Por Paulo Alves, para o TechTudo


O Gmail é o serviço de e-mail mais usado do mundo. No entanto, mesmo com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos mensalmente, algumas funções escondidas podem passar despercebidas da maioria. A plataforma do Google eliminou o Labs, que oferecia recursos experimentais e já não existe mais na nova versão do Gmail. Porém, vários outros truques permanecem ou foram criados a partir do lançamento do design renovado, em 2018. Conheça cinco características curiosas do Gmail no computador.

Conheça as funções inéditas do novo Gmail

Conheça as funções inéditas do novo Gmail

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Smart Compose não sugere termos de gênero

O Smart Compose é um recurso recente do Gmail que analisa a escrita do usuário para sugerir palavras e frases inteiras para digitar com um clique. A função tem, entretanto, uma propriedade curiosa: o sistema é treinado para não oferecer termos com flexão de gênero.

Segundo um engenheiro do Google, sem isso a inteligência artificial por trás da ferramenta poderia, por exemplo, classificar como automaticamente homem qualquer profissional de elite ou com cargo de chefia. O objetivo, portanto, é evitar identificação errada do gênero de uma pessoa mencionada em um e-mail.

Smart Compose, recurso do Gmail para prever palavras usando inteligência artificial, passa a funcionar em português — Foto: Divulgação/Google

Smart Compose, recurso do Gmail para prever palavras usando inteligência artificial, passa a funcionar em português — Foto: Divulgação/Google

2. Incluir pontos no endereço não faz diferença

Muitos endereços de e-mail podem conter pontos, mas eles não fazem diferença para a entrega de mensagens. Qualquer mensagem enviada para techtudo@gmail.com ou tech.tudo@gmail.com, portanto, chegam na mesma caixa de entrada. Por isso, não é preciso se preocupar se você esqueceu de mencionar para alguém que existe um ponto no seu e-mail.

Embora pontos não façam diferença para receber mensagens, eles podem ser usados para filtrar e-mails mais facilmente. Ofereça uma certa combinação do seu endereço para contatos profissionais e outra para lojas e promoções. Depois, crie regras para aplicar marcadores específicos para cada variação do seu endereço.

Gmail ignora uso de pontos em endereços de e-mail — Foto:  Marvin Costa/TechTudo Gmail ignora uso de pontos em endereços de e-mail — Foto:  Marvin Costa/TechTudo

Gmail ignora uso de pontos em endereços de e-mail — Foto: Marvin Costa/TechTudo

3. Dispositivos logados podem ser desconectados com um clique

Se você costuma acessar seu Gmail em computadores desconhecidos, é importante se certificar de que a conta não permaneceu logada. Poucos sabem que esse procedimento pode ser realizado de forma simples, por meio de um atalho na tela inicial do serviço no navegador. Selecione “Detalhes” no canto inferior direito, abaixo de “Última atividade da conta”.

Você verá uma janela que mostra uma lista com navegadores ou apps usados, o IP e a localização do dispositivo e o horário do último acesso. Na dúvida se há algum deles ainda logado, clique no botão “Sair de todas as outras sessões da web do Gmail”.

Faça logoff do Gmail em outros dispositivos — Foto: Reprodução/Paulo Alves Faça logoff do Gmail em outros dispositivos — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Faça logoff do Gmail em outros dispositivos — Foto: Reprodução/Paulo Alves

4. É possível ver e-mails no painel lateral

O Gmail sempre teve a proposta de ser mais moderno que soluções rivais, mas é possível usar um visual com toque clássico que lembra, por exemplo, o Outlook. Nas configurações, acesse a aba “Avançado” e ative o “Painel de visualização” para poder exibir e-mails em uma porção lateral, dividindo a interface ao meio: caixa de entrada do lado esquerdo, e corpo da mensagem lado direito. Depois de habilitar o recurso, é possível alternar entre os dois tipos de visualização em um atalho no topo da tela.

Abra e-mails em um painel lateral no Gmail — Foto: Reprodução/Paulo Alves Abra e-mails em um painel lateral no Gmail — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Abra e-mails em um painel lateral no Gmail — Foto: Reprodução/Paulo Alves

5. Função Ignorar silencia e-mails chatos

O Gmail permite silenciar mensagens que não interessam, mas que insistem em chegar. Esse tipo de avalanche de e-mails inúteis costuma vir quando você está copiado junto com outras pessoas em um e-mail, e elas decidem responder para todos. Para evitar o incômodo, marque o item indesejado, abra o menu de ações e selecione “Ignorar”. A partir daí o e-mail atual e todos os novos e-mails relacionados à mesma conversa serão arquivados automaticamente, pulando a caixa de entrada. Sempre será possível encontra-los depois no marcador “Todos os e-mails”.

Silencie e-mails atuais e futuros de uma mesma conversa — Foto: Reprodução/Paulo Alves Silencie e-mails atuais e futuros de uma mesma conversa — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Silencie e-mails atuais e futuros de uma mesma conversa — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Como criar email com domínio próprio grátis? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo