Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O Instagram tem recursos que podem ser úteis para incrementar o perfil e ganhar seguidores e alcançar mais pessoas que possam se interessar pelos seus posts. Ações como organizar o feed, editar a bio e os destaques, ou usar hashtags estratégicas e marcar a localização nos posts podem deixar sua conta mais atrativa e fazer com que suas publicações fiquem em evidência na plataforma. Confira, a seguir, nove dicas que podem te ajudar a ganhar likes e ficar popular no Instagram.

Como compartilhar sua tag do Instagram e ganhar mais seguidores

Como compartilhar sua tag do Instagram e ganhar mais seguidores

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Inserir hashtags em legenda de fotos

Hashtags do Instagram podem colocar posts em evidência na página de busca — Foto: Melissa Cruz/TechTudo Hashtags do Instagram podem colocar posts em evidência na página de busca — Foto: Melissa Cruz/TechTudo

Hashtags do Instagram podem colocar posts em evidência na página de busca — Foto: Melissa Cruz/TechTudo

Usar hashtags sobre os elementos que aparecem na foto pode fazer seu post ser encontrado por pessoas interessadas nesse tipo de publicação. Assim, a busca pelos termos se converteria em curtidas e novos seguidores para o seu perfil.

O Instagram tem um limite de 30 hashtags por postagem, mas o ideal é usar poucas na legenda, e apenas aquelas que realmente tiverem a ver com a sua foto. Para isso, é importante saber quais tags relacionadas às suas fotos são mais procuradas pelos usuários. Atualmente, existem algumas ferramentas que ajudam a encontrar as melhores palavras para hashtags de posts.

2. Escolher o melhor horário para postar

Apesar de o Instagram utilizar algoritmos para exibir conteúdos específicos de acordo com o perfil dos usuários, cada conta tem um pico de horário ideal para publicar suas fotos. É neste horário que os seguidores estão mais ativos e mais pessoas podem visualizar sua foto, o que pode resultar em mais interações. É possível descobrir o melhor horário para postar utilizando a ferramenta Insights, disponibilizado em contas de empresa no Instagram, ou com aplicativos externos, como o UNUM.

3. Postar fotos bonitas para serem exibidas na aba Explorar

A aba Explorar do Instagram classifica posts em categorias — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo A aba Explorar do Instagram classifica posts em categorias — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

A aba Explorar do Instagram classifica posts em categorias — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

A seção Explorar mostra fotos e vídeos que podem ser do interesse de cada usuário, de acordo com seu comportamento na rede social. Os algoritmos do Instagram entendem o que cada pessoa gosta e só mostram as publicações consideradas interessantes. Para que seus posts apareçam naquela aba, é preciso interagir com contas semelhantes às suas (e, de preferência, que tenham alto engajamento) e utilizar a geolocalização nos seus posts. Além disso, é importante publicar fotos de boa qualidade, para que as pessoas se sintam interessadas em abrir sua publicação quando acessarem o mural. Recentemente, a seção Explorar foi redesenhada para mostrar posts cada vez mais específicos para o gosto de cada usuário.

4. Marcar a localização em que a foto foi tirada

Marcar a localização da foto no Instagram dará mais visibilidade ao seu perfil — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Marcar a localização da foto no Instagram dará mais visibilidade ao seu perfil — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Marcar a localização da foto no Instagram dará mais visibilidade ao seu perfil — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

É importante marcar a localização em que a foto foi tirada em todos os seus posts, seja uma cidade, país ou estabelecimentos, como restaurantes, museus e hotéis. Desta forma, quando um usuário procurar aquele local na busca do Instagram, sua foto será exibida entre os resultados, fazendo com que possíveis seguidores tenham acesso a ela. Caso sua localização não esteja cadastrada no Instagram, é possível criar uma nova localização para incluir a marcação.

5. Organizar o feed

Manter um feed organizado no Instagram pode atrair novos seguidores — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo Manter um feed organizado no Instagram pode atrair novos seguidores — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo

Manter um feed organizado no Instagram pode atrair novos seguidores — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo

A prática de organizar as fotos do feed é muito comum entre famosos, personalidades e influenciadores digitais. Nestes casos, a página pode ter um mesmo tom de cor em todas as fotos, manter um padrão estético diferente a cada três figuras, apresentar um mosaico ou ainda complementar umas às outras. Algumas ferramentas ajudam o usuário comum a criar um feed organizado de forma fácil, com efeitos como os presets do Lightroom e as bordas combinadas do app UNUM. Outros aplicativos permitem criar um planejamento de feed, podendo visualizar previamente como ficará o perfil após as publicações e emitindo alertas com os horários para postar as imagens.

6. Editar a bio com mais informações

Uma das primeiras informações que o visitante visualizará no seu perfil é a sua biografia, portanto, é preciso mantê-la atualizada e com informações completas. Para criar uma bio personalizada, o usuário pode mudar a fonte, emojis especiais, links e marcar outros perfis. Também é possível criar uma bio centralizada, para chamar ainda mais atenção do visitante.

7. Usar destaques para "apresentar" a conta

Use os Destaques para apresentar sua conta do Instagram aos novos seguidores — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Use os Destaques para apresentar sua conta do Instagram aos novos seguidores — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Use os Destaques para apresentar sua conta do Instagram aos novos seguidores — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Os Destaques do Instagram podem ser organizados e utilizados para apresentar sua conta, separando em cada item Stories temas diferentes do perfil. Com o recurso, além de exibir suas histórias antigas, o usuário também pode conquistar seguidores interessados em conteúdos em vídeo. Para deixar o perfil ainda mais harmonizado, é possível customizar as capas dos Destaques, usando ícones personalizados.

8. Seguir conta de famosos

Ao dar follow em contas de pessoas famosas com muitos seguidores, como Selena Gomez ou Beyoncé, por exemplo, seu perfil será exibido na lista de pessoas que seguem aquela personalidade, dando mais visibilidade à sua conta. Desta forma, os fãs daquela celebridade também podem se interessar pelo seu perfil a partir desse ponto em comum entre vocês. Também é importante criar o hábito de interagir com essas contas, curtindo e comentando suas fotos.

9. Usar gerenciadores

Alguns programas automatizam o aumento de seguidores no Instagram, como o Gerenciagram e o Bume. Ao contratar um serviço de gerenciamento, o usuário deve informar algumas contas que contenham seguidores que podem se interessar por suas fotos. A partir de então, a ferramenta começa a dar follow automaticamente nessas pessoas, com o objetivo de ser seguido de volta. Apesar de não ser uma forma de conquistar amigos organicamente, trará seguidores rapidamente para o seu perfil. No entanto, é preciso ressaltar que as ações realizadas por esses aplicativos podem ser interpretadas como spam pelo Instagram, o que pode acarretar no bloqueio da conta.

Instagram não entra no iPhone, o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo