Sistemas operacionais

Por Maria Dias, para o TechTudo


O Android 9 (Pie) é a versão mais recente do sistema operacional do Google, que traz novas funções interessantes para os usuários. A inteligência artificial se manifesta de forma avançada em alguns recursos da atualização, como o pacote de funcionalidades "Bem-estar Digital", que entrega aplicativos de gerenciamento do tempo; e painel de controle, que monitora o uso do celular. Além disso, novidades na interface e no modo de navegação pretendem agilizar ainda mais as ações nos smartphones.

A plataforma já chegou em alguns celulares da Motorola, como os Motorola One, Moto X4, Moto G6 Plus, Moto G6, Moto G6 Play e Moto Z3 Play. Os Samsung Galaxy S9 e S9 Plus também começaram a receber o sistema. Como é um software recente, algumas funcionalidades ainda podem ser desconhecidas para os usuários. Por isso, o TechTudo listou a seguir as principais inovações do Android 9 (Pie).

Android P: saiba tudo sobre o sistema operacional

Android P: saiba tudo sobre o sistema operacional

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Otimização do uso da bateria

Uma das principais propostas do Android 9 (Pie) é facilitar a vida do usuário. Isso fica evidente na atualização do sistema, que passa a exigir menos ações do portador do aparelho e mais inteligência artificial da máquina. É o caso da função de otimização do uso da bateria, que se adapta ao comportamento do dono do celular para regular a energia do aparelho. Isso significa que aplicativos e serviços que não são usados com frequência têm o consumo de energia reduzido de forma automática.

Android 9 Pie otimiza de forma automática a bateria do aparelho — Foto: Divulgação/Google Android 9 Pie otimiza de forma automática a bateria do aparelho — Foto: Divulgação/Google

Android 9 Pie otimiza de forma automática a bateria do aparelho — Foto: Divulgação/Google

2. Ações de apps: aplicativos de forma rápida e inteligente

Na nova interface, os aplicativos não são indicados por critério de utilização, mas por relevância, com base no comportamento do usuário. Além disso, o sistema também mostra ações a serem feitas nos apps, tentando prever e facilitar seus próximos passos. Por exemplo, ao conectar um fone de ouvido no aparelho, um programa de música ou playlist recente surgirá na tela como sugestão de próximo passo para o usuário.

Outra função que facilita o uso de aplicativos é a visualização parcial de uma busca feita na barra de pesquisa do sistema. Ao procurar por um app armazenado no smartphone, o sistema mostrará parcialmente a interface dele, com informações que podem ser relevantes baseadas nas suas atividades.

Busca inteligente de aplicativos pelo Android 9 Pie antecipa ações dos usuários   — Foto: Divulgação/Google Busca inteligente de aplicativos pelo Android 9 Pie antecipa ações dos usuários   — Foto: Divulgação/Google

Busca inteligente de aplicativos pelo Android 9 Pie antecipa ações dos usuários — Foto: Divulgação/Google

3. Bem-estar Digital

Uma das grandes novidades do Android 9 Pie é o pacote de Bem-estar Digital oferecido ao usuário. A proposta é habilitar ferramentas que controlem o uso de aplicativos e o tempo de uso do celular, para que o portador possa gerenciar as próprias ações. Um “Painel de Controle” exibe todas as suas atividades durante o dia, desde a quantidade de vezes que a tela foi desbloqueada até o número de notificações recebidas.

Recurso “bem estar digital” oferece gerenciamento de tempo para aplicativos e função especial para o sono  — Foto: Divulgação/Google Recurso “bem estar digital” oferece gerenciamento de tempo para aplicativos e função especial para o sono  — Foto: Divulgação/Google

Recurso “bem estar digital” oferece gerenciamento de tempo para aplicativos e função especial para o sono — Foto: Divulgação/Google

Além disso, é possível estabelecer um tempo diário para o uso de aplicativos. No final deste horário, o ícone do app fica cinza, como se estivesse desativado, para lembrá-lo de que a sua carga diária já foi utilizada. A ação pode ser revertida e configurada a qualquer momento.

O sistema também apresenta uma função especial para a hora de dormir. O usuário define seu horário de sono, para que o modo “Não Perturbe” seja automaticamente ativado, assim como a iluminação noturna, que modifica o gráfico da tela para tons de cinza. O aparelho também silencia todas as notificações. Ao acordar, as configurações de uso do aparelho voltam ao normal.

4. Interface e Navegação

Navegação tende a ser menos complicada no Android 9 Pie  — Foto: Divulgação/Google Navegação tende a ser menos complicada no Android 9 Pie  — Foto: Divulgação/Google

Navegação tende a ser menos complicada no Android 9 Pie — Foto: Divulgação/Google

A interface do Android 9 (Pie) traz ícones arredondados, barra de busca do Google como padrão e seleção de aplicativos recomendados na tela inicial. O menu completo do celular é acessado ao arrastar a tela de baixo para cima. Nele, aparecem os aplicativos mais usados, assim como as ações recorrentes do usuário, identificadas pelo Android por meio de inteligência artificial.

A navegação está mais intuitiva e exige menos passos. Por exemplo, um único botão para acessar o menu é apresentado na tela inicial. A ideia é usar mais gestos para trocar telas entre serviços e aplicativos. É possível voltar a qualquer momento para a configuração padrão, com os três botões de acesso na barra inferior.

5. Não Perturbe

Conhecida por silenciar notificações no aparelho, a função “Não Perturbe” ganhou profundidade na nova atualização do Android. Agora é possível esconder as notificações push, manter o celular apagado e com a tela inicial limpa. O usuário pode configurar o modo “Não Perturbe” no menu de “Configurações”, na seção “Som”.

Modo “Não Perturbe” bloqueia qualquer tipo notificação no Android 9 Pie — Foto: Divulgação/Google Modo “Não Perturbe” bloqueia qualquer tipo notificação no Android 9 Pie — Foto: Divulgação/Google

Modo “Não Perturbe” bloqueia qualquer tipo notificação no Android 9 Pie — Foto: Divulgação/Google

6. Bloqueio de notificações repetidas

Ao ignorar sequências de notificação de um mesmo aplicativo, o sistema pergunta ao usuário se deseja silenciá-las de uma vez. Caso a opção receba resposta afirmativa, a ação pode ser revertida a qualquer momento nas “Configurações” do aparelho, na seção “Aplicativos e Notificações”.

Notificações ignoradas pelo usuário são entendidas como indesejáveis pelo Android 9 Pie  — Foto: Divulgação/Google Notificações ignoradas pelo usuário são entendidas como indesejáveis pelo Android 9 Pie  — Foto: Divulgação/Google

Notificações ignoradas pelo usuário são entendidas como indesejáveis pelo Android 9 Pie — Foto: Divulgação/Google

7. Funções rápidas: screenshot, rotação de tela e volume

Alguns atalhos foram criados para agilizar ações no Android 9 (Pie). Um deles é para tirar printscreen com rapidez. Para realizar a ação, basta apertar de forma contínua o botão “Ligar” e, em seguida, escolher a opção “Screenshot” no menu lateral.

Screenshot pode ser ativado  de forma mais prática no Android 9 Pie — Foto: Reprodução/Maria Dias Screenshot pode ser ativado  de forma mais prática no Android 9 Pie — Foto: Reprodução/Maria Dias

Screenshot pode ser ativado de forma mais prática no Android 9 Pie — Foto: Reprodução/Maria Dias

O aparelho também identifica quando uma mudança de rotação na tela é feita. Assim, o sistema apresenta um ícone da ação no menu multitarefas, que pode ser acionado a qualquer momento caso a alteração realizada pelo usuário não tenha sido concluída.

Por último, ficou mais fácil ajustar o volume do celular. Ao clicar no botão de diminuir o volume, o usuário pode silenciar o smartphone ao clicar no ícone de nota musical. Caso queira ajustar o som para diferentes funções do aparelho, como chamadas, alarmes e outros, basta clicar no ícone de engrenagem nesse mesmo menu lateral.

8. Configuração automática de brilho

Brilho é configurado de forma automática pelo Android 9 Pie, de acordo com as preferências do usuário  — Foto: Divulgação/Google Brilho é configurado de forma automática pelo Android 9 Pie, de acordo com as preferências do usuário  — Foto: Divulgação/Google

Brilho é configurado de forma automática pelo Android 9 Pie, de acordo com as preferências do usuário — Foto: Divulgação/Google

O aparelho também aprende sobre a preferência do usuário para ajustes de brilho de tela. O sistema leva em consideração as alterações que são feitas pelo dono do dispositivo para determinados serviços e apps e, de forma automática, ajusta o brilho quando eles são acionados.

Quais são os melhores aplicativos para Android? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo