Por Raquel Freire, para o TechTudo


O Instagram é uma das melhores redes sociais para ganhar dinheiro. A plataforma, que em junho atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, conta com mais de 25 milhões de contas comerciais, sendo um lugar privilegiado para as empresas encontrarem seguidores e clientes. De roupas a serviços de beleza, passando por assessoria jurídica e hospedagem, não há nada que não possa ser anunciado no aplicativo.

Além da variedade de negócios permitida na rede social, o aplicativo é atualizado frequentemente para adicionar ferramentas a fim de melhorar a comunicação entre seguidores e empresas. Se você tem dúvidas sobre como vender pelo Instagram e usar a plataforma a seu favor, confira as dicas abaixo e impulsione seu negócio.

Confira dicas para vender no Instagram e ganhar dinheiro — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo Confira dicas para vender no Instagram e ganhar dinheiro — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Confira dicas para vender no Instagram e ganhar dinheiro — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

1. Faça uma conta comercial

O primeiro passo para ganhar dinheiro no Instagram é fazer uma conta comercial. Ela dá acesso ao Insights, que exibe métricas sobre número de visualização dos posts, quantas vezes o perfil foi visitado, quantos usuários determinada publicação alcançou etc. O recurso é essencial porque permite saber o que está fazendo sucesso ou não na rede social e, assim, fidelizar e ganhar mais seguidores.

Você não precisa iniciar uma conta comercial do zero. Se quiser usar o perfil que já tem, entre no seu perfil pelo app e toque no ícone de engrenagem, que dá acesso às configurações. Na seção "Conta", selecione "Mudar para conta comercial" e siga as instruções da função, disponível nos aplicativos para Andoid e iPhone (iOS). Você vai precisar escolher uma categoria para o seu negócio, confirmar informações de contato e vincular o perfil comercial do Instagram a uma página do Facebook.

Conta comercial do Instagram dá acesso a métricas para avaliar desempenho do negócio — Foto: Reprodução/Raquel Freire Conta comercial do Instagram dá acesso a métricas para avaliar desempenho do negócio — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Conta comercial do Instagram dá acesso a métricas para avaliar desempenho do negócio — Foto: Reprodução/Raquel Freire

2. Fique de olho no Instagram Insights

Não basta ter acesso ao Insights, é preciso usá-lo. A ferramenta reúne diversas métricas, organizadas em três abas: Atividade, Conteúdo e Público. A primeira traz dados sobre o perfil, como total de interações da semana em sua página, número de perfis que acessaram sua conta, quantidade de pessoas que clicaram no link da bio, entre outras.

A guia "Conteúdo" mostra o desempenho de suas publicações em um período de tempo selecionado. Já na aba "Público" você pode entender o perfil das pessoas que te seguem, como faixa etária predominante, gênero e localização. Esses dados devem ser acessados pelo ícone de gráfico dentro do seu perfil, disponível após transformar uma conta pessoal em comercial. Acesse neste guia completo para saber como interpretar e usar cada uma das ferramentas do Insights.

Insights traz dezenas de métricas para avaliar desempenho do perfil e de publicações no Instagram — Foto: Reprodução/Raquel Freire Insights traz dezenas de métricas para avaliar desempenho do perfil e de publicações no Instagram — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Insights traz dezenas de métricas para avaliar desempenho do perfil e de publicações no Instagram — Foto: Reprodução/Raquel Freire

3. Descubra (e use) as hashtags em alta

Você precisa estar ligado nas principais tendências do momento para divulgar sua marca com sucesso. Um bom jeito de fazer isso é usando aplicativos que pesquisam as hashtags mais populares. Há várias opções no mercado, sejam elas gratuitas ou pagas, para iPhone e Android, conforme listado pelo TechTudo.

Você também pode testar uma hashtag para saber se ela funcionará ou não no Instagram. A extensão para Google Chrome HashTest - Realtime Hashtag Testing é uma opção grátis que desempenha essa função. Basta adicioná-la ao navegador, digitar o termo no qual está pensando e dar enter. Se a expressão for boa, ela será indicada com etiquetas verde ou laranja.

Extensão para Chrome HashTest - Realtime Hashtag Testing permite testar hashtags para usar no Instagram — Foto: Reprodução/Marvin Costa Extensão para Chrome HashTest - Realtime Hashtag Testing permite testar hashtags para usar no Instagram — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Extensão para Chrome HashTest - Realtime Hashtag Testing permite testar hashtags para usar no Instagram — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Depois de saber quais as hashtags perfeitas, não esqueça de inseri-las nas suas publicações. O Instagram permite colocar as palavras-chave com # nos posts com fotos e vídeos, no Stories e nos vídeos longos do IGTV.

4. Divulgue o link do seu negócio

Divulgue seu site, blog ou loja virtual em todos os locais possíveis do Instagram. O mais óbvio é o link da bio em que seus seguidores podem clicar. Use esse espaço, mas não se limite a ele. Coloque a página do seu negócio também nas imagens e no Stories. Outra dica é utilizar os destaques do Stories para deixar o link de forma permanente vinculado a uma imagem.

Divulgue o link do seu site na bio, nas publicações e nos Stories — Foto: Reprodução/Raquel Freire Divulgue o link do seu site na bio, nas publicações e nos Stories — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Divulgue o link do seu site na bio, nas publicações e nos Stories — Foto: Reprodução/Raquel Freire

5. Crie respostas rápidas para seus clientes

Outra ferramenta exclusiva das contas comerciais é a capacidade de criar respostas rápidas para o Direct. Com ela, o dono de um negócio pode configurar mensagens como "Obrigada pelo contato" ou "Agradecemos a sugestão", que ficará salva no aplicativo. Assim, quando um seguidor entrar em contato, a mensagem poderá ser respondida prontamente.

Para utilizar a função, entre um um chat qualquer no Instagram e toque no ícone de balão de diálogo, conforme destacado abaixo. Você pode configurar diversas respostas rápidas, definindo diferentes palavras de atalho.

Recurso de respostas rápidas em conta comercial do Instagram — Foto: Reprodução/Taysa Coelho Recurso de respostas rápidas em conta comercial do Instagram — Foto: Reprodução/Taysa Coelho

Recurso de respostas rápidas em conta comercial do Instagram — Foto: Reprodução/Taysa Coelho

6. Descubra o que seus seguidores querem

As enquetes do Stories fazem grande sucesso na plataforma e são um bom jeito de descobrir o que seus seguidores querem. Se você tem uma loja de roupa, por exemplo, coloque suas opções de estampas e deixe que seus seguidores escolham qual será usada na próxima coleção.

Além de identificar as preferências do seu público, a ação vai aumentar o engajamento do seu perfil e fazer com que os clientes se aproximem da marca. O Instagram oferece outros tipos de enquetes, como o emoji deslizável e o adesivo "Faça uma pergunta" para estimular a interação com seguidores.

Enquetes no Stories aproximam seguidores da marca e aumentam engajamento do perfil comercial  — Foto: Reprodução/Helito Bijora Enquetes no Stories aproximam seguidores da marca e aumentam engajamento do perfil comercial  — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Enquetes no Stories aproximam seguidores da marca e aumentam engajamento do perfil comercial — Foto: Reprodução/Helito Bijora

7. Promova suas publicações

Com um perfil empresarial, você pode divulgar publicações para pessoas que não te seguem no Instagram. Os posts patrocinados permitem escolher aspectos como localização, gênero e faixa etária das contas que visualizarão as fotos e vídeos. Esse tipo de propaganda é paga e, quanto maior for o investimento, mais pessoas serão alcançadas.

Para promover um conteúdo, primeiro toque no botão "Promover" abaixo do post. Em seguida defina o perfil do seu público-alvo e orçamento. Por fim, insira os dados de pagamento para que a campanha seja efetuada.

Instagram permite promover posts para pessoas que não seguem perfil da marca — Foto: Reprodução/Raquel Freire Instagram permite promover posts para pessoas que não seguem perfil da marca — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Instagram permite promover posts para pessoas que não seguem perfil da marca — Foto: Reprodução/Raquel Freire

8. Insira botões de compra nos posts

O Instagram permite inserir um botão "Comprar agora" nos posts, facilitando as vendas de produtos para os seguidores. Ao cadastrar uma foto, o proprietário do perfil comercial deve tocar em "Marcar produtos" e inserir as inforações do item, como descrição e preço.

O botão só aparece para os demais usuários da rede social quando há pelo menos nove publicações com produtos marcados. Os posts podem ser compartilhados no Stories, que também conta com seu próprio sistema de compras. No entanto, a funcionalidade nas histórias está disponível apenas para algumas lojas por enquanto.

Instagram permite colocar botão de comprar produto nas publicações — Foto: Divulgação/Instagram Instagram permite colocar botão de comprar produto nas publicações — Foto: Divulgação/Instagram

Instagram permite colocar botão de comprar produto nas publicações — Foto: Divulgação/Instagram

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