Redes sociais

Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


Para ter um feed organizado e bonito no Instagram, usuários usam táticas como combinar filtros, cores de imagens e assim por diante. Uma alternativa menos trabalhosa do que planejar a paleta de cores das fotos é criar artes com tipografia e postá-las sempre no meio de uma fileira ou em sequência de três. A estratégia funciona como um “respiro” no feed, introduzindo elementos diferentes na composição do grid da página.

Vários aplicativos de edição de fotos permitem produzir imagens em estilo pôster, dispensando a necessidade de programas mais complexos, como o Photoshop. Na lista abaixo, é possível conferir seis apps que ajudam a organizar o feed do Instagram. Todos os itens estão disponíveis tanto na Google Play quanto na App Store, lojas de aplicativos para celulares Android e iPhone (iOS).

Feed do Instagram pode ser organizado com posts de textos — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Phonto

Com uma interface simples e funcional, o Phonto, ao contrário de alguns aplicativos citados nesta lista, se restringe a uma única função: escrever sobre as fotos. No programa, é possível decidir a cor, o tamanho, o alinhamento e a rotação do texto.

O grande diferencial do aplicativo é a variedade de fontes que oferece: são mais de 200 opções, podendo ainda o usuário instalar quantas outras desejar. Um ponto negativo do Phonto, além do visual pouco atrativo, é que ele suporta apenas imagens pequenas e médias. Caso utilize fotos grandes, o aplicativo pode apresentar instabilidade.

Phonto permite adicionar texto sobre imagens — Foto: Divulgação/Phonto

2. Snapseed

Considerado um dos melhores aplicativos de edição de fotos do mercado, o Snapseed oferece ao usuário diversas funcionalidades para melhorar e personalizar suas fotografias. Além de filtros e recursos profissionais como suavização do plano de fundo, correção inteligente e ajuste de rosto, o app possui uma área exclusivamente dedicada a textos.

Nesta seção, o usuário pode escolher um template dentre uma lista de opções e personalizar o tamanho e a cor da fonte — aprenda o passo a passo completo de como usar o Snapseed. A vantagem do aplicativo é que os estilos disponíveis deixam a tipografia do texto com um aspecto de pôster, muito popular no Pinterest também no Instagram. Em contrapartida, não há muitas opções de ajustes nos templates.

Snapseed possui função dedicada a textos e muitas outras opções de ajustes — Foto: Marvin Costa/TechTudo

3. Legend

Se, ao em vez de fotos, os usuários desejarem estilizar tipografias em vídeo, o Legend é a opção certa. O aplicativo foi projetado para animar textos facilmente, sendo possível adicioná-los sobre planos de fundo coloridos ou vídeos gravados pelo próprio usuário. O conteúdo pode ser salvo tanto em vídeo quanto em GIF, facilitando a exportação para outras redes sociais, como o WhatsApp, por exemplo. Para um aplicativo que produz pequenos vídeos, a impossibilidade de adicionar um fundo musical conta como desvantagem.

Tutorial mostra como enviar mensagens animadas em vídeo no app Legend — Foto: Marvin Costa/TechTudo

4. Postmuse

PostMuse fornece templates para posts no Instagram — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

O Postmuse é uma alternativa interessante para quem deseja, além de criar artes para o Instagram, ter uma ferramenta para edição de fotos. Versátil, o aplicativo permite ao usuário escolher se o post será para o Stories ou para o feed, ajustando o tamanho automaticamente.

Para os textos, as opções de personalização são poucas: é possível escolher apenas a cor e a família da fonte. Em contrapartida, stickers, emojis e outras formas gráficas estão à disposição para incrementar a arte. Uma funcionalidade interessante é a aba “My Designs”, em que as criações do usuário ficam salvas caso deseje fazer edições posteriores.

5. Canva

Canva permite criar artes para redes sociais, currículos, cartões de visita e mais — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Popular também em sua versão para web, o Canva é uma ferramenta que permite a criação de peças de design de maneira fácil e intuitiva. O aplicativo oferece uma galeria de modelos, organizados conforme a rede social para a qual se quer criar o post. Ao escolher uma arte pré-estabelecida, o usuário pode personalizá-la adicionando textos estilizados, elementos gráficos, molduras, imagens etc.

A maior parte desses recursos está disponível gratuitamente. Embora a praticidade do app seja atrativa, o serviço ainda precisa ser aperfeiçoado; a versão para navegador do Canva oferece uma experiência mais completa.

6. Word Swag

Artes criadas com o WordSwag — Foto: Divulgação/WordSwag

Capaz de criar peças dignas de Photoshop, o aplicativo Word Swag foi feito exclusivamente para transformar fotos comuns em pôsteres a partir da inserção de designs tipográficos personalizados. Como diferencial, é oferecida a opção de importar mais de 1,3 milhão de planos de fundo do site Pixabay.

O editor ainda dá uma mãozinha para os usuários que não estiverem conseguindo encontrar inspiração, disponibilizando várias sugestões de frases. Ao contrário dos apps citados acima, o Word Swag não é gratuito para Android — quem utiliza o sistema operacional precisa investir a quantia de R$ 15,00 para criar os designs.

Por que o feed do Instagram não atualiza? Descubra no Fórum do TechTudo.

Instagram Stories: como usar o adesivo "Faça a sua pergunta"

Instagram Stories: como usar o adesivo "Faça a sua pergunta"

*Nota de transparência: Canva e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao assinar alguma ferramenta no site parceiro, o TechTudo pode ganhar uma comissão ou algum outro tipo de compensação.

Mais do TechTudo