Por Isabela Cabral, para o TechTudo


O Instagram, apesar de ser um dos apps mais populares do mundo, também tem seus defeitos. Por vezes, recursos lançados pelo aplicativo desagradam os usuários, que logo se revoltam nas redes sociais. Foi o que aconteceu recentemente com o feed horizontal. Um bug fez com que a função, que ainda era um teste, aparecesse para algumas pessoas. As reclamações foram tantas, que a rede de fotos teve que se pronunciar oficialmente e se desculpar pelo engano.

No entanto, outros recursos também foram reprovados por alguns, mas permanecem até hoje: o feed não cronológico e o sinal de online que denuncia quando você abre o Direct são apenas alguns exemplos. Confira, a seguir, sete funções odiadas do Instagram.

Instagram tem funções que irritam usuários — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo Instagram tem funções que irritam usuários — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo

Instagram tem funções que irritam usuários — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Feed horizontal

No fim de dezembro, alguns usuários do Instagram foram surpreendidos com um feed diferente. Os posts estavam organizados horizontalmente e podiam ser passados para o lado, como os Stories e muito parecido com o Tinder. Os usuários não gostaram da novidade e foram às redes sociais para reclamar, clamando pela volta do tradicional feed vertical. Além do estranhamento com a mudança drástica, alguns se queixavam da lentidão e falta de fluidez da nova organização.

Feed horizontal no Instagram assustou usuários — Foto: Reprodução/The Verge

Feed horizontal no Instagram assustou usuários — Foto: Reprodução/The Verge

Para a felicidade do público, o feed horizontal não durou muito. Em vários casos, reiniciar o aplicativo fazia tudo voltar ao normal. Ao site americano The Verge, um representante do Facebook, empresa que administra o Instagram, afirmou que se tratava de um bug e pediu desculpas pelo transtorno. Antes, porém, Adam Mosseri, diretor da rede de compartilhamento de fotos, disse no Twitter que a função estava passando por um pequeno teste, que foi mais longe que o previsto.

2. Feed não cronológico

A alteração da ordem das publicações já aconteceu em diversas redes sociais e sempre causou polêmica. Não foi diferente no Instagram, em 2016, quando o feed deixou de exibir os posts em ordem cronológica para obedecer a um algoritmo. Os códigos trabalham para selecionar e mostrar o que há de mais relevante para cada um. São levados em consideração fatores como seus interesses segundo o histórico de uso, interações com os outros e ainda a data das postagens.

Ordem dos posts é determinada por algoritmo — Foto:  Carolina Ochsendorf/TechTudo Ordem dos posts é determinada por algoritmo — Foto:  Carolina Ochsendorf/TechTudo

Ordem dos posts é determinada por algoritmo — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Em 2018, um rumor de que o feed voltaria a ser cronológico agitou a Internet, mas logo foi negado pela companhia. Eles argumentam que os usuários tendem a passar mais tempo no app quando veem o feed algorítmico. De acordo com o Instagram, isso não é bom apenas para os negócios: o método permite que as pessoas visualizem mais fotos e vídeos de seus amigos próximos, mesmo que os posts sejam não sejam tão recentes.

3. “Online” no direct

Comum nas redes sociais, o status de atividade chegou ao Instagram em 2018. Ao ver uma bolinha verde ao lado da foto de perfil, que aparece em várias seções do app, os usuários ficam sabendo quando seus amigos estão online. Seu status só é visível para contas que você segue ou com quem já trocou mensagens. A função desagradou muita gente, que prefere poder dar uma conferida nas fotos do feed sem ser notado. Para a felicidade dos mais discretos, o recurso pode ser desativado facilmente.

Instagram passa a mostrar o status online no stories: saiba usar

Instagram passa a mostrar o status online no stories: saiba usar

4. Enquetes

Desde 2017, o Instagram Stories tem um adesivo que funciona como enquete. De maneira bem simples, é possível fazer uma votação com seus seguidores, que devem optar entre duas opções. A pergunta pode ser feita em qualquer foto ou vídeo postado no Stories. O problema, para alguns, é que a ferramenta às vezes leva a um engano irritante: enquanto o usuário está deslizando freneticamente pelas histórias, clica por acidente em uma alternativa de enquete, sem nem ler do que se trata.

Como fazer uma enquete no Instagram Stories

Como fazer uma enquete no Instagram Stories

5. Notificações do IGTV

O IGTV é a plataforma de vídeos do Instagram que chegou no ano passado com a pretensão de bater de frente com o YouTube. O serviço se destaca pelos vídeos verticais e por uma exibição mais fluida do conteúdo, já que os vídeos são transmitidos em sequência assim que o app é iniciado, como na televisão.

Notificação do IGTV aparece no feed do Instagram — Foto: Aline Batista/TechTudo Notificação do IGTV aparece no feed do Instagram — Foto: Aline Batista/TechTudo

Notificação do IGTV aparece no feed do Instagram — Foto: Aline Batista/TechTudo

Ele é um aplicativo à parte, mas pode ser usado também dentro do app tradicional da rede social. Por padrão, são exibidas notificações com todos os novos vídeos e transmissões ao vivo de quem o usuário segue, entre outras novidades, o que pode ser um tanto incômodo. A boa notícia é que você pode desabilitar os avisos.

6. Aviso de mensagem apagada

Você recebe uma notificação do Instagram no celular, vai olhar e lá está o recado: “Esta mensagem não está mais disponível porque o envio dela foi cancelado pelo remetente.” Quando uma mensagem direta é apagada no app por quem a enviou, o usuário de iPhone se depara com esse aviso nas notificações se não visualizar o direct a tempo. Já nos smartphones Android, a notificação apenas some. Dentro do próprio inbox do aplicativo, porém, não fica nenhum rastro nem nos dispositivos da Apple nem no sistema do Google.

Notificação no iPhone avisa quando uma mensagem do Instagram foi apagada — Foto: Reprodução/Nicolly Vimercate Notificação no iPhone avisa quando uma mensagem do Instagram foi apagada — Foto: Reprodução/Nicolly Vimercate

Notificação no iPhone avisa quando uma mensagem do Instagram foi apagada — Foto: Reprodução/Nicolly Vimercate

7. Funções que não chegam para todos

O Instagram está o tempo todo implementando novos recursos em busca de melhorar a experiência dos usuários. Filtros, stickers e GIFs, por exemplo, não estiveram sempre presentes na plataforma e ainda são constantemente atualizados. Muitas vezes, no entanto, uma parcela das pessoas demora para receber as novidades — fora as funções indisponíveis no Brasil, como o sticker de música.

Algumas funções do Instagram não chegam imediatamente a todos os usuários — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo Algumas funções do Instagram não chegam imediatamente a todos os usuários — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Algumas funções do Instagram não chegam imediatamente a todos os usuários — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Ninguém gosta de ser deixado de fora dos lançamentos, mas isso acontece por uma série de razões. A explicação mas simples é que a rede está liberando a função aos poucos, então resta ser paciente e aguardar sua vez. Mas é também possível que algumas medidas simples resolvam: garantir que o app esteja atualizado, sair e entrar novamente na conta ou reinstalar o software.

MAIS DO TechTudo