhatsApp

WhatsApp para Android — Foto: Marvin Costa/TechTudo WhatsApp para Android — Foto: Marvin Costa/TechTudo

WhatsApp para Android — Foto: Marvin Costa/TechTudo

O mensageiro, que atualmente pertence ao Facebook, ficou em primeiro lugar no ranking durante 2.416 dias. Lançado em 2009, o app revolucionou a forma como as pessoas se comunicam por meio de mensagens de texto nos smartphones. Ao longo dos anos, a plataforma ganhou uma série de novas funcionalidades, como chamadas de voz e vídeos, publicação de status, entre outros. Em fevereiro de 2018, o serviço atingiu a marca de 1,5 bilhão de usuários ativos mensais.

2º lugar: Messenger

Messenger é o aplicativo de chat do Facebook — Foto: Marvin Costa/TechTudo Messenger é o aplicativo de chat do Facebook — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Messenger é o aplicativo de chat do Facebook — Foto: Marvin Costa/TechTudo

A segunda colocação fica com o app de bate-papo Messenger, que ficou na liderança da loja do Google durante 1.773 dias. Inicialmente, o mensageiro era parte integrante do aplicativo do Facebook, até que, em 2014, tornou-se um programa à parte. Apesar da insatisfação dos usuários, Mark Zuckerberg informou que a medida foi necessária para que as trocas de mensagens ocorressem de forma rápida. Em 2018, passou a não ser mais obrigatório ter uma conta na rede social para usar a aplicação.

3º lugar: Facebook

Facebook ficou em primeiro lugar durante mais de 1300 dias — Foto: Luciana Maline/TechTudo Facebook ficou em primeiro lugar durante mais de 1300 dias — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Facebook ficou em primeiro lugar durante mais de 1300 dias — Foto: Luciana Maline/TechTudo

O app do Facebook ocupou o primeiro lugar do ranking durante 1.353 dias. O programa reúne praticamente todas as funcionalidades existentes na rede social, com exceção do bate-papo. Entre os recursos existentes, há a publicação de conteúdo na timeline, compartilhamento de fotos e vídeos, criação de eventos e páginas, participação em grupos e muito mais. Depois de uma série de polêmicas que envolviam o vazamento de dados de usuários sem o seu consentimento, muitas pessoas decidiram excluir as contas e sair da plataforma, mas o serviço garante estar trabalhando constantemente para a segurança da informação de todas as pessoas.

4º lugar: Telegram

Telegram também aparece no top 10 — Foto: Helito Bijora/TechTudo Telegram também aparece no top 10 — Foto: Helito Bijora/TechTudo

Telegram também aparece no top 10 — Foto: Helito Bijora/TechTudo

O Telegram, que se tornou famoso no Brasil após uma série de bloqueios judiciais do WhatsApp, ficou em primeiro lugar na loja do Google durante 922 dias. O terceiro mensageiro da lista tem origem russa, e foi criado pelos fundadores da rede social VK. Apesar de não ser tão popular por aqui, o software conta com uma série de funcionalidades que vão além da troca de mensagens de textos. É possível fazer ligações de voz e vídeo, abrir grupos para até 200 seguidores, conversar com bots, enviar mensagens que se autodestroem e muito mais. Em março de 2018, a plataforma alcançou 200 milhões de usuários ativos mensais.

5º lugar: Wish

App móvel do Wish — Foto: Raquel Freire/TechTudo App móvel do Wish — Foto: Raquel Freire/TechTudo

App móvel do Wish — Foto: Raquel Freire/TechTudo

A aplicação do serviço de e-commerce norte-americano Wish figurou no topo da lista durante 408 dias. A plataforma atua de forma semelhante a outras do gênero, como o eBay, no qual usuários vendem e compram produtos entre si. Em 2017, criou a vertente Outlet, na qual passou a comercializar produtos de marcas conhecidas a preços mais baixos. No mesmo ano, o app alcançou mais de 100 milhões de usuários no iPhone (iOS) e Android.

6º lugar: Perguntados (Trivia Crack)

Perguntados está disponível em diversas plataformas — Foto: Divulgação/Etermax Perguntados está disponível em diversas plataformas — Foto: Divulgação/Etermax

Perguntados está disponível em diversas plataformas — Foto: Divulgação/Etermax

O jogo de desafio de perguntas e respostas que ganhou o nome de Perguntados no Brasil permaneceu durante 311 dias no top 1 da Google Play. Lançado em 2013, o game permite que os usuários compitam entre si para descobrir quem sabe mais acerca de seis diferentes temas: Entretenimento, Arte, Esportes, História, Ciência e Geografia. O objetivo é obter o prêmio de cada categoria, conseguido após acertar três perguntas seguidas. Se nenhum competidor tiver atingido a meta, o vencedor será aquele que tiver mais prêmios.

7º lugar: YouTube

App do YouTube — Foto: Paulo Alves/TechTudo App do YouTube — Foto: Paulo Alves/TechTudo

App do YouTube — Foto: Paulo Alves/TechTudo

O app do serviço de vídeos do Google, normalmente, já vem pré-instalado em dispositivos com o sistema Android. Mas, ainda assim, o aplicativo ficou em primeiro lugar na loja virtual durante 277 dias. O YouTube permite assistir e publicar vídeos, espelhar o conteúdo em smart TVs, gerenciar seu canal, verificar o tempo gasto usando o app, entre outros. No mês passado, a plataforma ganhou uma versão paga, o YouTube Premium, com a qual o assinante pode baixar vídeos para assistir offline, ver conteúdos originais gratuitamente e muito mais.

8º lugar: AliExpress

AliExpress no celular — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso AliExpress no celular — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

AliExpress no celular — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

A aplicação do popular serviço de varejo chinês ficou em primeiro lugar no Google Play durante 214 dias. Pertencente ao grupo AliBaba, os vendedores do AliExpress podem ser empresas ou pessoas físicas. Os artigos encontrados na plataforma variam de eletrônicos a roupas, passando por artigos para o lar, lingerie, brinquedos e muito mais. Através do app, o usuário ganha cupons de descontos, pode pesquisar e comprar produtos e acompanhar o envio.

9º lugar: Helix Jump

Helix Jump é desafiador — Foto: Divulgação/VOODOO Helix Jump é desafiador — Foto: Divulgação/VOODOO

Helix Jump é desafiador — Foto: Divulgação/VOODOO

O Helix Jump, jogo viciante no qual o usuário precisa jogar uma bola entre os diferentes níveis de plataforma mastro, ocupou o topo do ranking da loja virtual durante 193 dias. No desafio, o jogador não pode deixar o objeto tocar nas partes vermelhas, controlando a rotação das plataformas. Apesar de simples, o game não é nada fácil. Saiba como jogar Helix Jump e veja dicas para mandar bem no game.

10º lugar: Instagram

Instagram fecha a lista — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo Instagram fecha a lista — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo

Instagram fecha a lista — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo

Curiosamente, o aplicativo do serviço de compartilhamento de vídeos e fotos que tem um bilhão de usuários ativos por mês aparece somente na décima posição. O programa figurou como primeiro da lista por 192 dias. O Instagram é o quarto pertencente ao Facebook que faz parte desse ranking, juntamente com o WhatsApp, o Messenger e o próprio Facebook.

Qual o melhor app gratuito para editar fotos? Comente no Fórum do TechTudo

WhatsApp avisa quando mensagem é encaminhada; saiba evitar

WhatsApp avisa quando mensagem é encaminhada; saiba evitar

MAIS DO TechTudo