Atletas

Por Julio Puiati, para o TechTudo


FIFA 19 é o mais novo lançamento da EA Sports. Disponível para PS4, PS4 Pro, Xbox One, Xbox One X, PC e Nintendo Switch, o simulador de futebol trouxe diversas novidades. Quer mandar bem no game? Allan Castello, pro player quatro vezes campeão carioca, vice-campeão da ESWC 15 e vencedor da Manchester City Cup, pode ajudar. Em conversa com o TechTudo, o brasileiro deu cinco dicas de gameplay não muito conhecidas do público casual, mas que vão fazer seu desempenho melhorar muito. Confira a seguir as dicas "secretas" do jogador.

Use táticas variadas

As táticas personalizadas são essenciais para pro players como Allan Castello — Foto: Divulgação/Manchester City As táticas personalizadas são essenciais para pro players como Allan Castello — Foto: Divulgação/Manchester City

As táticas personalizadas são essenciais para pro players como Allan Castello — Foto: Divulgação/Manchester City

Em FIFA 19, os usuários podem customizar até cinco táticas dinâmicas e alterná-las facilmente ao decorrer do confronto. Basta usar as setas do controle. ''Costumo ver jogadores casuais atuarem com apenas uma formação tática do início ao fim de uma partida. Isso é erradíssimo. Você pode ter um esquema padrão, mas se sentiu que o jogo não tá encaixando, é preciso mudar o sistema de acordo com a circunstância da partida'', orienta o pro player. ''Você pode, por exemplo, espelhar a formação do adversário para reduzir espaços'', sugere Castello.

Controle o goleiro

Movimente o goleiro para melhorar a defesa — Foto: Reprodução/Julio Puiati

Movimente o goleiro para melhorar a defesa — Foto: Reprodução/Julio Puiati

Em FIFA 19 é possível controlar o goleiro de forma manual. Basta apertar e segurar o analógico direito para movimentá-lo em qualquer direção. A dica é importante pois o posicionamento automático do arqueiro não é 100% eficaz em determinadas ocasiões. ''A estratégia é boa para situações cara a cara, de escanteios e chutes de fora da área'', explica Castello. Ter o controle absoluto do goleiro possibilita mais liberdade para prever finalizações do adversário e tomar menos gols. Mas atenção: a tática pode ser bastante prejudicial quando utilizada de forma precipitada.

Induza movimentações

Induza movimentações de companheiros para abrir espaços — Foto: Reprodução/Julio Puiati

Induza movimentações de companheiros para abrir espaços — Foto: Reprodução/Julio Puiati

A construção de jogadas ofensivas pode ser incrementada com um comando especial. ''Quando você está com a bola dominada e vai em direção a algum companheiro de equipe, ao segurar L1 (PS4) ou LB (Xbox One), sem executar o passe, esse companheiro corre em direção ao ataque'', explica Castello. De acordo com o atleta, a tática é muito útil para forças tabelas, passes curtos, lançamentos longos ou apenas abrir espaços na defesa adversária. ''É uma dica que o pessoal costuma não saber'', analisa.

Timed finishing

FIFA 19 terá novo sistema de finalização — Foto: Reprodução/Murilo Molina

FIFA 19 terá novo sistema de finalização — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Entre diversas novidades, FIFA 19 introduziu um sistema de chute chamado ''timed finishing''. Para utilizá-lo, é preciso pressionar o botão de chute duas vezes para acertar um medidor verde e executar finalizações muito mais precisas. De acordo com Allan Castello, é este comando que está diferenciando os bons jogadores na nova edição do game. ''O pessoal já conhece, mas muitos players, inclusive profissionais, não estão utilizando. É muito difícil dominar. Eu mesmo não peguei 100%. Mas vale a pena treinar'', garante o carioca.

Marcação com analógico

Altere a marcação com o analógico para se defender melhor — Foto: Reprodução/Julio Puiati

Altere a marcação com o analógico para se defender melhor — Foto: Reprodução/Julio Puiati

Por último, Allan Castello aconselha os players a trocarem o indicador de marcação dos jogadores com o analógico direito, e não apenas com a opção padrão (L1 no PS4 ou LB no Xbox One). ''Com o analógico você tem uma liberdade muito maior para selecionar os atletas que quiser'', explica. A estratégia é muito interessante para corrigir problemas defensivos, aumentar roubadas de bola, prever ações dos adversários e se defender de contra-ataques. Assim como o timed finishing, a tática necessita treinamento, mas é um grande diferencial durante os jogos.

FIFA 19 - Review

FIFA 19 - Review

Mais do TechTudo