Por Raquel Freire, para o TechTudo


Para vários usuários, ter espaço disponível no Android é um desafio. Mesmo modelos com armazenamento poderoso ficam lotados em pouco tempo e os motivos podem variar, seja pelo tamanho do próprio sistema, dos aplicativos ou pelo hábito de baixar muitos arquivos de mídias. No entanto, há alguns recursos capazes de liberar a memória interna do celular com sistema operacional do Google. Os interessados podem limpar a memória cache, excluir itens duplicados ou até instalar gerenciadores de arquivos, como o ES File Explorer, por exemplo.

Para ajudar nesta tarefa, o TechTudo reúne abaixo dez dicas para manter seu smartphone Android sempre livre de registros inúteis e com espaço de sobra. As orientações podem ser adotadas em diferentes versões do sistema, e englobam tanto ferramentas nativas quanto aplicativos que ajudam na otimização. Vale lembrar que todos os tópicos indicam táticas de manutenção, ou seja, a execução deve ser feita periodicamente.

Veja como usar app Power Clean para melhorar desempenho do Android — Foto: Raquel Freire/TechTudo Veja como usar app Power Clean para melhorar desempenho do Android — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Veja como usar app Power Clean para melhorar desempenho do Android — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Limpe a memória cache

A memória cache é uma memória de acesso rápido, pois contém os dados e instruções mais usados pelo processador. O objetivo é acelerar a execução do sistema, em vista que grande parte dos dados já estará armazenada quando um aplicativo continuar em atividade ou for aberto novamente.

O ponto negativo é que esses arquivos ocupam espaço no celular e, com o tempo, esse armazenamento pode fazer falta. Para evitar ou solucionar o problema, limpe a memória cache periodicamente. O procedimento varia um pouco entre o Android O e as versões anteriores do sistema, mas a mudança não é muito brusca.

Para realizar a operação, o usuário deve entrar no menu "Configurar", depois ir em "Aplicativos" (ou "Apps e notificações") e selecionar o software em questão. Até o Android 7 (Nougat), o botão "Limpar cache" já fica disponível nesta tela. A partir do Android 8 (Oreo) é preciso entrar em "Armazenamento" para encontrar o recurso.

Limpeza de memória é feita de forma nativa no Android e ajuda a liberar espaço — Foto: Reprodução/Raquel Freire Limpeza de memória é feita de forma nativa no Android e ajuda a liberar espaço — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Limpeza de memória é feita de forma nativa no Android e ajuda a liberar espaço — Foto: Reprodução/Raquel Freire

2. Desinstale aplicativos que você não usa

Procure desinstalar os aplicativos que não são mais úteis para você. Isso pode ser feito manualmente, ao abrir o menu de aplicativos do Android e analisar um por um. Durante o processo é comum encontrar softwares esquecidos, que podem abrir caminho para outros programas e arquivos realmente úteis.

Um truque na própria Google Play pode facilitar essa tarefa sem precisar instalar nada a mais. Abra a loja de aplicativos do Google, vá em "Meus apps e jogos" e selecione a aba "Instalados". Clique na ferramenta de "Classificar por" e escolha "Usados por último". No final da lista estarão agrupados todos os aplicativos sem utilidade para o usuário.

Google Play Store mostra aplicativos instalados que você não usa mais — Foto: Reprodução/Raquel Freire Google Play Store mostra aplicativos instalados que você não usa mais — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Google Play Store mostra aplicativos instalados que você não usa mais — Foto: Reprodução/Raquel Freire

3. Remova arquivos e pastas de apps já desinstalados

Nem sempre é possível se livrar de todos os arquivos de um aplicativo ao desinstalá-lo do sistema operacional. Vários programas deixam rastros que ocupam armazenamento. Para se livrar deles, uma dica é usar o gerenciador de arquivos ES File Explorer.

Instale o app na página do TechTudo, abra-o e entre na ferramenta "Cleaner". Marque o campo "Lixo residual", que indicará o espaço que os arquivos inúteis gastam no seu telefone. Selecione os outros campos, se desejar, e aperte o item "Limpar agora" para liberar memória automaticamente.

Gerenciador de arquivos ES File Explorer emilina arquivos de apps já desinstalados do Android — Foto: Reprodução/Raquel Freire Gerenciador de arquivos ES File Explorer emilina arquivos de apps já desinstalados do Android — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Gerenciador de arquivos ES File Explorer emilina arquivos de apps já desinstalados do Android — Foto: Reprodução/Raquel Freire

4. Utilize a ferramenta nativa do Android para liberar espaço

O Android 8 (Oreo) introduziu mais recursos nativos para otimizar o gerenciamento de espaço. Ao entrar no menu "Armazenamento", o usuário identifica o botão "Liberar espaço", que exibe uma lista de arquivos inúteis, de acordo com os critérios do próprio sistema. Basta selecionar as mídias indesejadas e clicar em "Liberar", onde estará indicado o tamanho a ser economizado após a ação.

O painel também passou a oferecer um "Gerenciador de armazenamento", capaz de apagar fotos e vídeos a partir de um período selecionado (mais de 30, 60 ou 90 dias). Para a segurança, o recurso só exclui as mídias salvas em backup na nuvem. A iniciativa é evitar que os interessados percam conteúdos importantes por descuido.

Use os novos recursos de gerenciamento de armazenamento do Android O — Foto: Reprodução/Raquel Freire Use os novos recursos de gerenciamento de armazenamento do Android O — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Use os novos recursos de gerenciamento de armazenamento do Android O — Foto: Reprodução/Raquel Freire

5. Faça backup com o Google Fotos

O Google Fotos já vem instalado de fábrica nos celulares Android e possui uma ferramenta integrada para liberar espaço no celular. Ela identifica todas as fotos e vídeos salvos no backup na nuvem do Google, o Google Drive, e os remove do dispositivo.

Para usar a função, abra o aplicativo de fotos, entre no menu principal e vá em "Liberar espaço". Confirme a operação ao apertar o botão "Liberar", no qual estará escrito o tamanho das mídias em conjunto. A operação exige ter ativados o backup e a sincronização previamente.

Recurso do Google Fotos para liberar espaço remove do celular fotos e vídeos já salvos na nuvem — Foto: Reprodução/Raquel Freire Recurso do Google Fotos para liberar espaço remove do celular fotos e vídeos já salvos na nuvem — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Recurso do Google Fotos para liberar espaço remove do celular fotos e vídeos já salvos na nuvem — Foto: Reprodução/Raquel Freire

6. Use um app de otimização

O Android tem uma lista variada com apps específicos para otimização do sistema. A maioria conta com recursos para economizar espaço, como o DU Speed Booster, The Cleaner e o Files, do Google.

Cada um possui uma mecânica para limpar o sistema e excluir os arquivos inúteis. O TechTudo reúne diversos tutoriais para ensinar a usar apps habilitados para otimizar o Android, como o voltado para o DU Speed Booster e este, que mostra o passo a passo de como utilizar o All-In-One Toolbox.

All-In-One Toolbox traz vários recursos integrados para limpar e otimizar o Android — Foto: Raquel Freire/TechTudo All-In-One Toolbox traz vários recursos integrados para limpar e otimizar o Android — Foto: Raquel Freire/TechTudo

All-In-One Toolbox traz vários recursos integrados para limpar e otimizar o Android — Foto: Raquel Freire/TechTudo

7. Use cartão microSD

Uma das grandes vantagens do Android sobre o concorrente iPhone (iOS) é o suporte para cartão de memória. Portanto, o usuário deve usufruir dessa capacidade. Desse modo, é possível mover aplicativos para o microSD, transferir documentos, fotos e vídeos, e deixar o espaço interno livre para o que realmente precisa estar no dispositivo, os recursos mais essenciais.

Use o microSD e mova documentos, arquivos e apps para cartão de memória — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo Use o microSD e mova documentos, arquivos e apps para cartão de memória — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Use o microSD e mova documentos, arquivos e apps para cartão de memória — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

8. Remova os arquivos de download

Todos os arquivos salvos no sistema operacional do Google ficam guardados na pasta "Downloads". Com o tempo, o diretório fica cheio de imagens, vídeos e PDFs que, em alguns casos, foram baixados para serem usados uma única vez e, por isso, são dispensáveis.

Os interessados podem se livrar desse lixo de forma simples. Basta abrir o gerenciador de arquivos — do próprio sistema ou do seu app favorito —, localizar a pasta "Downloads" e checar o que está nesse lugar. Selecione os itens a serem descartados e jogue-os na lixeira.

Exclua os arquivos salvos na pasta Downloads — Foto: Reprodução/Raquel Freire Exclua os arquivos salvos na pasta Downloads — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Exclua os arquivos salvos na pasta Downloads — Foto: Reprodução/Raquel Freire

9. Exclua arquivos duplicados

Arquivos duplicados são uma causa comum de espaço gasto desnecessariamente. O antigo Files Go, chamado atualmente de Files, é um das várias opções de apps que dispõem de uma ferramenta dedicada para apagar mídias duplicadas. Uma vantagem do app do Google é que essa função não analisa apenas fotos e vídeos, mas também abrange áudios, documentos e quaisquer outros tipos de arquivo.

Ao abrir o software, note que a funcionalidade fica exibida na tela principal, aberta por padrão na guia "Limpar". Depois, entre em "Arquivos duplicados" e clique no círculo no canto superior direito para excluir todas as cópias ou selecionar uma a uma. Aperte o botão "Excluir" e as versões mais antigas dos arquivos terão sido eliminadas do aparelho.

Files do Google possui ferramenta para excluir arquivos duplicados e liberar espaço no Android — Foto: Reprodução/Raquel Freire Files do Google possui ferramenta para excluir arquivos duplicados e liberar espaço no Android — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Files do Google possui ferramenta para excluir arquivos duplicados e liberar espaço no Android — Foto: Reprodução/Raquel Freire

10. Remova as mídias do WhatsApp

Remover os arquivos do WhatsApp constantemente é quase uma obrigação para quem usa o mensageiro com frequência. Os áudios, vídeos, fotos e documentos enviados e recebidos ficam salvos no dispositivo mesmo após a exclusão na janela do chat. Isso provoca a falsa impressão de que o espaço foi liberado.

Para efetivar a remoção desses conteúdos, baixe o Power Clean e abra-o na guia central, que reúne os recursos avançados. Entre em "Limpar WhatsApp" e selecione cada categoria de mídia. Marque as que deseja remover e, na sequência, aperte o botão correspondente para confirmar a exclusão.

Apps como Power Clean excluem arquivos do WhatsApp — Foto: Reprodução/Raquel Freire Apps como Power Clean excluem arquivos do WhatsApp — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Apps como Power Clean excluem arquivos do WhatsApp — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Android P: saiba tudo sobre o sistema operacional

Android P: saiba tudo sobre o sistema operacional

MAIS DO TechTudo