Por Barbara Mannara, para o TechTudo


Um dos aparelhos mais comum nas casas de hoje em dia, as TVs podem ficar ainda mais inseridas no ambiente. Já existem no mercado alguns modelos com recursos para integrar ao ambiente, como os televisores fizessem parte da decoração. É o caso das TVs QLED 2018, da Samsung, que podem "sumir" na parede graças ao do Modo Ambiente. A fabricante sul-coreana também traz a TV The Frame, que reproduz artes famosas e permite a instalação de molduras.

No entanto, se você não deseja comprar um novo produto, saiba que alguns truques podem ajudar na "camuflagem" da TV no ambiente de forma criativa. Há opções para esconder os fios, usar painéis, armários e até um elevador de teto. Tudo para usar os elementos de casa à seu favor e deixar o design perfeito. Conheça, a seguir, todas as seis dicas.

Conheça as smart TVs da linha QLED 2018 da Samsung

Conheça as smart TVs da linha QLED 2018 da Samsung

1. Transforme sua TV em um quadro

A SmartTV Samsung The Frame foi lançada no Brasil no ano passado e vai além de uma TV de 55 polegadas quando o assunto é design, permitindo aplicação de molduras e exibição de artes na telona. No entanto, para não gastar dinheiro extra, algo semelhante pode ser feito com sua TV em casa. Um truque é utilizar o Chromecast ou um pendrive com fotos para deixar rodando, automaticamente, planos de fundo com obras de arte renomadas ou de seus artistas favoritos.

Assim, a televisão funciona além de um eletrônico de entretenimento e se torna um objeto decorativo. Ela pode ser, inclusive, posicionada na parede em conjunto com outros quadros para uma composição mais elegante do ambiente. Uma dica é combinar a cor das molduras dos quadros com a cor da borda da TV.

SmartTV Samsung The Frame se torna obra de arte no ambiente, mas truque pode ser feito com Chromecast ou fotos — Foto: Viviane Werneck/TechTudo SmartTV Samsung The Frame se torna obra de arte no ambiente, mas truque pode ser feito com Chromecast ou fotos — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

SmartTV Samsung The Frame se torna obra de arte no ambiente, mas truque pode ser feito com Chromecast ou fotos — Foto: Viviane Werneck/TechTudo

2. Chega de cabos

Uma dica para deixar a TV mais discreta é enconder os cabos conectores e de energia. Para quem não quer investir em um equipamento novo, vale comprar um painel, com saídas para os cabos na parte traseira. Além de deixar o ambiente mais elegante e a TV discreta, toda a fiação fica escondida. O ideal é que tenha uma tomada logo atrás do acessório.

Não quer gastar muito? Você também pode investir em uma econômica canaleta de parede ou rodapé, que permetem manter os cabos oganizados, sem deixar tudo emaranhado. Para os usuários mais criativos, fazer uma "caixa de cabos" pode ser uma boa opção, personalizando como preferir e aplicando as saídas para plugues e conectores. A caixa pode ser posicionada em uma das prateleiras baixas da estante, por exemplo. Confira todas as dicas para enconder os fios da TV nesta máteria do TechTudo.

Canaleta é uma solução barata e fácil de instalar para esconder fios de TV  — Foto: Reprodução/InkaWall Canaleta é uma solução barata e fácil de instalar para esconder fios de TV  — Foto: Reprodução/InkaWall

Canaleta é uma solução barata e fácil de instalar para esconder fios de TV — Foto: Reprodução/InkaWall

3. Camuflar sua TV usando a cor e o ambiente

Essa dica é interessante para quem não quer gastar dinheiro com uma TV nova. Há formas criativas de deixar seu equipamento mais sutil no ambiente, usando a própria decoração da casa. Uma primeira opção é aplicar a TV em uma parede de fundo escuro: quando ela estiver desligada, não se destacará tanto quanto em uma parede clara. Outra possibilidade é organizar a distribuição de elementos na parede contando com a TV: fazer um equilíbrio com quadros e objetos para que ela se integre ao ambiente. Essa dica é interessante para quem tem um modelo com bordas mais finas.

Tv pode ser pensada de forma discreta no ambiente — Foto: Divulgação/Adrienne Breaux Tv pode ser pensada de forma discreta no ambiente — Foto: Divulgação/Adrienne Breaux

Tv pode ser pensada de forma discreta no ambiente — Foto: Divulgação/Adrienne Breaux

4. Usar uma TV embutida na parede

Uma das dicas mais práticas para esconder uma TV em casa é embuti-la na parede. Assim, o usuário só precisa abrir os painéis móveis para revelar o eletrônico ou manter fechado para deixá-la oculta. Você também pode usar a criatividade para ir além de uma estante padrão. É possível embutir a TV por trás de portas de correr, com painéis personalizados ou artísticos. Para completar, é possível posicionar quadros ou até espelhos na frente da TV, tudo para combinar ao máximo com a decoração da casa.

Esconda a TV com painéis móveis ou embutido em uma estante — Foto: Divulgação/constancezahn

Esconda a TV com painéis móveis ou embutido em uma estante — Foto: Divulgação/constancezahn

5. TV com elevador de teto

Uma sugestão mais premium para deixar a TV discreta no ambiente é instalar um elevador motorizado, ativado com controle remoto. Dessa forma, a TV vai deslizar ou abrir diretamente do teto. Parece coisa de filme, mas no mercado há diversas opções para esse tipo de recurso. A dica é ideal para quem planeja um design de conceito aberto em casa, sem ter que depender de painéis ou estantes para esconder o eletrônico. O preço varia conforme o tipo de instalação desejada.

TV pode ser embutida em um elevador de teto — Foto: Divulgação/tvlift TV pode ser embutida em um elevador de teto — Foto: Divulgação/tvlift

TV pode ser embutida em um elevador de teto — Foto: Divulgação/tvlift

6. Disfarce a TV em uma estante ou armário

Por fim, posicionar a televisão dentro de uma estante pode ser um truque econômico e prático para ocultar a telona no ambiente. Dessa forma o usuário pode combinar elementos e objetos nas preteleiras para que se destaquem, deixando a TV em segundo plano na sala. Já nos quartos, um armário tradicional pode ser uma boa solução. É possível embutir a TV na parte interna do guarda-roupa. Além de deixar ela "escondida", a dica economiza espaço externo da parede para pendurar outros itens, como quadros, por exemplo. A TV pode até ser posicionada em uma das prateleiras do armário, tomando cuidado para garantir que aguente o peso. Quando quiser assistir a seus filmes e séries, basta abrir as portas.

Esconda TV em estantes ou armários em casa — Foto: Divulgação/Colin Poole Esconda TV em estantes ou armários em casa — Foto: Divulgação/Colin Poole

Esconda TV em estantes ou armários em casa — Foto: Divulgação/Colin Poole

Smart TV: qual devo comprar? Descubra no Fórum do TechTudo

MAIS DO TechTudo