Redes sociais

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


O WhatsApp recebeu diversos recursos que aprimoraram as conversas na plataforma em 2018. A mais celebrada pelos usuários foi a chegada das figurinhas (stickers) nas versões para Android e iPhone (iOS), adesivos que já existiam no rival Telegram e eram muito aguardados no serviço – a novidade virou febre no Brasil. A segurança no bate-papo também foi reforçada, com a inclusão do aviso de mensagem encaminhada, responsável por alertar ao destinatário que determinado conteúdo não é original.

As chamadas de vídeo também foram aperfeiçoadas, com a liberação de videoconferências em grupo e a alternância rápida com ligações de voz. Já a versão Web recebeu a função que permite visualizar a localização dos amigos em tempo real, recurso que já existia no app para celular. Confira, a seguir, uma retrospectiva com as principais novidades do WhatsApp lançadas em 2018.

WhatsApp ganhou stickers para deixar conversas mais divertidas — Foto: Eduardo Manhães/TechTudo WhatsApp ganhou stickers para deixar conversas mais divertidas — Foto: Eduardo Manhães/TechTudo

WhatsApp ganhou stickers para deixar conversas mais divertidas — Foto: Eduardo Manhães/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Novidades

1. Figurinhas

No mês de outubro, o WhatsApp finalmente incluiu o uso de stickers nas conversas, recurso já existente no rival Telegram e bastante desejado pelos usuários. Os adesivos podem ser usados em conversas individuais ou em grupos, em aparelhos com sistemas operacionais do Google e da Apple. O mensageiro disponibiliza pacotes de figurinhas próprias, com bichinhos e personagens em várias situações, com o objetivo de deixar as conversas mais divertidas.

Em aparelhos com Android, na Google Play, é possível baixar pacotes de figurinhas externas para usar nas conversas, além de fazer os próprios stickers, com o rosto de amigos, por exemplo. No iPhone, o download também era permitido no início da operação dos adesivos, mas foi descontinuado pois os apps terceiros estariam em desacordo com as diretrizes da loja oficial de aplicativos, a App Store.

2. Videoconferência em grupo

Chamada em grupo no WhatsApp — Foto: Divulgação / WhatsApp Chamada em grupo no WhatsApp — Foto: Divulgação / WhatsApp

Chamada em grupo no WhatsApp — Foto: Divulgação / WhatsApp

Em julho, a plataforma liberou as videoconferências em grupo no mensageiro. As chamadas de áudio e vídeo estão disponíveis para Android e iPhone e funcionam com até quatro pessoas ao mesmo tempo. De acordo com a empresa, os usuários passam mais de 2 bilhões de minutos por dia em chamadas na plataforma. Recentemente, um novo ícone facilitou ainda mais o início de uma ligação de vídeo, tanto em chats individuais como para grupos.

3. Aviso de mensagem encaminhada

WhatsApp começou a mostrar quando mensagem foi encaminhada — Foto: Paulo Alves/TechTudo WhatsApp começou a mostrar quando mensagem foi encaminhada — Foto: Paulo Alves/TechTudo

WhatsApp começou a mostrar quando mensagem foi encaminhada — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Também em julho, o WhatsApp passou a indicar as mensagens recebidas que foram encaminhadas, e não escritas originalmente pelo remetente. Um pequeno aviso com o termo "Encaminhada" passou a ser exibido nos balões que os amigos compartilharam com os contatos, o que revelava que aquele conteúdo não é original. A medida foi efetivada após testes na versão Beta do app, e tem o objetivo de alertar sobre o envio de spam na plataforma. Além disso, serviu durante as Eleições 2018, quando correntes falsas sobre candidatos eram enviadas pela plataforma, o que levou o WhatsApp a banir milhares de contas na ocasião.

4. Localização em tempo real no WhatsApp Web

O WhatsApp Web recebeu, em julho, a função que exibe a localização de um amigo em tempo real, recurso existente na versão para celular desde 2017. A funcionalidade permite visualizar o ponto exato no mapa onde o amigo está e acompanhar o deslocamento, além da possibilidade de mudar o estilo do mapa entre os modos satélite, terreno e trânsito. Por enquanto, não é possível enviar a própria localização pelo PC.

5. Chamada de voz e vídeo

No início de 2018, o mensageiro passou a permitir que o usuário alterne entre uma chamada de voz e vídeo pelo aplicativo, sem a necessidade de desligar uma ligação para iniciar a outra modalidade. Um botão foi adicionado para facilitar a transição e realizar a mudança com apenas um toque, de maneira rápida.

6. Prioridade em notificações

Saiba como personalizar as notificações do WhatsApp — Foto: Helito Bijora/TechTudo Saiba como personalizar as notificações do WhatsApp — Foto: Helito Bijora/TechTudo

Saiba como personalizar as notificações do WhatsApp — Foto: Helito Bijora/TechTudo

A versão Beta do mensageiro adicionou uma função que mantém notificações de uma conversa específica no topo da tela bloqueada, mesmo com a chegada de novos alertas, inclusive de outros aplicativos. A opção funciona com chats individuais e grupos e foi efetivada no Android, mas ainda não está disponível no app para iPhone. Assim, é possível definir os contatos mais importantes para o usuário e priorizá-los.

7. Atalho de respostas e citações

WhatsApp mostra mensagens em que o usuário foi citado ou respondido — Foto: TechTudo WhatsApp mostra mensagens em que o usuário foi citado ou respondido — Foto: TechTudo

WhatsApp mostra mensagens em que o usuário foi citado ou respondido — Foto: TechTudo

Em fevereiro, o WhatsApp ganhou um atalho que mostra rapidamente mensagens em que o usuário foi citado ou respondido. O recurso é útil para não perder assuntos importantes em conversas movimentadas e com grande volume de interações. Para encontrar os balões indicados, basta tocar no botão que contém o símbolo "@", que surge no canto inferior direito da janela quando há alguma citação.

8. Baixar fotos e vídeos antigos

O WhatsApp para Android passou a permitir o download de fotos e vídeos que foram apagados pelo usuário. Ou seja, mesmo depois de deletar uma mídia, é possível baixá-la novamente. Para isso, o arquivo precisa ter sido apagado a partir da galeria de mídias da conversa, e não diretamente do chat. Isso significa que a miniatura da imagem ainda precisa estar disponível na conversa. Nos testes realizados pelo TechTudo, foi possível recuperar conteúdos recebidos há quatro meses.

Dicas

9. Apagar mensagens depois do tempo limite

WhatsApp estende prazo para apagar mensagem de forma definitiva  — Foto: Aline Batista/TechTudo WhatsApp estende prazo para apagar mensagem de forma definitiva  — Foto: Aline Batista/TechTudo

WhatsApp estende prazo para apagar mensagem de forma definitiva — Foto: Aline Batista/TechTudo

Um truque permite apagar mensagens "para todos" depois do tempo limite estabelecido pelo WhatsApp, que é de 1 hora, 8 minutos e 16 segundos. A brecha funciona em aparelhos Android e iPhone. Este recurso não é nativo, logo, para enganar o mensageiro e conseguir realizar a façanha, é preciso usar o modo avião do telefone e alterar o horário padrão do aparelho nas configurações.

10. O que você não deve fazer

Uma lista reuniu seis coisas que você não deve fazer no WhatsApp para garantir a segurança das informações e obter uma melhor experiência de utilização. As orientações vão desde ativar a verificação de duas etapas a desativar o download automático de mídias. Também não é recomendado abrir links suspeitos ou sincronizar a versão Web em computadores desconhecidos ou desprotegidos. As dicas servem para todos os usuários do mensageiro e promove hábitos adequados para se ter ambiente online.

WhatsApp da Momo é lenda urbana? Usuários opinam no Fórum TechTudo.

Como jogar UNO com os amigos pelo WhatsApp

Como jogar UNO com os amigos pelo WhatsApp

Mais do TechTudo