Produtividade

Por Taysa Coelho, para o TechTudo


O Wish é uma plataforma de compras virtual que conecta compradores e vendedores de todo o mundo. Disponível na versão aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS) e na web para PC, o destaque do programa está nas ofertas de produtos importados por preços mais baratos do que os praticados por lojas brasileiras. Os interessados conseguem navegar por diversas categorias como, por exemplo, itens de moda e beleza, brinquedos e papelaria.

Concorrente do AliExpress, a ferramenta oferece constantemente descontos, bônus e códigos promocionais para que seus usuários obtenham produtos com valores ainda mais baixos. Confira a seguir oito perguntas e respostas sobre o Wish e conheça mais sobre os recursos da plataforma.

Conheça todas as possibilidade do app Wish, plataforma de compras virtual — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O que é e como funciona?

O Wish é um serviço de compras online disponível tanto em versão web quanto em apps para dispositivos móveis Android e iOS. A plataforma vende mercadorias diretamente do fabricante aos compradores, sem intermediários, oferecendo preços atraentes. Dentre as categorias de produtos ofertados estão acessórios, moda, decoração, eletrônicos, bolsas e carteiras, bebê e infantil, maquiagem e beleza, sapatos, maquiagem, papelaria, entre outros.

Para realizar o cadastro na loja virtual, é necessário entrar com dados de usuário do Facebook, Google ou qualquer outro e-mail pessoal.

2. Prazo de entrega

De acordo com o FAQ da empresa, os pedidos são enviados pelo vendedor no período de um a dois dias e o período de entrega varia de acordo com a loja e o destino de entrega. O usuário poderá acompanhar o pedido por meio do “Histórico de Pedidos”, caso o comerciante tenha optado por um modo de envio que inclui o número de rastreio.

3. Como o frete é calculado?

Por ser uma plataforma global, o Wish conta com vendedores e clientes espalhados por todo o mundo e isso impede de implementar uma tarifa fixa de entrega. Por isso, o custo do frete é informado no momento de finalização de cada compra, levando em conta referências como tamanho, peso e destino do seu pedido.

4. Pagamento

É possível pagar pelas compras feitas por meio do Wish com cartões de crédito, Google Wallet (Android Pay), Apple Pay, PayPal, Klarna, EBANX (Cartão de Crédito, Boleto, OXXO) e iDEAL. O serviço não aceita dinheiro, transferência bancária ou pagamento parcelado.

5. É possível obter descontos ou bônus?

Roleta de bônus do Wish debloqueia promoções para diversos itens — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Além dos descontos oferecidos ocasionalmente para todos no Wish, é possível obter melhores preços de outras formas. Caso uma pessoa utilize o código promocional de algum amigo em sua primeira compra no serviço, pode obter até 50% de desconto. Simultaneamente, o gerador desse código também recebe uma pequena quantia em reais em troca, a cada compra efetuada por um terceiro com a sua combinação.

O site também conta com um sistema de benefícios chamado “Bônus de Login Diário”, por meio do qual se ganha uma espécie de selo a cada dia em que se acessa a plataforma. Ao final de sete dias, o usuário pode reivindicar o prêmio de até 50% de desconto.

6. É possível devolver um produto?

Sim, o usuário tem até 30 dias, a partir da data de entrega, para devolver um produto adquirido por meio da plataforma. Para isso, é necessário entrar em contato com a Equipe Wish de Atendimento. A empresa, no entanto, não cobre os custos de envio de devolução e também não permite troca de mercadorias.

O reembolso será feito pelo mesmo método de pagamento usado e tempo para recebê-lo varia de acordo com o meio utilizado.

7. Posso cancelar uma compra?

Sim, por um período de até oito horas após a conclusão do pedido. Depois, basta acessar o Histórico de Pedido e solicitar reembolso, para concluir o processo e não ter qualquer cobrança indevida.

8. Wish cobra alfândega, impostos, VAT ou qualquer outra taxa extra?

O Wish em si não cobra qualquer taxa extra ou imposto além da taxa regular de entrega. O serviço lembra, entretanto, que isso não exime que o cliente tenha a mercadoria taxada pela alfândega ou serviço de correios de seu país.

Via Wish

Como ver compra no Wish sem ter Facebook? Descubra no Fórum do TechTudo.

O que é PayPal e como funciona o serviço

O que é PayPal e como funciona o serviço

Mais do TechTudo