Por Carolina Lais de Assis, para o TechTudo


É possível aprender inglês sozinho com diferentes ferramentas presentes na Internet. Escrita, audição e conversação na língua estrangeira podem ser estimuladas a partir de jogos e músicas que ensinam o idioma. Há, ainda, outras técnicas práticas para estudar e aumentar a proficiência na língua online, sem sair de casa.

Por isso, o TechTudo separou uma lista com algumas das maneiras de praticar inglês pela Internet sozinho. São sites e aplicativos que exploram diferentes aspectos do aprendizado, com memorização, fala, gramática e vocabulário. Você pode escolher qual área deseja se aprimorar e estudar no conforto de casa. Confira a lista a seguir para conhecer diferentes plataformas para aprender inglês.

Curso de inglês completo e grátis; aproveite o site e o app

Curso de inglês completo e grátis; aproveite o site e o app

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Aprenda inglês jogando

Para quem gosta de estudar de forma lúdica, o Memrise é uma ótima alternativa. A plataforma ajuda usuários, em nível iniciante ou avançando, a aprimorar o inglês e outros idiomas. Os jogos são gratuitos e estão disponíveis no site e também em aplicativos para Android e iPhone (iOS). É possível aproveitar o tempo livre no transporte público, por exemplo, para estudar.

Memrise oferece exercícios de inglês e outras línguas para praticar — Foto: Isabela Cabral/TechTudo Memrise oferece exercícios de inglês e outras línguas para praticar — Foto: Isabela Cabral/TechTudo

Memrise oferece exercícios de inglês e outras línguas para praticar — Foto: Isabela Cabral/TechTudo

2. Aprenda inglês com exercícios

O My English Online é um curso de inglês totalmente virtual que foca em desenvolver as habilidades de leitura, escrita e compreensão da gramática em língua inglesa. O programa gratuito é oferecido pelo Idiomas sem Fronteiras (IsF), do Ministério da Educação. Podem realizar o curso sem pagar estudantes de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior públicas e privadas brasileiras parceiras do programa.

My English Online permite fazer teste de nivelamento antes de iniciar o estudo — Foto: Reprodução/TechTudo My English Online permite fazer teste de nivelamento antes de iniciar o estudo — Foto: Reprodução/TechTudo

My English Online permite fazer teste de nivelamento antes de iniciar o estudo — Foto: Reprodução/TechTudo

Após realizar o cadastro e fazer um teste de nivelamento, os alunos podem ser classificados em cinco níveis: iniciante, básico, pré-intermediário, intermediário e avançado. Os alunos podem acessar o material por meio de vídeos, e-books, gramáticas e, para passar de nível, devem executar uma série de exercícios.

3. Aprenda inglês conversando

Muitas pessoas sabem ler e escrever em inglês satisfatoriamente, mas precisam melhorar a pronúncia do idioma. Viajar para países que falam a língua é uma boa opção, mas se isso não for possível no momento, o HelloTalk também é interessante. O app permite envio de mensagens de texto, áudio, vídeo e até chamadas telefônicas.

Aplicativo para aprender línguas estrangeiras se assemelha muito ao Whatsapp  — Foto: Divulgação/HelloTalk Aplicativo para aprender línguas estrangeiras se assemelha muito ao Whatsapp  — Foto: Divulgação/HelloTalk

Aplicativo para aprender línguas estrangeiras se assemelha muito ao Whatsapp — Foto: Divulgação/HelloTalk

O mensageiro, disponível para celulares Android e iPhone, facilita o contato entre pessoas que falam diversos idiomas. Uma característica importante do sistema são as ferramentas de tradução, que permitem que você converse com nativos mesmo sem dominar totalmente o inglês. Além de ajudar a melhorar o seu idioma, o app ainda pode aumentar a sua rede de amigos.

4. Aprenda inglês assistindo a séries e filmes

Não sabe se estuda inglês ou se assiste à Netflix? Que tal fazer as duas coisas ao mesmo tempo? Sufli, uma extensão gratuita para Google Chrome, permite que você veja a tradução das legendas sem precisar sair do player.

Sufli mostra a legenda em inglês e permite traduzir palavras com um clique — Foto: Reprodução/Taysa Coelho Sufli mostra a legenda em inglês e permite traduzir palavras com um clique — Foto: Reprodução/Taysa Coelho

Sufli mostra a legenda em inglês e permite traduzir palavras com um clique — Foto: Reprodução/Taysa Coelho

Nesse caso, basta escolher o seu filme ou série preferido, optar por áudio e legendas em inglês. Após configurar adequadamente a extensão, sempre que não entender algo, é só colocar o mouse sobre a palavra e a Sufli exibirá o significado em português.

5. Aprenda inglês com flashcards

O Duolingo disponibiliza em um site e em apps para celulares Android e iPhone um jogo de flashcards chamado Tinycards. A proposta do exercício é memorizar expressões comuns e diferentes vocabulários a partir de repetição de palavras. A plataforma conta com uma grande variedade de baralhos, permitindo estudar outros idiomas com o Tinycards além do inglês.

Tinycards, do Duolingo, é uma plataforma onde estudantes podem revisar palavras com flashcards — Foto: Reprodução/TechTudo Tinycards, do Duolingo, é uma plataforma onde estudantes podem revisar palavras com flashcards — Foto: Reprodução/TechTudo

Tinycards, do Duolingo, é uma plataforma onde estudantes podem revisar palavras com flashcards — Foto: Reprodução/TechTudo

Como aprender inglês usando o celular? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo