Por Yuri Hildebrand, da Redação


A Black Friday 2018, que acontece no próximo dia 23 de novembro, é uma boa oportunidade para comprar sua nova caixa de som. A data traz ofertas interessantes, mas que podem ou não valer a pena de acordo com o histórico de preços e configurações do produto. Para fazer a escolha certa, é importante conhecer as especificações do modelo desejado, seus principais concorrentes, entre outros pontos.

Além disso, também vale atentar às réplicas, muito comuns no mercado brasileiro. Confira a seguir cinco dicas de como escolher o modelo ideal para você na Black Friday pelo preço justo.

Quer comprar uma caixa de som barata? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

Caixa de som Bluetooth: cinco dicas para usar melhor

Caixa de som Bluetooth: cinco dicas para usar melhor

1. Saber a finalidade

Para quê exatamente você pretende usar a nova caixa de som? Uma caixa de som para PC pode ser diferente de uma caixa de som para celular, por exemplo. Isso porque modelos voltados para usar no computador costumam ter fio e ficha técnica voltada para reproduzir áudio em um determinado espaço, enquanto os dispositivos Bluetooth podem funcionar até para organizar festas sem grandes problemas.

Além disso, quanto maior a exigência, maior deve ser o preço do produto. Portanto, é importante ter certeza de qual finalidade o novo aparelho vai ter para você. Se a ideia é ter uma caixa de som portátil potente, vale a pena buscar por especificações mais robustas. Mas se você pensa em adquirir alto-falantes mais simples, o preço talvez seja o diferencial.

Modelos como a JBL Boombox, por exemplo, prometem ser ideais para festas e espaços maiores — Foto: Marlon Câmara/TechTudo Modelos como a JBL Boombox, por exemplo, prometem ser ideais para festas e espaços maiores — Foto: Marlon Câmara/TechTudo

Modelos como a JBL Boombox, por exemplo, prometem ser ideais para festas e espaços maiores — Foto: Marlon Câmara/TechTudo

2. Saber as especificações

Caixas de som Bluetooth costumam ter uma série de características que podem fazer pouco sentido à primeira vista. Uma leitura rápida sobre certos aspectos, como frequência de resposta ou sensibilidade, por exemplo, deve ser um diferencial na hora da compra. Caso o produto desejado já tenha sido avaliado pelo TechTudo, vale saber quais pontos foram considerados interessantes durante nossos testes, comparando sempre com a finalidade pensada para o modelo.

Além da qualidade de som, é interessante verificar a duração da bateria, que pode determinar se um aparelho é bom ou não para usar durante uma festa, ou no dia a dia. Alguns dispositivos de marcas como JBL, Sony e Philips, por exemplo, prometem longa autonomia, além de recursos como resistência à água ou capacidade de conectar mais caixas em um único smartphone.

Resistência à água pode ser um bom recurso para quem pensa em usar sua nova caixa de som ao ar livre — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Resistência à água pode ser um bom recurso para quem pensa em usar sua nova caixa de som ao ar livre — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Resistência à água pode ser um bom recurso para quem pensa em usar sua nova caixa de som ao ar livre — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

3. Conhecer a loja

Comprar em endereços confiáveis é essencial para não se arrepender depois da Black Friday. A reputação da loja conta muito na hora de fechar o negócio online, sobretudo se a oferta parecer muito vantajosa. É importante analisar o histórico de preços do site, a disponibilidade de produtos e procurar saber a opinião de outros clientes que já tenham comprado aparelhos do segmento.

4. Cuidado com as réplicas

Modelos semelhantes às caixas de som de marcas conhecidas são bastante comuns no Brasil. Se a compra for feita pessoalmente, fica mais fácil de identificar: basta conferir o acabamento, realizar um teste rápido de som e ver se a ficha técnica bate com os números encontrados no site oficial da fabricante.

Apesar disso, na maioria dos casos, o preço deve indicar de cara se o produto é falsificado, uma vez que esses costumam ser vendidos por valores muito abaixo da média. Caso a loja online não seja de muita confiança e o produto custe muito menos do que o normal, vale a pena pesquisar mais para não cair em possíveis golpes.

O acabamento, além do preço muito baixo, pode indicar se uma caixa é falsificada ou não — Foto: Raquel Freire/TechTudo O acabamento, além do preço muito baixo, pode indicar se uma caixa é falsificada ou não — Foto: Raquel Freire/TechTudo

O acabamento, além do preço muito baixo, pode indicar se uma caixa é falsificada ou não — Foto: Raquel Freire/TechTudo

5. Compare TechTudo

Reunir todas essas características pode não ser fácil caso você faça a busca em cada loja. Uma boa opção é usar o Compare TechTudo, plataforma de busca que lista os produtos à venda nas principais lojas do comércio eletrônico brasileiro.

Além dos valores, as páginas de cada produto trazem um histórico de preços ao longo dos últimos dias, informação útil para saber se as ofertas realmente valem a pena. O usuário também pode conferir as avaliações feitas pelo TechTudo, assim como as principais especificações de cada modelo.

O Compare TechTudo pode ser uma plataforma interessante para buscar o modelo ideal para você — Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand O Compare TechTudo pode ser uma plataforma interessante para buscar o modelo ideal para você — Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand

O Compare TechTudo pode ser uma plataforma interessante para buscar o modelo ideal para você — Foto: Reprodução/Yuri Hildebrand

Outra possibilidade é conferir as promoções do dia e os cupons de desconto disponibilizados no site. Além de caixas de som, também há ofertas de notebooks, jogos, fones de ouvido e até smart TVs.

Qual é a melhor caixa de som Bluethooth? Saiba no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo