Edição e criação

Por Giulia Araújo, para o TechTudo


Vídeos com fotos podem compilar e apresentar retratos para relembrar as memórias antigas em uma comemoração, para mostrar as fotos de um evento especial ou até mesmo para homenagear alguém pela Internet. O método simples, prático e personalizado, pode ser feito por qualquer pessoa com programas para computador com Windows e macOS. Confira na lista a seguir cinco softwares, pagos e gratuitos, para usuários leigos ou mais experientes, que querem fazer slideshow ou vídeos com fotos.

Como deixar um vídeo em câmera lenta no iMovie do iPhone

Como deixar um vídeo em câmera lenta no iMovie do iPhone

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. PhotoStage Slideshow

PhotoStage é um software desenvolvido pela empresa NCH software voltado para a criação e edição de slideshows. O programa gratuito, além de fácil de mexer com uma interface intuitiva também oferece algumas ferramentas de edição. Algumas que se destacam são: adicionar arquivos de áudio, edição de fotos, salvar os arquivos em diferentes formatos e definir o tempo de exibição de cada foto .

Software PhotoStage para fazer vídeos com fotos — Foto: Reprodução/Giulia Araújo Software PhotoStage para fazer vídeos com fotos — Foto: Reprodução/Giulia Araújo

Software PhotoStage para fazer vídeos com fotos — Foto: Reprodução/Giulia Araújo

Apesar de o software não ter muita variedade de ferramentas, ele pode ser usado por profissionais e amadores. Os sistemas operacionais compatíveis são Windows 10, macOS, iPad, Android e Kindle.

O programa gratuito da Bolide Software permite que o usuário crie arquivos de mídias com facilidade. Com uma excelente usabilidade e uma interface amigável similar a do Windows Movie Maker, Bolide Slideshow Creator pode ser usado até por quem não possui muita experiência. Apesar de oferecer serviços como adicionar trilha sonora e efeitos de transição, ele possui poucas ferramentas em comparação a outros produtos no mercado. Por exemplo, os arquivos só podem ser salvo em poucos formatos e o software não conta com uma ferramenta de edição de imagens.

Software Bolide Slideshow Creator para criar vídeos com fotos — Foto: Reprodução/Giulia Araújo Software Bolide Slideshow Creator para criar vídeos com fotos — Foto: Reprodução/Giulia Araújo

Software Bolide Slideshow Creator para criar vídeos com fotos — Foto: Reprodução/Giulia Araújo

Em compensação, o programa pensado para a criação de vídeos com facilidade oferece ao usuário comodidade no compartilhamento. Ele permite que o arquivo final seja enviado diretamente em algumas redes sociais, como o Facebook e o Twitter. Disponível para os computadores com sistema operacional Windows.

3. Cyberlink PowerDirector

Desenvolvido pela empresa CyberLink Corp, o software de edição de vídeos permite editar imagens de forma rápida e prática. Cyberlink PowerDirector oferece diversos serviços dentro do programa, inclusive a customização de vídeos em 3D e a criação de vídeos rápidos para compartilhar nas redes sociais como Vimeo e YouTube, ainda dentro do programa. A interface pode ser complexa para quem não tem experiência com edição de vídeos, por conta da extensa variedade de ferramentas.

CyberLink Slideshow Creator  — Foto: Reprodução/Giulia Araújo CyberLink Slideshow Creator  — Foto: Reprodução/Giulia Araújo

CyberLink Slideshow Creator — Foto: Reprodução/Giulia Araújo

Apesar de ser pago, o programa oferece uma versão teste gratuita de 31 dias. Ele não tem versão em português, o que pode ser um empecilho para alguns dos usuários. Ele está disponível para algumas versões do Windows.

4. Movavi slideshow

O software da empresa Movavi, assim como o Bolide Slideshow, possui uma interface muito parecida com o Windows Movie Maker, da Microsoft. Sua interface é agradável e autoexplicativa, apesar de o programa oferecer uma quantidade considerável de ferramentas de edição. Outro ponto positivo é a facilidade de compartilhar os vídeos feitos em redes sociais, como Instagram e YouTube. Ele permite também a adição de vídeos, áudios, efeitos especiais e outros serviços.

 Movavi Slideshow Creator  — Foto: Reprodução/Giulia Araújo  Movavi Slideshow Creator  — Foto: Reprodução/Giulia Araújo

Movavi Slideshow Creator — Foto: Reprodução/Giulia Araújo

Sua desvantagem é que ele requer assinatura, mas pode ser utilizado pela avaliação grátis de 7 dias. Além disso, na versão gratuita ele apresenta algumas limitações como adicionar marca d'água nos arquivos. Está disponível para os computadores com Windows e macOS.

5. Adobe Premiere Pro

Indicado para uso profissional, o software do Adobe pode ser usado para fazer vídeo com fotos para eventos e apresentações profissionais. Suas ferramentas avançadas e alto nível de funcionalidade permitem que o usuário execute comandos como alterar o filtro e a saturação de cada foto, definir sequências, adicionar áudios, mediação entre uma foto e outra, salvar o arquivos em diversos formatos, adicionar vídeos e muito mais utilidades.

Adobe Premiere Pro — Foto: Reprodução/Adobe Premiere Pro Adobe Premiere Pro — Foto: Reprodução/Adobe Premiere Pro

Adobe Premiere Pro — Foto: Reprodução/Adobe Premiere Pro

Entretanto, a interface é extremamente complexa de ser entendida e pode ser complicada para quem não está habituado ao uso dos programas Adobe. Está disponível para Windows e macOS. Já para celular, o aplicativo Adobe Premiere Clip pode ser instalado no Android e iPhone (iOS).

Como montar um slideshow com o Filmora? Confira no Fórum TechTudo.

Como deixar um vídeo em câmera lenta no iMovie do iPhone

Como deixar um vídeo em câmera lenta no iMovie do iPhone

Mais do TechTudo