Produtividade

Por Marvin Costa, para o TechTudo


O Moovit é um aplicativo desenvolvido para auxiliar pessoas que precisam utilizar o transporte público de uma cidade. Disponível para iPhone (iOS), iPad, iPod Touch e dispositivos com Android, a plataforma oferece características ideais para pessoas encontrarem um transporte certo até um destino específico. Além do recurso para criar rotas, o app dispõe de ferramentas para otimizar buscas, tipos de transporte, notificações e outras configurações para ampliar as possibilidades de uso.

O recurso é útil, pois consegue entregar respostas rápidas ao usuário, importante para a rotina agitada das grandes metrópoles. Confira a seguir cinco truques para otimizar o uso do Moovit e encontrar facilmente o tipo de transporte para se deslocar até um ponto da cidade.

Confira cinco dicas para usar o Moovit para criar rotas de transporte público nas cidades — Foto: Ana Marques/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Ajuda em viagens

Aplicativo Moovit ajuda turistas a explorarem a cidade — Foto: Reprodução/Marvin Costa

O Moovit está disponível em diversas cidades ao redor do mundo. Dessa forma, ele pode funcionar como uma ferramenta auxiliar para que viajantes possam se locomover em locais desconhecidos. Além disso, o app também pode ser utilizado para programar viagens. Para isso, é necessário alterar a cidade padrão da plataforma para que as consultas apresentem resultados referentes àquela região.

Para realizar a mudança sem estar no local, toque no nome da cidade atual no canto superior esquerdo da tela e, em seguida, clique sobre a seta ao lado do país atual para alterar e escolher uma nova localidade.

2. Aproveite os alertas da plataforma

Mantenha a notificação de trajeto ativada para saber quando descer em um rota de transporte coletivo no app Moovit — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ao criar uma rota de transporte coletivo no aplicativo, se lembre de manter ativa a notificação para o trajeto. O recurso avisará quando você estiver próximo da parada que leva ao destino configurado. As notificações padrões do serviço também podem ajudar a saber quando um ônibus ou metrô está próximo de chegar ao ponto mais próximo.

Basta iniciar um trajeto e tocar em "OK" na janela de notificações para a rota. No momento certo, o aplicativo notificará sobre o momento ideal para descer na estação desejada.

3. Alertas para problemas e atrasos

App Moovit envia notificações para os usuários de forma automática — Foto: Reprodução/Marvin Costa

O Moovit mantém ativas todas as notificações após a instalação, por padrão. A ação traz vantagens, como alertas para acidentes e outros problemas que podem causar atrasos no transporte que o usuário aguarda. Alertas sobre fechamento de estações, renovações de bilhetes de embarque e mudanças de horário no transporte coletivo também são informados por notificações.

Ainda assim, é aconselhável acessar a tela de alertas para configurar manualmente e verificar quais avisos são realmente importantes. Para isso, entre em "Configurações" e, depois, encontre o item "Notificações" e desmarque alertas que não deseja receber.

4. Encontrar bicicletas para alugar

Indicações para alugar bicicletas compartilhadas para chegar até um local em uma rota criada no app Moovit — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Ao definir uma rota, o aplicativo apresentará todas as opções de locomoção disponíveis em sua cidade. O usuário receberá, por exemplo, uma indicação para uso de bicicleta compartilhada caso esteja próximo a um dos pontos de aluguel. O ícone apresentará a distância e o tempo de chegada até o ponto final da rota com o meio de transporte sustentável. A rota será iniciada com uma caminhada até o ponto de retirada da bicicleta compartilhada.

5. Otimizar resultados de pesquisa

Ação para gerenciar resultados de pesquisa no aplicativo Moovit — Foto: Reprodução/Marvin Costa

A plataforma permite otimizar os resultados para rotas de acordo com a necessidade dos usuários. Com o recurso nativo da plataforma, é possível definir rotas mais rápidas, trajetos com menos caminhadas e evitar baldeações até chegar ao destino da viagem. A otimização é útil para pessoas que desejam reduzir o tempo de chegada ou que têm necessidades especiais para se locomoverem.

Para visualizar a função, inicie uma rota e vá no botão "Preferências". Nele, é possível definir o tipo de rota e transporte mais adequados.

Como conseguir códigos de descontos no Uber, Cabify e 99POP

Como conseguir códigos de descontos no Uber, Cabify e 99POP

Mais do TechTudo