Redes sociais
Publicidade

Por Carolina Ribeiro, para o TechTudo


O WhatsApp permite criar diversas listas de transmissão para tornar mais prático o envio de mensagens para vários contatos ao mesmo tempo. Disponível para celulares Android e iPhone (iOS), a função é capaz de compartilhar texto, áudio, foto ou vídeo para membros da lista de forma privada e individual. Um diferencial do recurso é a privacidade, pois o sistema do mensageiro cria chats independentes e não "dedura" que a mensagem foi encaminhada para os contatos. Além disso, o recurso é útil para a organização de encontros entre amigos ou eventos sociais, por exemplo.

Além disso, a ferramenta permite criar quantas listas quiser e enviar mensagens para até 256 contatos de uma só vez – diferente do recurso de encaminhamento do WhatsApp, que tem um limite de envio para apenas cinco contatos. Outra diferença é que a lista dispensa escolher os contatos toda vez que precisar enviar algo, pois a configuração fica registrada no dispositivo. Confira a seguir uma lista com oito perguntas e respostas sobre a função de lista de transmissão do WhatsApp.

Como colocar mensagem automática no WhatsApp

Como colocar mensagem automática no WhatsApp

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O que é a lista de transmissão?

A lista de transmissão é um recurso que facilita o compartilhamento de mensagens – como texto, áudio, foto e vídeo – para dois ou mais contatos de uma vez só no WhatsApp. Dessa forma, o usuário pode enviar ou encaminhar o mesmo conteúdo para diversas pessoas de forma simultânea. A vantagem da função está no fato de que ela não indica que a mensagem foi encaminhada para vários contatos, ao contrário da opção nativa de encaminhamento. Assim, cada destinatário da lista recebe o recado de maneira privada.

2. O que é preciso para criar uma lista?

A exigência da plataforma para uma entrega eficiente dos recados está na condição dos membros adicionados à lista de transmissão precisarem ter o seu número salvo no aparelho. Dessa forma, somente estas pessoas estão aptas para receber suas mensagens desse modo. O recurso para a criação de listas de transmissão é nativo aos aparelhos com sistemas do Google e da Apple.

Opção de criar lista de transmissão no WhatsApp — Foto: Reprodução/Raquel Freire

3. Existe um limite de listas para criar?

Não. O usuário pode criar quantas listas de transmissão achar necessário, sem nenhuma limitação quantitativa. Os interessados podem, por exemplo, fazer uma lista para cada evento que organizar.

4. Quantos contatos podem ser adicionados?

O usuário pode adicionar até 256 contatos para cada lista de transmissão. O mínimo é de duas pessoas na lista.

5. Qual é a diferença entre lista de transmissão e encaminhamento de mensagem?

A lista de transmissão permite que o usuário envie ou encaminhe a mesma mensagem para diversos contatos sem "dedurar" que o conteúdo foi compartilhado. Ou seja, o destinatário não tem nenhuma indicação do mensageiro de que aquele conteúdo foi replicado para outras conversas. Além disso, o recurso possibilita adicionar até 256 contatos para cada lista.

No caso da opção "Encaminhar", o usuário tem a limitação de envio para apenas cinco contatos. O recurso também informa aos destinatários quando um conteúdo foi compartilhado a partir daquele método. Tais características representam os esforços do WhatsApp para impedir a disseminação de notícias falsas, também chamadas de fake news (veja como denunciar). Essa situação levou ao banimento de milhares de contas durante as Eleições 2018 no Brasil.

Aviso de encaminhamento de mensagem no WhatsApp — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

6. O que fazer se o contato não receber a sua mensagem?

O contato não receberá a sua mensagem somente se ele não tiver salvo o seu número de celular no aparelho. Neste caso, peça que o mesmo adicione o seu número na lista de contatos do dispositivo.

7. Contatos da lista recebem a mensagem de outro membro?

Não. As mensagens enviadas pelos contatos da lista aparecem somente para você, de forma privada. Dessa maneira, nenhum membro tem acesso ao conteúdo de terceiros, mesmo que eles estejam na mesma lista. Apenas as próprias mensagens do criador da lista são exibidas para todos.

8. O que fazer se nem todas as mensagens foram entregues?

Neste caso é importante avaliar se você enviou uma grande quantidade de mensagens em um período de tempo muito reduzido para os contatos da lista. Considere enviar o conteúdo – seja ele texto, foto ou vídeo – aos poucos para garantir um melhor processamento das informações no sistema.

Contatos aparecem sozinhos no WhatsApp? Saiba como resolver no Fórum do TechTudo.

Como jogar UNO com os amigos pelo WhatsApp

Como jogar UNO com os amigos pelo WhatsApp

Mais do TechTudo