Por Thomas Schulze, para o TechTudo


House Flipper e The Sims 4 são exemplos de jogos de sucesso focados na construção, decoração e gerenciamento de casas, mas também há outros grandes jogos no mercado perfeitos para quem gosta de design de interiores ou de planejar a planta de casas ou prédios. Confira a seguir nossa lista completa com os cinco melhores jogos de construir casas:

House Flipper

A sensação do momento e o primeiro lugar de nossa lista chegou aos computadores em 2018 e está cada vez mais popular no mercado. Tudo isso graças à sua premissa simples e descomplicada, aliada a uma jogabilidade divertida e criativa, sob medida para jogadores de todas as idades se divertirem.

Os melhores jogos de criar casas: House Flipper — Foto: Divulgação / Empyrean Os melhores jogos de criar casas: House Flipper — Foto: Divulgação / Empyrean

Os melhores jogos de criar casas: House Flipper — Foto: Divulgação / Empyrean

No papel de um faz-tudo, é preciso realizar reparos em casas sujas e mal cuidados e lhes conferir nova roupagem usando suas ferramentas e criatividade. Quanto mais dinheiro se ganha realizando serviços nas missões, mais opções são liberadas para construir a casa ideal.

Apesar de alguns problemas técnicos e bugs, o simulador consegue se destacar tanto por sua perspectiva em primeira pessoa, com bom uso do mouse e teclado para uma jogabilidade fluída, como por unir mecânicas de limpeza, pintura e decoração em harmonia. Conforme a cena de mods crescer, também deve aumentar a popularidade deste jogo desenvolvido pela Empyrean.

The Sims 4

A maior referência em jogos de simulação no mercado teve seu primeiro capítulo lançado em 2000 para computadores. Criado por Will Wright e produzido pela Maxis, The Sims virou febre e inspirou sequências nas mais diversas plataformas, com diferentes abordagens e recursos.

Os melhores jogos de criar casas: The Sims 4 — Foto: Divulgação / EA Os melhores jogos de criar casas: The Sims 4 — Foto: Divulgação / EA

Os melhores jogos de criar casas: The Sims 4 — Foto: Divulgação / EA

Além de gerenciar as vidas dos habitantes da cidade, The Sims também se destaca pela possibilidade de construir e decorar casas do zero com muitos detalhes, desde o papel de parede e tipos de janela até a disposição dos móveis da casa.

Sua mais recente versão numerada, The Sims 4 foi lançada em 2014 e, desde então, seis pacotes de expansão chegaram ao mercado, ampliando ainda mais os recursos do jogo e possibilitando que os jogadores consigam construir sem esforço a casa que sempre imaginaram, com o bônus de poder interagir e brincar com os objetos dentro dela.

Animal Crossing; Happy Home Designer

Lançado exclusivamente para Nintendo 3DS em 2015, este derivado da franquia Animal Crossing amplia e se foca em um dos recursos mais legais da série principal, que é deixar o jogador montar sua própria casa e arrumar os móveis como bem entender, escolhendo entre centenas de itens.

Os melhores jogos de criar casas: Animal Crossing Happy Home Designer — Foto: Divulgação / Nintendo Os melhores jogos de criar casas: Animal Crossing Happy Home Designer — Foto: Divulgação / Nintendo

Os melhores jogos de criar casas: Animal Crossing Happy Home Designer — Foto: Divulgação / Nintendo

Assim, qualquer capítulo de Animal Crossing já poderia estar nesta lista, já que todos os jogos permitem ampla customização de casas. No entanto, este spin-off cortou as mecânicas acessórias e se dedicou apenas a ampliar ao máximo as ferramentas de construção e design.

Como o próprio nome do jogo indica, o objetivo é construir casas para seus clientes, atendendo seus gostos particulares que vão desde temas para as casas até a exigência de certos tipos de móveis e tapetes. É uma experiência profunda, detalhada e muito divertida, com o típico DNA de Animal Crossing espalhado por todos os lados.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Castaway Home Designer

Em 2017 a Stolen Couch Games disponibilizou mais uma opção bem legal para os jogadores que pretendem construir casas com o seu Castaway Home Designer, vendido em duas versões distintas. Nos computadores, o jogo custa R$ 10,49 no Steam, enquanto nos celulares Android e iOS ele pode ser baixado gratuitamente.

Os melhores jogos de criar casas: Castaway Home Designer — Foto: Divulgação / Stolen Couch Games Os melhores jogos de criar casas: Castaway Home Designer — Foto: Divulgação / Stolen Couch Games

Os melhores jogos de criar casas: Castaway Home Designer — Foto: Divulgação / Stolen Couch Games

Assumindo o papel do prefeito de uma ilha, o jogador conta com mais de 1000 cartas de itens diferentes para construir casas para os habitantes do local. Assim, as opções se tornam bem amplas, pois é possível gerenciar tanto a cidade como o interior de cada uma das casinhas por lá.

Os controles são muito simples e coerentes com o visual mais cartunesco e descompromissado de Castaway Home Designer, que é repleto de personagens fofos e adoráveis. Isso torna seu download uma ótima opção para crianças mais jovens e jogadores casuais.

Minha Casa: Sonhos de Design

O jogador que está procurando por uma opção bem leve e com download grátis para dispositivos Android e iOS pode baixar o jogo Minha Casa: Sonhos de Design, desenvolvido pela Zentertain também com uma pegada mais casual, planejada para relaxar e jogar em pequenas doses ao longo do dia.

Os melhores jogos de criar casas: Minha Casa Sonhos de Design — Foto: Divulgação / Zentertain Os melhores jogos de criar casas: Minha Casa Sonhos de Design — Foto: Divulgação / Zentertain

Os melhores jogos de criar casas: Minha Casa Sonhos de Design — Foto: Divulgação / Zentertain

O mais legal aqui é a variedade de estilos e ambientes para se projetar, com ambientes urbanos e casas no campo disponíveis de acordo com seu humor e vontade de explorar novas locações, com direito a centenas de fases e desafios diferentes e até uma pequena narrativa com personagens interativos para direcionar a trama.

A parte mais polêmica do jogo, que pode afastar alguns decoradores, é a presença de um minigame de arrastar e combinar objetos coloridos a fim de habilitar novos itens, mais ou menos na linha de Candy Crush. Superada essa barreira, é muito legal escolher entre a ampla variedade de móveis para cada tipo de casa.

Procurando o melhor PC para jogar The Sims 4? Consulte o fórum do TechTudo!

Mais do TechTudo