Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O recurso Melhores Amigos, lançado no último dia 30 pelo Instagram, permite criar uma lista com contatos seletos para publicar Stories visíveis apenas para esse grupo. Desta forma, o usuário mantém a privacidade e elimina a necessidade de deixar o perfil privado, enviar histórias individualmente por Direct ou bloquear pessoas. O recurso está disponível nos aplicativos para iPhone (iOS) e Android e funciona em contas pessoais ou comerciais. A seguir, tire suas dúvidas sobre a função Melhores Amigos do Instagram Stories.

Tutorial mostra como visualizar anonimamente as histórias de seus amigos no Instagram — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo Tutorial mostra como visualizar anonimamente as histórias de seus amigos no Instagram — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo

Tutorial mostra como visualizar anonimamente as histórias de seus amigos no Instagram — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O que são os Melhores Amigos?

Segundo o Instagram, os Melhores Amigos foram criados para que o usuário compartilhe momentos mais pessoais com um grupo menor nos seus Stories. Sendo assim, a função permite que o usuário poste conteúdos que considere particulares na sua história e apenas os amigos desejados tenham acesso a eles.

Pode-se dizer que a lista funciona de forma parecida com os finstagrams ou Instagram Dix, que são os perfis secundários e privados criados por adolescentes com o objetivo de publicar conteúdos pessoais, como fotos engraçadas ou constrangedoras, para um grupo selecionado de amigos, sem deletar sua conta principal.

No caso dos Melhores Amigos, não é preciso criar outra conta para realizar a ação. Basta adicionar os amigos preferidos à lista e publicar suas fotos e vídeos direcionados para eles. Mas vale deixar claro que a função só funciona com os posts dos Stories, ou seja, as publicações do feed continuarão disponíveis para todos os seguidores.

2. Como fazer a lista?

Para criar a lista de Melhores Amigos, acesse seu perfil e, depois, o menu lateral de configurações. Em seguida, selecione a opção “Melhores Amigos”. Na nova janela, pesquise os amigos desejados e toque no botão “Adicionar”, ao lado dos perfis desejados. Pronto, os amigos já estarão adicionados à sua lista.

A lista de Melhores Amigos pode ser acessada a partir do menu do perfil — Foto: Divulgação/Instagram A lista de Melhores Amigos pode ser acessada a partir do menu do perfil — Foto: Divulgação/Instagram

A lista de Melhores Amigos pode ser acessada a partir do menu do perfil — Foto: Divulgação/Instagram

Para utilizar a lista, basta selecionar a opção “Melhores Amigos” durante a publicação de uma história. Depois de publicar, o usuário terá acesso à lista dos melhores amigos que visualizaram os Stories, da mesma forma que ocorre com as histórias comuns.

Até então, o Instagram só possibilita a criação de uma lista única de melhores amigos, não permitindo criar vários grupos com contatos diferentes. No entanto, é possível editar a lista quando quiser, removendo e adicionando pessoas. Para excluir a lista, é preciso remover manualmente todos os amigos adicionados.

3. Quem tem acesso à lista de Melhores Amigos?

Apenas o próprio usuário criador tem acesso à sua lista de Melhores Amigos. Ou seja, nenhum contato poderá visualizar os participantes do grupo, mesmo se ele for um integrante.

Só o usuário tem acesso à lista de Melhores Amigos — Foto:  Carolina Ochsendorf/TechTudo Só o usuário tem acesso à lista de Melhores Amigos — Foto:  Carolina Ochsendorf/TechTudo

Só o usuário tem acesso à lista de Melhores Amigos — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

4. Quem é adicionado ou removido da lista recebe notificação?

O Instagram não envia notificações para os amigos adicionados ou removidos da lista, deixando o usuário livre para criar e editar seu grupo. O amigo saberá que está na lista de alguém quando visualizar Stories identificados como enviados para “Melhores amigos”.

5. Como identificar Stories de Melhores Amigos?

Os Stories publicados para os Melhores Amigos aparecerão no carrossel de histórias com um anel verde ao redor da sua foto de perfil, em vez do tradicional círculo rosa. Além disso, ao abrir uma história particular, será exibida uma etiqueta verde no topo da tela indicando que aquele conteúdo é específico para uma lista restrita. Desta forma, o usuário saberá que está incluído na lista de Melhores Amigos daquele contato.

Etiqueta verde mostrará que story foi compartilhado com Melhores Amigos no Instagram — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso Etiqueta verde mostrará que story foi compartilhado com Melhores Amigos no Instagram — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

Etiqueta verde mostrará que story foi compartilhado com Melhores Amigos no Instagram — Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso

6. É possível colocar Stories de Melhores Amigos nos Destaques?

Sim. No entanto, eles só poderão ser visualizados pelos integrantes da lista, e não ficarão visíveis para os demais seguidores do seu perfil.

7. É possível compartilhar Stories de Melhores Amigos por Direct?

Para garantir o propósito do recurso, que é manter a privacidade e o sigilo, os Stories compartilhados com os Melhores Amigos não podem ser enviados por Direct, nem utilizados como sticker, quando houver menção ao perfil de um amigo. No entanto, é possível tirar prints dos Stories normalmente.

Como postar fotos sem cortes no Instagram Stories

Como postar fotos sem cortes no Instagram Stories

MAIS DO TechTudo